Mini-Flashback: Mulheres de Areia


Dona de grandes sucessos da teledramaturgia, Ivani Ribeiro fez uma junção entre duas tramas anteriores de sua própria autoria para criar a versão de 1993 de Mulheres de Areia. O Espantalho (TV Record, 1977) e a primeira versão da novela, exibida em 1973 pela extinta TV Tupi serviram de inspiração para a autora. No ar de fevereiro a setembro, a história das gêmeas rendeu mais de 200 capítulos, algo incomum nos dias de hoje para uma trama das 18 horas. Venha recordar esse clássico que conseguiu ter repercussão de novela das oito; e que pra mim, em particular tem uma grande importância por ser uma das novelas favoritas de Mami Poderosa ♥. A abertura ficou por conta de uma canção com batida latina de Pepeu Gomes, que dá o tom praieiro da novela. Confira:



Na fictícia Pontal D'Areia, no litoral fluminense, as coisas mudam com o retorno da sonsa doce Ruth (Glória Pires), que dava aula numa fazenda, no interior do estado. 

Fonte: Memória Globo

Ela volta a morar com os pais, o honesto e trabalhador Floriano (Sebastião Vasconcelos) e a venenosa e interesseira Isaura (Laura Cardoso). 

Fonte: Canal Viva

Fonte: e10Blog

Além dos pais, a moça tem que dividir seu humilde lar com a irmã inescrupulosa - mas que nós adoramos/nos identificamos -, Raquel (Glória Pires), a gêmea má. Pois é, além do caráter, as duas têm estilos de vida muito diferentes. Ruth preza pela felicidade alheia e não se vê iludida diante de uma bela quantia de dinheiro, diferentemente de Raquel, que visa um casamento que lhe dará o status e o financeiro que sempre sonhou. 

Fonte: Memória Globo

Ruth acaba se esbarrando com o empresário Marcos (Guilherme Fontes), e os dois se apaixonam à primeira vista - porque é novela, né?! Porém, nem tudo são flores, afinal Raquel irá se aproveitar da semelhança física com a irmã para tentar fisgar o rapaz e conseguir ficar RICA.

Fonte: Marcos Silvério

Para tristeza de Ruth, Raquel consegue seduzir o boy e casar-se com ele. Para tristeza do pai do rapaz, o mau caráter Virgílio Assunção (Raul Cortez). Ele não esconde do filho o rancor que tem por ele se casar com uma "caiçara". Ele é vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade litorânea, com isso seu maior sonho é transformar a cidade num famoso balneário.

Fonte: Entretenimento R7

Porém, o prefeito ecológico Breno (Daniel Dantas) é contra a destruição do local, em prol das finanças da cidade. Maior obstáculo para Virgílio é quando Breno proíbe o banho de mar, por conta de uma poluição local, culminando na saída brusca dos turistas de Pontal D'Areia.Breno é casado com Vera (Isadora Ribeiro), que esconde um passado de todos - clique aqui e confira o passado dessa mulher.

Fonte: Putsgrilo

Ela sofre com os ciúmes do marido e por conta da carreira política dos maridos, ela se torna amiga de Clarita Assunção (Susana Vieira), esposa de Virgílio (como é nossa amada Susy que dá vida à Clarita, nós já amamos drasticamente a personagem).

Fonte: Ig

Ela é fina e elegante e só se mantem casada com Virgílio pelos filhos Marcos e a problemática Malu (Viviane Pasmanter), que culpa o pai pela morte do seu namorado. Ela não pensa duas vezes quando quer provocar a família, se tornando a "ovelha negra" da família.

Fonte: Putsgrilo

Sua melhor amiga e confidente era Andrea (Karina Perez), sua também ex cunhada. Porém, depois do término de Marcos, ela deu uma surtadinha, que fez com que Malu se afastasse dela.

Fonte: Hipersessão

Andrea é filha de Sampaio (Adriano Reys), o sócio de Virgílio. Mas diferente deste, Sampaio sempre foi um bom pai e um homem honesto, tolerando os caprichos de sua esposa.

Fonte: Não Esqueci

Juju (Nicete Bruno), mulher de Sampaio sonha em ser como Clarita - mas como Deus não faz duas Susaninhas, ela tem que se consolar com o que vê no espelho every day. Juju é uma mulher fútil que vive dando importância ao que falam ou ao que pensam a respeito de sua família.

Fonte: Youtube

Mas, voltando à temperamental Malú, para causar mais discórdia em sua casa, ela acaba se envolvendo com o peão de sua fazenda, o bruto Alaôr (Humberto Martins). Ele administra a fazenda da família Assunção no interior do estado. Ou seja, a família tem sina para fisgar um pobrinho.

Fonte: Ig

Falando nisso, depois que Raquel consegue, enfim, entrar na família Assunção, ela não mede esforços para irritar o sogrão. Chega tarde em casa, bebe feito um gambá e ainda samba na cara de Virgílio. Mas um outro empecilho surge em sua vida, o icônico Tonho da Lua (Marcos Frota). Ele é o melhor amigo de Ruthinha e não aceita o término dela com Marcos, pois sabe que Raquel não presta - já que ela vivia  o trollando.

Fonte: Contigo

Tonho descobre que Raquel ainda mantém seu relacionamento com o imprestável Vanderlei (Paulo Betti), seu caso de anos. Tonho resolve contar tudo para Marcos, que acaba não acreditando, achando que ele está confundindo sua esposa com Ruth. Afinal, Raquel consegue fazer a cabeça - em todos sentidos - do marido para que ele acredite nela.

Fonte: Trialx

A trama sofre uma reviravolta, quando as duas bonitas resolvem dar um passeio numa canoa meia-boca. Durante o percurso, ocorre um pseudo-temporal, fazendo com que o barquinho vire e uma delas supostamente morra.



A que foi resgatada é Ruth, mas para ter o amor de Marcos, ela assume a identidade de Raquel. Mas como vaso ruim não quebra, a maléfica/bebum Raquel volta com planos de se vingar da irmã, que assumiu seu lugar. Ela se faz passar por Ruth e assim Glória Pires conseguiu dar vida à quatro tipo diferentes: Ruth, Raquel, Ruth fingindo que é Raquel e Raquel fingindo que é Ruth. #brilhou Ao final da história, Raquel planeja para que Ruth a flagre com Marcos na cama. Ela dopa o rapaz e faz com que a irmã apareça no momento certo, fazendo a crer que novamente foi traída pelo amado. Mas a felicidade de Raquel nem dura, pois ela acaba sofrendo um acidente de carro, depois de ser perseguida por César (Henri Pagnoncelli), amigo de Marcos e advogado de Virgílio, e morrendo. A verdade é que César perseguiu Raquel, porque ela revela ao seu irmão, que no passado ele engravidou Ruth, que acabou perdendo o bebê. César fica atordoado e resolve sair atrás da vilã. 


Isaura que sempre esteve do lado da gêmea má, resolve contar a verdade para a outra filha, que tudo não passou de armações de Raquel. Com isso, ela vai atrás de Marcos e os dois finalmente reatam e conseguem ser felizes. 

Dentre as tramas paralelas, o destaque foi para a família de Tonho. Seu padrasto, Donato (Paulo Goulart), é um homem asqueroso que nunca escondeu o rancor que sente por ele. Ele é odiado na cidade, pois explorava os pescadores locais. 

Fonte: Memória Globo

Porém, dentre os absurdos que ele fazia, o pior foi tentar abusar da enteada, Glorinha (Gabriela Alves). Graças a Tonho e ao novo namorado da garota Tito (Eduardo Moscovis), ele é barrado e acaba se irritando por conta disso. 

Fonte: Rei da Verdade

Outra personagem emblemática na trama é Tônia (Andréa Beltrão), dona de um bazar e fiel escudeira do prefeito na luta pelo meio ambiente de Pontal D'Areia. Ela não tem medo de enfrentar os poderosos da região e quem quer que cruze seu caminho. Tônia vive um relacionamento com Joel (Evandro Mesquita), desperta o amor de Virgílio, mas acaba a novela com Vitor (Oscar Magrini).



Tônia também acaba tendo papel fundamental na trama, sendo a responsável pela morte de Virgílio. Ela se veste de espantalho para assombrar o vilão, culpado pela morte por intoxicação de seu irmão mais novo. Certo dia, o susto dele é tão grande que ele acaba infartando, em alusão à original O Espantalho. A diferença é que nesta o tal espantalho que assassinava o vilão da novela. 

Fonte: Memória Globo, Youtube, Dailymotion

Curiosidades: A novela teve de ser adiada em um ano, por conta da gravidez de Glória Pires; foi então criada em cima da hora a substituta/esquecida Despedida de Solteiro. A novela teve tanta repercussão que chegou a registrar médias de 50 pontos, sendo cogitada a troca com a novela das sete, O Mapa da Mina, que ia mal nos números. Porém, isso não aconteceu e esta acabou sendo encurtada. O personagem de Evandro Mesquita saiu da trama, porque o ator disse não ter se adaptado, fazendo com que Ivani Ribeiro criasse o Vitor, de Oscar Magrini. A repercussão da novela na Rússia foi tanta que exibiram o último capítulo no dia das eleições, para que as pessoas não viajassem. Foi reapresentada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, de novembro de 1996 a abril de 1997 e de setembro de 2011 a março de 2012. 

Fonte: Memória Globo, Teledramaturgia

Trilha Sonora: A trilha sonora nacional trazia um mix de vários estilos musicais, como MPB, sertanejo, rock clássico e axé. Dentre os destaques estão a canção tema do peão Alaôr, "Pensando em Minha Amada", além de clássicos como "Gita" e "Ovelha Negra", regravação do sucesso de Rita Lee. Relembre "A Vida é Festa", um dos clássicos da música baiana, daquele ano:




1."Ai Ai Ai Ai Ai" Ivan Lins (Tema de Raque)
2."Pensando em Minha Amada" Chitãozinho E Xororó (Tema de Alaôr)
3."Sexy Iemanjá" Pepeu Gomes (Tema de abertura)
4."Encontro das Águas" Maurício Mattar (Tema de Marcos)
5."Caminhos Cruzados" Gal Costa (Tema de Clarita)
6."Ovelha Negra" Os Fantasmas (Tema de Malu)
7."Paraíso" Marianna Leporace (Tema de Pontal D'Areia)
8."Down" T Set Squad
9."Toque de Emoção" Joanna (Tema de Andrea)
10."A Vida é Festa" Banda Beijo (Tema da aldeia dos pescadores)
11."Desafios" Simone (Tema de Arlete)
12."Figura" Orlando Morais (Tema de Ruth)
13."Fantasia Real" Biafra (Tema de Tonho da Lua)
14."Gita" Raul Seixas (Tema de Tônia)
15."Dirty Game" Easy Rider (Tema de amigos da Malu)
16."Voyager" Franco Perini

No disco internacional, os destaques ficaram por conta da canção de Bon Jovi, "Bed of Roses", e de Sade, "No Ordinary Love", que ganhou uma versão contemporânea em Caras E Bocas. O maior sucesso ficou por conta do tema de Ruth e Marcos, os protagonistas da história, a música de Faith No More:




1. "Easy" Faith no More (Tema de Ruth e Marcos)
2. "Sweat (A La La La La Long)" Inner Circle
3. "Bed of Roses" Bon Jovi (Tema de Malu e Alaôr)
4. "See the Light" Snap
5. "Let it Me Be" Ouriel (Tema de Marcos)
6. "Close Encountres" Clouseau
7. "Forever in Love" Kenny G
8. "Bad Bad Boys" Midi, Maxi e Efti
9. "Wild Thing" Tone Loc
10. "Simple Life" Elton John
11. "Looking at my Girl" Double You
12. "No Ordinary Love" Sade (Tema de Raquel)
13. "Latin Motion" Frank Shadon
14. "Groovin' in the Midnight" Maxi Priest
15. "The Colour of the Risk" Franco Perini

Fonte: Wikipédia, Teledramaturgia, Grooveshark