Mini-Flashback: Perigosas Peruas


Hoje tem o primeiro "mini-flashback" do ano, e também conta com novidades. Dividido em duas partes, a primeira narrará a história da trama, e a segunda, que será postada amanhã, contará as curiosidades, discorrerá sobre a trilha sonora e os fatos que moveram a novela na época de sua exibição. Então vamos começar hoje a relembrar esse sucesso de Carlos Lombardi, com direção de Roberto Talma, exibido de fevereiro a agosto de 1992. A abertura mostrava a saga das duas amigas - as ditas "peruas" da trama -, ao passo que mostrava as confusões de um peru (animal) todo desvairado em meio à metrópole, já que a trama se desenvolvia em São Paulo. Reveja:



Peruuuaaas! 

Cidinha (Vera Fisher) e Leda (Sílvia Pfeifer) são amigas de infância, estudaram no mesmo colégio e universidade. Mas Cidinha resolveu dar um rumo diferente à sua vida e se dedicar à casa e à família. Ao passo que Leda se tornou uma profissional de renome, e criou certa aversão à vida que Cidinha levava, de casamento e filhos. A linha que une o amor e o ódio das duas é tênue, e vira e mexe, uma acaba sentindo inveja da outra.

Fonte: Memória Globo

O ápice da relação das duas é o Belo (Mário Gomes), que teve um affair com Leda, mas se casou com Cidinha. As duas engravidaram do rapaz na mesma época, de faculdade, só que Leda sempre escondeu a identidade do pai de Cidinha. As duas têm as crianças no mesmo dia e local, só que o bebê de Leda morre após o parto, e Belo, sabendo dos sentimentos de ambas as mães, resolve por conta própria trocar os bebês e dar para Leda a criança morta. 

Fonte: Rede Globo

Leda fica arrasada com a morte da filha, e viaja para o exterior para investir na sua carreira jornalística. Muitos anos depois, ela volta ao Brasil e chegando aqui descobre a verdade sobre as trocas dos bebês. Leda passa então a disputar com a "amiga" Cidinha, o amor de Belo e a guarda da filha, já crescida, Tuca (Natália Lage). A garota vive em conflito com a mãe, por ser submissa ao pai e passa a enfrentar problemas maiores depois da descoberta de sua mãe de sangue, Leda. 

Fonte: Memória Globo

Família, um calvário pra Cidinha.

A família de Cidinha nunca foi das melhores, mas ela sempre acreditou na proteção do pai, o delegado Venâncio (Flávio Migliaccio). O ex-militar sempre foi muito carinhoso com a filha, mas enfrentou grandes barras com o filho mais novo por conta de seu temperamento. E acaba por frustrar Cidinha quando descobre a verdadeira índole do pai.

Fonte: M de Mulher

Outro problemático da família da moça é João Maluco (Felipe Martins), seu irmão. Ele foi embora de casa aos 10 anos, quando foi acusado de matar acidentalmente a mãe. Sempre acreditou na história, pois fora contada por seu pai, a quem ele ainda admirava. Outro empecilho na vida do rapaz é Belo, a quem já viu traindo a irmã e ao contar pra ela, foi tido como um intrigueiro e mentiroso. Desde então, ele vive isolado do mundo, com medo de tudo e de todos. 

Fonte: O Cabide Fala

A sogra Gema (Nair Belo) é outra pedra no sapato de Cidinha, já que elas nunca combinaram. Ela sempre apoiou o filho a ficar com Leda, pois acha a atual nora uma incompetente. Também nunca lidou muito bem com o pai de Belo e cria o filho como se fosse um bebê. 

Fonte: Memória Globo

 A máfia Torremolinos.

Um dos destaques da trama era a máfia da novela. Composta pelos primos Branco (José Lewgoy) e Franco (Cassiano Gabus Mendes), este comanda com mãos de ferros por ser o patriarca da família. Ele vive iludindo os dois filhos, pois não escolheu ainda quem será seu sucessor.

Fonte: Canal Viva

O filho mais velho de Franco é Cervantes (John Herbert), o desajeitado que não tem tino pros negócios da família e logo suspeita que se fosse ele o cuidador da máfia, acabaria levando a família à bancarrota. 

Fonte: Rede Globo

O outro filho é Hector (Guilherme Karan), ambicioso e infiel ao pai e ao irmão, é capaz de tudo para por as mãos no poderio da mafia da família. 

Fonte: Para Recordar Novelas e Famosos

Rouba  a família e tem uma relação sadomasoquista com a esposa, Diana (Beth Goulart), uma mulher perigosa e que passa o dia alcoolizada (das nossas, rs) para chamar a atenção do marido. Outro membro da família é a mimada Manuela (Cláudia Lira), filha de Cervantes. A moça, que passa o dia de lingerie pela casa, adora um paparico - Molejo Feelings -, e faz de tudo pra ter a atenção da família. 

Fonte: UOL

Ela é casada, mas acaba por se envolver com o bandido Jaú (Alexandre Frota), funcionário de seu avô, Franco.

Fonte: Revista Amiga

Belo acaba se envolvendo com a máfia e fica entre a cruz e a espada, quando lhe incubem de: matar Cidinha, matar Leda ou se matar. 

Entre tapas e beijos. 

Téio (Rômulo Arantes) é o fortão do trabalho, resolve tudo na marra, mas chegando em casa as coisas não funcionam muito bem assim. Casado com a temperamental Téia (Bianca Byington), ele vive apanhando da esposa onde quer que eles estejam. Mas apesar dos pesares, os dois são apaixonados um pelo outro. 

Fonte: Revista da TV

Assim como Téia, sua irmã Caroline (Françoise Forton) vive às turras com o marido. Casada com o policial Paulinho Pamonha (Tato Gabus Mendes), ela quer mandar no rapaz, que acaba obedecendo a esposa por ser tímido e inseguro, tanto na vida profissional, quanto na pessoal. 

Fonte: Para Recordar Novelas e Famosos

As duas filhas têm a proteção de Vivian (Nicette Bruno), uma mulher dissimulada, que age como uma vedete do teatro de revista e que tenta seduzir a todos, como Venâncio, pai de Cidinha. 

Fonte: Conta Mais.

Fazendo jus à Loucademia de Polícia.

Outro núcleo cômico da trama é o da delegacia de polícia. Giovanni (Gerson Brenner) é o policial fortão, ignorante e grosseiro. Johann (Irving São Paulo) é o policia que tenta utilizar técnicas de relaxamento para aprisionar seus bandidos. Romano (Alberto Baruque) é o mais incompetente do grupo, só prendendo bandidos inofensivos. Joana (Fabiana Scaranzi) é uma boa policial, mas por conta de sua ingenuidade, acaba sendo uma tonta e virando objeto de desejo dos colegas. Enfim, aquele núcleo cheio dos homens bombados sempre presentes nas novelas de Carlos Lombardi - e que a gente adora, a gente se amarra. 

Pessoal, infelizmente eu percorri todos os sites especializados no assunto e como eu tinha apenas quatro anos quando foi transmitida essa novela, eu vou ficar devendo o final pra vocês. Sei que Belo chega a se casar com Leda, mas não sei com qual das "peruas" ele termina a trama. Nem sei também quanto ao destino da jovem Tuca, filha de sangue de Leda e de criação de Cidinha, se alguém souber, só me contactar, rs. Não perca amanhã o "Muito além de Perigosas Peruas", tem briga de ator com autor, tem mudança na sinopse, enfim, tudo que a gente curte e mais um pouco.