Vitrola: O Outro Internacional


Hoje voltamos com a Vitrola e vamos relembrar um dos discos de maior sucesso: O Outro Internacional. Novela escrita por Aguinaldo Silva que mostrava a ascensão de um sósia em detrimento do sumiço de um milionário, foi exibida de março a outubro de 1987 e teve grandes nomes em sua trilha.
Pra começar, uma das minhas canções favoritas dos anos 80 (eu sei que sou ridículo, pode rir). "Coming Around Again" era o título do décimo terceiro álbum de Carly Simon, uma das cantoras de maior sucesso da década. A música ficou em 46ª posição das mais tocadas naquele ano e foi tema na novela da personagem Índia do Brasil (Yoná Magalhães), a secretária do ferro velho e amante do dono, o sósia, que foi dito acima. 
Outra canção que figurou entre os sucessos do ano, ganhou várias regravações - dentre elas a versão de Sixpence None The Richer , que esteve presente no seriado Smallville - e é relembrada até hoje. "Don't Dream It's Over", do grupo Crowded House ficou na 15ª posição das 100 mais tocadas no ano e foi tema de um dos protagonistas, Denizar (Fracisco Cuoco), o sósia dono do ferro velha que viria a assumir a posição de Paulo Della Santa (Francisco Cuoco), o rico da história. 
Agora para o mundinho que eu vou descer pra escutar essa... Minha favorita no disco, com toda certeza, a canção da dupla britânica de estrondoso sucesso, Eurythmics ficou em 34º lugar das mais tocadas. "The Miracle of Love" foi tema de Marília (Beth Goulart), filha do rico Paulo, que se apaixonava pelo mau caráter João Silvério (Miguel Falabella), que está apenas interessado no dinheiro da moça.
Uma canção que não aparece dentre as mais tocadas, mas foi um sucesso naquele ano foi "The Words Get In The Way" num dueto de Gloria Estefan e a banda Miami Sound Machine. A música foi tema da personagem Laura (Natália do Valle), esposa de Paulo, com quem tem um casamento frustrante. 
Parte do núcleo mais cômico da novela, a canção "This Love, da banda Bad Company foi tema da personagem Dedé (Luma de Oliveira), que queria namorar com os rapazes, mas sua mãe lhe proibia, pois ela tinha de se dedicar a ser Musa da Praia do Pepino. Na verdade era pura frustração da mãe que sempre sonhou ser Miss Brasil. 


Fonte: Para Recordar Novelas e Famosos

This Love by Bad Company on Grooveshark

E ocupando a 22ª posição de 1987 tem a banda Pretenders com um dos maiores sucessos da carreira - e que inclusive ganhou versão em português de Danni Carlos e foi parar na novela Começar de Novo (2004). "Don't Get Me Wrong" foi tema da hippie Glorinha da Abolição (Malu Mader), que vai morar na mansão de Paulo, a pedido do pai deste. Glorinha acaba se envolvendo com Paulo, o que causa espanto em sua mãe, pois ela seria filha dele; o que ninguém sabe é que Paulo na verdade já é Denizard, que assumiu seu lugar após um acidente do milionário.
"Two People" na voz de Tina Turner ficou em 62ª posição naquele ano e foi tema  dos personagens Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Zezinha (Cláudia Abreu). Ele é filho de Paulo, ela é filha de Denizard, sem saber da semelhança entre os pais, eles vão se envolver.
A 32ª mais tocada daquele ano foi "Stay the Night" na voz de Benjamin Orr. A música foi tema de locação da novela e um dos sucessos daquele ano. 
E como tema romântico geral, tinha a canção "Foolish Pride" da cantora Sasha. Ela não figura dentre as mais tocadas no ano. 
De Toto, "I'll be Over You" ocupou a 31ª posição e foi um dos maiores destaques da novela. Embalou o romance de Edwiges (Cláudia Raia) e Genésio (José de Abreu), os dois eram casados, mas viviam às turras, por conta da beleza da mulher e dos ciúmes do homem. 
Como tema do misterioso Gabriel (Herson Capri), a canção escolhida foi "Thousand Miles From Home" de Jim Porto. O homem vivia fazendo de tudo para proteger o pai de Paulo, sem ninguém entender; ao longo da novela ele se apaixona por Glorinha da Abolição. 
Além dessas canções tiveram outras três que foram tema de locação e compuseram a trilha desse sucesso de Aguinaldo Silva. "At The Back Of My Heart" do grupo M.C.R., "Never Gonna Leave You" de Subject e "You're The Voice" de John Farnham.


Confira a capa e as faixas em sequência original do disco:

  1. Coming Around Again – Carly Simon (tema de Índia do Brasil)
  2. Don't Dream It's Over – Crowded House (tema de Denizard)
  3. The Miracle Of Love - Eurythmics (tema de Marília e João Silvério)
  4. At The Back Of My Heart – M.C.R. (tema de locação)
  5. You're The Voice – John Farnham (tema de locação)
  6. The Words Get In The Way – Gloria Estefan e Miami Sound Machine (tema de Laura)
  7. This Love – Bad Company (tema de Dedé)
  8. Don't Get Me Wrong – Pretenders (tema de Glorinha da Abolição)
  9. Two People – Tina Turner (tema de Pedro Ernesto e Zezinha)
  10. Never Gonna Leave You – Subject (tema de locação)
  11. Stay The Night – Benjamin Orr (tema de locação)
  12. Foolish Pride – Sasha (tema romântico geral)
  13. I'll Be Over You – Toto (tema de Edwiges e Genésio)
  14. Thousand Miles From Home – Jim Porto (tema de Gabriel)