Amor à vida, ódio à novela!



Amor à Vida até que consegue segurar no quesito audiência, porém a novela vem recendo críticas pesadas e frequentes nas redes sociais. O aumento de capítulos da novela de Walcyr Carrasco foi de êxito do autor ao ponto catastrófico da trama. Ele talvez tenha se perdido em meio a tantos capítulos, e o que a Rede Globo fez foi resultado de um medo constante dentro da emissora: a audiência oscilante das novelas das oito. Nenhum foi ou será tão boa quanto Avenida Brasil (2012), no que se refere à audiência nos dias de hoje; a novela conseguiu literalmente parar o país e trouxe uma linguagem própria, que só cabia à ela mesma. O que o telespectador não entende é que o tempo de Avenida Brasil se foi, e o que lhes resta é no máximo esperar a próxima novela de João Emanuel Carneiro, na expectativa de vir algo similar. 
Mais do que ter que lidar com os órfãos de Carminha e Nina, outro grande baque da atual trama das nove foi seu declínio no que diz respeito ao folhetim. Começou com cara de novelão, tá terminando com cara de “made in México”; nós amamos novelas mexicanas, mas quando são feitas lá, quando sabemos do nível do produto que estamos assistindo. Somos mal acostumados, porque as novelas brasileiras têm outro parâmetro, tem outros objetivos e outra estética. Mas Walcyr não ligou muito ao colocar no ar cenas pastelão, dignas de folhetim da Televisa. 
Quanto aos erros técnicos, não vou julgar, afinal, vemos erros até em sequências norte-americanas (as cenas de Chroma Key de Amor à Vida foram altamente criticadas, mas a série Revenge, um dos maiores sucessos da TV mundial, acabou levando o título de um dos piores Chromas da teledramaturgia, e mesmo assim, ninguém a detonou). Não acho que isso seja o grande vilão da história, mas talvez tenha pesado e contribuído para a novela levar bombardeios dos “críticos”. 

Agora uma coisa que não dá pra salvar ou falar que Walcyr apenas se equivocou é no que tange ao rumo que ele deu aos seus personagens. Temos personagens que oscilaram de um pai amoroso para um homem ríspido que prefere acreditar numa amante do que na filha; temos de grande amiga de infância para pior caráter da trama; temos um vilão que joga bebês na caçamba, mas sua personalidade muda como quem muda de cueca e ele simplesmente acaba cuidando da neta de sua ex-babá. A pergunta é: Alguém entende esse povo? Não! Acho que nem Walcyr. A regeneração de Félix (Mateus Solano) merece um post à parte, mas quanto ao resto, faço questão de discorrer sobre tal assunto. Amarilys (Danielle Winits) simplesmente SUR-TOU na novela, ela não só fez a pilantragem com Niko (Thiago Fragoso), que ela alegava ser amigo, como ela simplesmente saiu fugida para ficar com o bebê #aloka. E a gente perdeu o fio da meada, afinal de onde mesmo ela veio a se tornar esse ser psicótico? Outro personagem que assumiu outra personalidade foi César (Antônio Fagundes); ele passou a novela inteira paparicando a Paloma (Paolla Oliveira), que fez altas balbúrdias pelo mundo afora, mesmo assim ele aceitava as peripécias da filha e a perdoava. Simplesmente, numa bela noite, que Paloma apenas tenta lhe abrir os olhos (quando ele ainda podia), ele sai atirando pedras na moça – ASSIM, DO NADA! Acho que essa expressão define bem essa novela, afinal tudo lá acontece ASSIM, DO NADA! Esses dois são apenas alguns exemplos dos personagens com desvio de caráter que povoam a trama, porque sinceramente, eu podia passar o dia aqui escrevendo para vocês sobre a “personalidade” de cada um. Aliás, quando eles tiverem personalidade né, porque Ninho (Juliano Cazarré) é um bom exemplo de que nem sessão de terapia daria jeito nele. O mal deve vir do berço, só pode! 

A verdade é que Amor à Vida vai chegando perto do fim como uma das maiores frustrações atuais. De Salve Jorge já não esperávamos muito, pois sabíamos que Glorinha (Perez) queria apenas voar, como ela mesma disse. Ou seja, embarcávamos naquela viagem para a Capadócia com Morena e seus cabelos versáteis. Já na atual trama das nove, Walcyr prometia algo verossímil – apesar de tratar de assuntos como vida após a morte -, mas acabou mergulhando num universo de personagens perturbados que só sabem fazer caras e bocas, e mudar de comportamento conforme o clima do dia. Por essas e outras daqui até o fim da novela usarei a hashtag #PorraWalcyr como uma forma de protesto por ele ter acabado todas as possibilidades de criar uma novela inesquecível. Acho que ele mesmo já percebeu seus pecados e alegou que quer voltar a escrever para o horário das 18 horas; vai ver que é porque lá tudo parece ser mais bem aceito – E MENOS CRITICADO. 
Veja uma foto do elenco assistindo a própria novela e reflita!