Na trilha: Por Amor Nacional


Olar amiguinhos, voltei com o blog para preencher meu tempo de ócio nesse oportuno período sabático da minha vida. Mas não voltei apenas por isso, voltei porque felizmente estou com tempo de sobra para ver as novelas e poder criar postagens sobre a teledramaturgia nacional e mundial (mexicana para ser mais exato, rs). E claro, eis um amor do qual nunca me desvencilhei: as novelas. E olha que quem vos fala é um desapegado de signo de ar que enjoa de absolutamente tudo na vida.

Vamos parar de conversa fiada e vamos ao que interessa. Sucesso não somente na Rede Globo, mas no canal pago Viva, a novela Por Amor, de Manoel Carlos arrastou um legião de fãs e nesse ano (para ser mais exato, no meu aniversário) completa 20 anos de suas estreia - sim, estamos velhos e Deus tá jogando isso na nossa cara a todo momento. Bom, dado esse fato importantíssimo, o Viva re-reprisou a novela e isso causou um certo burburinho nas redes sociais. Mas como a emissora da Globosat não é obrigada a nada, ela deixou a gentalha falando e reprisou a reprise, PORQUE SIM!

E mesmo assim, a novela tem bons índices, mesmo sendo transmitida às 23h30. Mas mais do que uma sinopse rica, a novela tem uma trilha sonora de deixar qualquer serumaninho feliz. E hoje vamos relembrar essa trilha e aproveitar para avisar vocês que agora temos um perfil no Spotify, onde colocarei trilhas inesquecíveis (lembrando que valem pedidos, rs). Sendo assim, a trilha já está disponível quase inteira (faltou uma canção) no nosso canal.

Apesar de foco da novela ser a troca de bebês, o casal que mais agradou a todos estava longe de ser a insuportável Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e o machistinha convicto Marcelo (Fábio Assunção). Nando (Du Moscovis) e Milena (Carolina Ferraz) roubaram a cena e conquistaram o Brasil.

Fonte: Cena aberta

Teve banho de chuva, teve tatuagem, teve vexame com a mãe por causa do boy. Teve babado, confusão e gritaria, mas no fim eles ficaram juntos. Aliás, ficaram tão juntos que a música tema deles foi eternizada na trilha da novela e no ouvinho de todo país. Palpite, na voz de Vanessa Rangel ficou em segundo lugar das mais tocadas naquele ano.



Outra canção que embalou o começo do romance do casal foi na voz de Fábio Jr. A música Só você foi uma das mais tocadas no ano (parecia zoeira, mas juro que ela ocupou a posição 69, apenas risos) e também é lembrada até hoje.


Outro clássico dessa trama de Manoel Carlos foi Per Amore, cantada por Zizi Possi. Eu estou acompanhando a reprise e confesso que chega a me irritar, porque muda a trilha, mas ela permanece, intacta. Foi tema do casal Atílio (Antônio Fagundes) e Helena (Regina Duarte).

Fonte: GShow

Ficou em 47º lugar e teve até clipe divulgado no Fantástico, mas mais importante que tudo isso, ela foi regravada por nossa diva maior, amada por milhões de brasileiros, Suzana Vieira. Segue a versão original e claro, a versão da Suzaninha no Faustão.



Diva, né mores

Falando na diva, naquela que não tem paciência para quem está começando, essa cantoria dela tem um porquê. Suzana gravou um CD com músicas de novelas que ela participou. Apesar dessa música ser tema da rival de sua personagem, ela gravou para mostrar que nem só de Helena viveu Por Amor.

Fonte: Zero Hora

Branca Letícia de Barros Mota, o ícone das maldades ou pelo menos das alfinetadas da seguda metade dos anos 90. A personagem foi uma das melhores "vilãs" de Manoel Carlos, rejeitava os filhos, amava descaradamente outro que não seu marido, armava contra o genro etc e etc. E nem venha falar que ela não descia do salto, porque barraco era com ela mesma. Já esbofeteou Isabel, Milena, já quis atear fogo na filha, além de lhe jogar bebida. E eu ainda ouso dizer que únicas pessoas que ela amou durante toda a novela foi seu filho Marcelo e seu amado Atílio. E para embalar esse sofrimento oculto da espera pelo amado que nunca chegou, a canção tema da personagem foi justamente Enquanto Espero, de João Bosco.


Já que estamos no núcleo Mota, vamos falar do casal mais insosso Maria Eduarda e Marcelo. O maior dilema do casal não eram os boletos pra pagar, porque isso é preocupação de gente comum, né mesmo? O dilema da "mocinha" da trama era ter um FILHO HOMEM do amado.

Fonte: Canal Viva

E ela sofreu, viu gente. Quando perdeu a criança da primeira vez ficou tão sem rumo que ficou desmaiada no hospital por dias. Recuperada, ela engravida novamente, e o filho nasce morto. Eis que entra Helena em cena dando-lhe o bebê vivo. Enfim, todo o drama de Eduarda foi embalado pela canção Nem um dia de Djavan. E haja "um dia frio, um bom lugar pra ler um livro"...



Ainda na família Mota, precisamos falar sobre meu crush, Leonardo (Murilo Benício). Gente, se tem alguém canceriano nessa novela é o Leozinho.

Fonte: Pandlr

O rapaz cuida de todo mundo. Inclusive dos pais que o tratam pior que a Inés (cadelinha maravilhosa da Meg). E o moço ainda sofre de um amor unilateral pela Laura (Viviane Pasmanter), que também o faz de trouxa. Leozinho levou o troféu trouxa de 1997 e nem precisou de candidato pra disputa. Bom, sua canção é bela, porém melancólica Abrazame Asi, na voz de Roberto Carlos.


Se Leo era o trouxeane da vez, Laura era a putiane, né?! A moça dava em cima de Marcelo mesmo casado. Se infiltrou na casa do crush através do irmão para tentar dar em cima mais uma vez dele. E sem êxito, ela simplesmente começou a mandar toques - e não estou falando do gemidão do WhatsApp - para Eduarda durante a gravidez. Aprendeu direitinho com a ex sogra, Laurinha.

Fonte: Canal Viva

Sua canção era Às vezes nunca, na voz de Verônica Sabino. Acompanhe um trecho e veja quão perfeita foi a escolha da canção, que fala justamente de uma "paixão congelada", de um amor que aconteceu, mas algo o tornou diferente e ela não o reconhece mais, porém ainda mantém o mesmo sentimento.

Te vejo e pareço louca
Sem memória, sem estória
Até que alguma canção,
Algum cheiro ou expressão
Me faça te ver de novo
Mas é rápido
É quase pouco
E nem dói nada
Nossa paixão congelada


Mas como de amor não correspondido viveu Por Amor, vamos falar de outro potencial a crush jovem que cultivou um amor praticamente eterno, César (Marcelo Serrado).

Fonte: Programa Atualize

Apenas Ele amava a Eduarda desde criança, quando eram vizinhos. Teve outros relacionamentos, mas nunca a esqueceu. E seu tema foi a intensa Paralelas, canção de Belchior na voz de Elba Ramalho. E talvez a escolha da canção tenha sido feita, porque César vivia isolado no amor que ele próprio criou pela Eduarda e sua maior vontade deveria ser gritar para o mundo e para ela que tudo ao redor dela era ele, e que lá ele sempre estaria.


Mas para pelo menos um pé cansado da novela, Maneco achou um sapato velho (to rindo da comparação). Catarina, a Kathy (Carolina Dieckmann) foi quem salvou Leozinho da solidão.

Fonte: GShow

A mocinha que mais entra sem bater nos aptos da zona sul carioca conquistou o coração do moço rico da Barra. E seu tema era Fora da lei, na voz de Ed Motta, também sucesso naquele ano.


Outra história interessante da trama era a da mãe de Kathy, Sirléia (maravilhosa, diva, rainha Vera Holtz). Com uma péssima auto estima - pior que a minha, inclusive, rs -, ela vivia desconfiada de que a qualquer hora seu marido a abandonaria, porque ela sentia que era velha para ele.

Fonte: Antenados

Em alguns capítulos, podemos perceber nos diálogos dela com Helena que ela fazia as vontades de Nestor, apenas para não perde-lo. De nada adiantou, ela descobre no meio da trama que ele tem outra família, inclusive um filho. Mudança dos ventos, na voz de Nana Caymmi embalou muito bem a primeira fase da personagem. Nesse trecho podemos ver bem o sentimento de Sirléia em relação a Nestor.

Ah, vem cá, meu menino
Do jeito que imagino
Me tira essa canseira
Me tira essas olheiras


Outra personagem que sofreu perante uma rejeição foi Isabel (Cássia Kiss).

Fonte: Bol

Abandonada por você por Atílio no início da trama, com a justificativa de que ela trabalhava demais, a moça amargou vários capítulos correndo atrás do amado, em vão. Em um capítulos, às vésperas do casamento de Atílio, ela se humilha indo atrás dele e acreditando que poderiam ser amantes. Mas mesmo assim sofre rejeição do ex-mulherengo da trama. Sua canção era uma das minhas favoritas no disco, Bandeira na voz de Zeca Baleiro.


Voltando para o núcleo da vila, os personagens mais densos eram com certeza Márcia (Maria Ceiça) e Wilson (Paulo César Grande).

Fonte: UOL

A trama dos dois envolvia uma forma de preconceito um tanto quanto incomum, mas real. Wilson não queria uma criança da Márcia, por ela ser negra. Em vários momentos da trama ela jogou em sua cara que ele não queria ter um filho que pudesse ser negro, que ele não teria orgulho de apresentar o menino para seus amigos. Ele em diversos momentos não a poupou da possibilidade de perder a criança. A canção tema era Preconceito, na voz de Maria Bethânia.

De que serve sonhar um minuto?
Se a verdade da vida é ruim
Se existe um preconceito muito forte
Separando você de mim


Outro personagem da vila era Magnólia (Elisângela), casada com Oscar (Tonico Pereira) e amante do faz tudo da vila, Genésio (Cigano Igor).

Fonte: BOL

Seu tema era Sempre há saída, na voz de Luiz Carlos. Sim, mores, vocalista do Raça Negra, ou seja, podemos dizer que tinha Raça Negra em Por Amor e tá acabado. Infelizmente não achei essa música no Spotify, por isso não a coloquei na playlist, maaaaaaas claro que eu vou deixar a versão do Youtube aqui para quem quiser conferir.




E claro, pra finalizar, porque já falei demais, temos Quarteto em Cy e MPB4 cantando o tema da abertura. Inclusive uma das melhores aberturas da Rede Globo. Falando de Amor embalava fotos de Regina e Gabriela Duarte ao longo da vida. Acompanhe:


A seguir, veja a capa oficial do disco nacional da trama e a sequência das músicas:


01. SÓ VOCÊ – Fábio Jr. (tema de Nando)
02. SEMPRE HÁ SAIDA – Luiz Carlos (tema de Magnólia)
03. NEM UM DIA – Djavan (tema de Eduarda e Marcelo)
04. PALPITE – Vanessa Rangel (tema de Milena)
05. ENQUANTO ESPERO – João Bosco (tema de Branca)
06. ABRAZAME ASI – Roberto Carlos (tema de Leonardo)
07. FORA DA LEI – Ed Motta (tema de Kathy)
08. PARALELAS – Elba Ramalho (tema de César)
09. FALANDO DE AMOR – Quarteto Em Cy & MPB 4 (tema de abertura)
10. PER AMORE – Zizi Possi (tema de Helena e Atílio)
11. BANDEIRA – Zeca Baleiro (tema de Isabel)
12. PRECONCEITO – Maria Bethânia (tema de Wilson e Márcia)
13. ÀS VEZES NUNCA – Verônica Sabino (tema de Laura)
14. MUDANÇA DOS VENTOS – Nana Caymmi (tema de Sirléia)

Fonte: Teledramaturgia