Mini-Flashback: Meu Bem Meu Mal


Escrita por Cassiano Gabus Mendes, essa marcou sua carreira como sua última novela das oito - e de sucesso, já que sua última novela de verdade, O Mapa da Mina (1992), não teve grande repercussão assim. O foco da história era uma disputa pelo poder gerado debaixo do mesmo teto, da família Venturini, dona de um empresa de designer. Tal temática foi abordada na abertura que trazia objetos minimalistas criados por designers, intercalando com cenas tórridas de um casal, fazendo referência aos amores bandidos da trama. Foi exibida de outubro de 1990 a maio de 1991, com direção de Paulo Ubiratan e Marcos Paulo. 



A disputa pela Venturini Designers.

O carro-chefe da história é a disputa pela presidência da empresa da família. Dom Lázaro (Lima Duarte) é o atual patriarca e dono da Venturini Designers, porém, isso não o torna insubstituível.

Fonte: Memória Globo

Seu maior empecilho é Ricardo Miranda (José Mayer), filho de sua esposa Maria Helena com um amante, seu melhor amigo. Dom Lázaro tem de conviver com Ricardo, por ele possuir 30% das ações da empresa e não poder ser demitido, muito menos abre mão de sua cota. 

Fonte: Memória Globo

Depois da morte de seu filho, Dom Lázaro resolve chamar sua irmã, que mora na Europa para assumir o lugar o rapaz nas empresas. A chegada de Valentina (Yoná Magalhães) deixa todos mais alvoroçados e enraivecidos, pois impede que Ricardo assume o lugar, juntamente com sua misteriosa amante. 

Fonte: Memória Globo

A maior reviravolta na novela ocorre quando Dom Lázaro descobre que sua nora (Sílvia Pfeifer), esposa de seu falecido filho, era a amante de Ricardo. Diante de tal cena, o presidente da Venturini Designers sofre um derrame e acaba ficando sem a fala e sem os movimentos por um longo período da trama. 

Fonte: Memória Globo

O retorno de Dom Lázaro se dá num dos momentos épicos da novela, quando a enfermeira lhe pergunta o que quer para o café e ele subitamente responde: Eu quero melão! #NoveleirosEntenderão


Isadora acaba se envolvendo ainda com André (Marcos Paulo), dono de uma pequena parcela de cotas na empresa. Ele é apaixonado por ela, apesar de ser o braço direito de Valentina, mas ela se envolve com ele apenas por interesse em pôr as mãos nessa cota.

Fonte: Revista Amiga

Ao final da trama, é descoberta toda a verdade. Ricardo Mirando na verdade é filho de Dom Lázaro com Maria Helena, mas mesmo assim, ele não o reconhece como pai. 

Ricos versus Pobres.

Isadora tinha dois filhos. O meu amorzinho, Marco Antônio (Fábio Assunção) era submisso à mãe. Ele era oprimido e aceitava tudo que as pessoas lhe impunham.

Fonte: Entretenimento R7

Graças ao domínio de Isadora, ele abandona a namorada Fernanda  Castro (Lídia Brondi), já que sua mãe não a achava boa suficiente para o filho.

Fonte: Lídia Brondi Wordpress

Diferentemente de Marco Antônio, sua irmã Vitória (Lizandra Souto), tinha pulso firme e muita personalidade. Não aceitava as imposições de Isadora ou do avô, Dom Lázaro. Ela acaba se envolvendo com Doca (Cássio Gabus Mendes), mas num imagina que tal relação faz parte de uma vingança. 

Fonte: Memória Globo

Ele é amigo de Berenice Castro (Nívea Maria), mãe  de Fernanda. A mulher pede para Doca se envolver com Vitória e fazer com ela o que Marco Antônio fez com sua filha. Doca se passa então por um milionário e passa a frequentar a casa dos Venturini. 

Fonte: Canal Viva

Doca era namorado de Dirce (Luciana Braga), muito apaixonada, mas que desconfia do emprego do namorado na Zona Sul. Quando descobre, termina tudo com Doca e acaba se envolvendo com Marco Antônio, para infelicidade de Isadora, já que a moça também é pobre, como Fernanda. Esta, por sua vez, acaba se envolvendo com Doca, depois de uma relação conturbada com André. 

Fonte: Diário do Nordeste

Outra figura do núcleo menos favorecido que passa a frequentar a casa dos Venturini é a avó de Doca, Elza (Zilda Cardoso). Ela vem para a capital morar com o neto e a filha, até que surge o emprego de enfermeira de Dom Lázaro. Ela é a primeira a ouvir o patriarca da família voltar a falar. Foi também a responsável por momentos cômicos da trama. 

A vingança que não vingou.

Patrícia (Adriana Esteves) estava determinada em vingar seu pai pela perda de toda sua fortuna. Ele havia se envolvido em negócios errados, comandados por Ricardo Miranda. 

Fonte: Memória Globo

Para isso, Patrícia resolveu se aproximar do vilão da história através de sua filha, a mimada e petulante Jéssica (Mylla Christie). As duas se tornam amigas e Patrícia começa a encantar Ricardo, até o ponto em que ela se vê perdidamente apaixonada pelo seu maior inimigo. 

Fonte: Terra

Outro problema que ocorre na casa de Patrícia, é o envolvimento de seu pai, Felipe (Armando Bógus) com Berenice. Tudo ia bem, até a saída do marido dela da cadeia, o mal encarado Argemiro (Stênio Garcia). Ele descobre o envolvimento de sua mulher com Felipe e ameaça o homem, caso eles continuem se vendo, mesmo sabendo que Berenice não tem por ele o mesmo afeto de antes. 

Fonte: Astros em Revista 

Ainda na casa de Felipe, tem o irmão de Patrícia, João Emanuel (Edson Fieschi). Ele é interesseiro e só visa conseguir grana fácil, com isso acaba se envolvendo com Vitória, apenas com o intuito de pôr as mãos na fortuna da herdeira da Venturini Designers.

Fonte: Márcio Damasceno

Divina Magda.

Frequentadora assídua da piscina da mansão dos Venturini era a melhor amiga de Vitória, Magda (Vera Zimmermann). Ela acabou cativando o público e se tornando um símbolo da trama, graças ao título que seu eterno apaixonado lhe deu: Divina Magda. O seu amado era o mordomo da família, Porfírio (Guilherme Karan), que auxilia Dom Lázaro em tudo. Segundo o ator, ele encontrou com uma atriz nos bastidores que alegou ter recebido todas as "cantadas" de Porfírio da boca de Cassiano Gabus Mendes. Quanto à Divina Magda, ela voltou a brilhar no remake de Ti Ti Ti, escrito por Maria Adelaide Amaral. 

Fonte: Meu Cantinho

Curiosidades: Cassiano Gabus Mendes foi um dos maiores autores da teledramaturgia, mas ele escreveu apenas duas novelas para o horário das 20 horas: Meu Bem Meu Mal e Champagne (1983). Quando o autor assumiu o horário, ele alegou que não criaria algo novo, para segurar a audiência, como havia determinado a emissora. Realmente, não o fez, sua trama é considerada bem folhetinesca, com vilões e mocinhos nos devidos lugares, assim como histórias de rixas familiares, como prometia uma boa novela dos anos 90. Foi a última novela da atriz Lídia Brondi - que era inclusive nora do autor da trama. -, que se isolou do mundo e fugiu dos holofotes, apesar do estrondoso sucesso que fez nos anos 80. Maria Adelaide Amaral já era queridinha do autor naquela época, que a convidou pessoalmente para ser colaboradora dele. Ela adaptou para a TV grandes sucessos de Cassiano, como Anjo Mau (1976/1997) e Ti Ti Ti (1985/2010), que foi um junção da novela homônima com Plumas e Paetês (1980). Foi o primeiro trabalho de Fábio Assunção, Vera Zimmermann, Mylla Christie e Sílvia Pfeifer em uma novela da TV Globo. Stênio Garcia só morreu na trama, por conta de assumir um trabalho na novela sucessora, O Dono do Mundo (1991). Houve protesto de moradores do bairro do Belenzinho em São Paulo, tido na trama como lugar pobre de mau gosto. Um dos eternos bordões da novela virou título de um blog que discorre sobre teledramaturgia, Eu Prefiro Melão, criado pelo roteirista Vitor de Oliveira. Foi reapresentada no Vale a Pena Ver De Novo, em 1996. 

Trilha Sonora: O disco nacional foi bem eclético, contando com canções da MPB, indo de uma linha mais refinada ao mais popular. Os destaques ficaram por conta da própria canção de abertura, na voz do pouco conhecido Marcos André; do grupo Roupa Nova, de Beth Carvalho, Léo Jaime, entre outros. Uma das mais tocadas no entanto, foi a canção da extinta dupla João Mineiro & Marciano, que era tema da mala Dirce. 

  1. "Meu Bem, Meu Mal" - Marcos André (Tema de abertura)
  2. "Setembro" - Ivan Lins (Tema de Fernanda)
  3. "Esse Tal de Repi En Roll" - Roupa Nova (part. esp. The Commodores) (Tema de Vitória)
  4. "Amor Vira Lata" - Wando (Tema de Doca)
  5. "Moreno Moreno" - Lúcia Helena (Tema de Patrícia)
  6. "Tanto Querer" - Beth Carvalho (Tema de Felipe e Berenice)
  7. "Valentina" - Roger Henri (Tema de Valentina)
  8. "Separação" - Milton Guedes (Tema de Ricardo)
  9. "Ilegal, Imoral Ou Engorda" - Léo Jaime (Tema de Jéssica)
  10. "Você Pra Mim" - Fernanda Abreu (Tema de Ana Maria)
  11. "Amor Clandestino" - João Mineiro & Marciano (Tema de Dirce)
  12. "Amor e Ódio" - Rosa Marya Colin (Tema de Isadora)
  13. "Dreaming" - Roger Henri (Tema de André)
  14. "Metrópole" - Nova Era (Tema Geral)
O disco internacional é minha menina dos olhos, de longe um dos melhores até hoje. As músicas têm tendência de um estilo pop mais requintado, precocemente mostrando um "ar" blasé da cidade de São Paulo. Por mim, eu colocava todas as músicas, mas vou reduzir a apenas três, que pra mim, são marcantes: A digna "Locomia" que tem um dos clipes mais gays e baphônicos de todos os tempos; a eterna música do filme Ghost, que foi tema da nossa amada Isadora Venturini e um dos maiores sucessos do grupo INXS - que é a minha favorita ♥





  1. "Being Boring" - Pet Shop Boys (Tema de Porfírio e Magda)
  2. "Tom's Diner" - DNA featuring Suzanne Vega (Tema de Jéssica)
  3. "I'm Not In Love" - Will To Power (Tema de Vitória)
  4. "Blue Savannah" - Erasure (Tema de Doca)
  5. "We" - Malcolm Forest (Tema de Antônio e Dirce)
  6. "Where Are You, Baby?" - Betty Boo (Tema de Bianca)
  7. "Unchained Melody" - Righteous Brothers (Tema de Isadora)
  8. "Pianonegro" - Pianonegro (Tema de locação: Restaurantes de São Paulo)
  9. "Have You Seen Her?" - MC Hammer (Tema de Ricardo)
  10. "Loco Mia" - Locomia (Tema de Locação: São Paulo)
  11. "By My Side" - INXS (Tema de Fernanda)
  12. "Such a Lovely Night (I'm Crazy To Leave You)" - William Pitt (Tema de Patrícia)
  13. "Bastardo Amore" - Fred Bongusto (Tema de Dom Lázaro)
  14. "Strangers" - Rick Melch (Tema Geral)