Errar na teledramaturiga é humano?

Bom, nesse semana ocorreu a mudança de fase da novela das nove, Em Família. Apesar de já ter sido divulgado antecipadamente, parece que quando o público se deparou com Natália do Valle sendo mãe de Júlia Lemmertz e Vanessa Gerbelli sendo sua tia, as coisas não fluíram bem. A real idade das atrizes?! Aqui ó:

Natália do Valle - 60 anos
Júlia Lemmertz - 50 anos
Vanessa Gerbelli - 40 anos

Apesar da escadinha, a proposta não deu muito certo pelo simples fato de que Natália não aparenta ser mãe da Júlia e Vanessa, está na cara que é mais nova que a protagonista. Na primeira fase,  Juliana, a tia de Helena foi vivida por Gabriela Carneiro da Cunha, com 31 anos, ao passo que Bruna Marquezina que viveu sua sobrinha tinha 18. Jogando alto, podemos colocar Marquezine com aproximadamente 20, devido às passagens de tempo da trama, e Gabriela com seus 25, que até passava. Ainda assim seriam 5 anos de diferença, que parece não ter cabido dentro da terceira fase da novela. Em se tratando da Natália do Valle, como nós amamos a internet, ela já fez seu papel e existe um Tumblr de zoação. Confira: Clique aqui e vá em "Filhos da Natália do Valle .


Além da discussão a respeito da idade das personagens, outro ponto que causou "revolta" - e a culpa dessa vez não foi do Maneco - foi com a caracterização das épocas. Foram elementos de 80 e 90 misturados, que fizeram com que não soubéssemos em que data estávamos. Mas se você, que é leigo no assunto ou se esquece das gafes televisivas, vale a pena lembrar que Em Família não é, nem de longe, a primeira trama com cronologia estapafúrdia. Na sua antecessora, Amor À Vida zzzZzzzz ROINC tivemos o baque de lidar com Susana Vieira (71), sendo filha de Nathália Timberg (84). Será que dona Bernarda era tão safadinha que aos 13 anos já não segurava mais sua periquita?! Sabe o que Flora pensa disso?!


E o que dizer de Salve Jorge?! Tá, precisaríamos de um post semanal pra discorrer sobre o número exuberante de erros da novela. Seja de caracterização (quem se lembra do cabelo mutante de Morena?!), seja de enredo, onde não haviam câmeras em elevadores, todos falavam português na Turquia (quando convinha pra Glorinha), Vera Fischer passava a novela inteira sentada e personagens sumiam como num passe de mágica. 

 Fonte: Rede Globo

E desse mal, até Avenida Brasil bebeu dessa água. Quem já se esqueceu de Nina que não sabia que existia pen drive em pleno século XXI?! João Emanuel Carneiro saiu ovacionado após sete meses no ar, porém, além da gafe do pen drive o autor não soube dar "corda" para alguns personagens, deixando eles caírem no limbo, como aconteceu com o gay Roniquito em sua relação de conciliação com sua mãe, como afirma Maurício Stycer em sua coluna no Uol Entretenimento. (Clique aqui e confira a opinião do jornalista na íntegra). A história do pen drive virou tanto motivo de chacota que se tornou propaganda em jornal. Confira:


E esses são apenas alguns exemplos mais recentes e que ainda povoam nossa mente. Se formos mais a fundo, podemos questionar os cabelos platinados na novela das seis - cabeleireiros e estudiosos alegam que naquela época as dançarinas não tinha condições de manter aquele tipo de cabelo por ser muito caro. Podemos relembrar da câmera que apareceu justamente na cena épica de Beleza Pura (2008), onde Norma esbraveja: Eu sou ricaaa! Ou ainda, porque não lembrar de Felipe Camargo que, alheio à tecnologia, usou seu iPhone de ponta cabeça em Amor Eterno Amor (2012)?!

 Fonte: Rede Globo
 
Onde eu quero chegar com isso?! Simples, toda novela tem seus erros e pra mim Amor à Vida foi e sempre vai a ser a das coisas mais absurdas. Porque?! Simples também, porque Glória Perez nunca se propôs a fazer uma novela que considerasse a verossimilhança, logo seus absurdos em Salve Jorge acabaram sendo tragados. Mas Walcyr mirou em uma novela que retratasse a vida como ela, com dramas pessoais que podiam acontecer na vida de qualquer um. E ele conseguiu?! Não, deslanchou com trocentos personagens que tinha uma gama de histórias boas para viver e acabaram se esvaindo pelos dedos do autor.
Quem me conhece, entende em que ponto quero chegar. Acredito que o pecado de Manoel Carlos tenha sido escolher Júlia Lemmertz para o papel, não pela atriz, que trabalha muito bem, mas pela aparência, pela idade que não coincide com outros personagens. Mesmo assim, acho que a ideia dele foi bem cabível, de homenagear sua primeira Helena, que foi vivida pela mãe da atriz. E porque focar tanto em erros, quando se tem um texto excelente e atores que estão, sim, conseguindo desempenhar seus papeis de forma primorosa. A questão é que com o avanço das redes sociais, virar comentarista de novelas é hábito. Mesmo que você tenha visto apenas três novelas na vida, já se sente no direito de "meter o pau". E isso não se reflete apenas na teledramaturgia, mas no dia-a-dia, onde as pessoas discorrem drasticamente sobre coisas que elas nem se quer têm noção do que estão falando. Não nego que estou sendo imparcial e que pra mim Manoel Carlos pode errar, que seus erros serão sempre ofuscados pela minha opinião. Mas acredito que o pecado dele não tenha sido maior do que os que já foram vistos na TV brasileira; assim como Jayme Monjardim pode ter errado ao contratar cenógrafos que deram "furos" na caracterização dos ambientes, mas isso não faz dele o pior diretor da Rede Globo, já que, como foi dito antes, muitos já cometeram erros piores. Na minha opinião, o que falta um pouco no brasileiro de hoje é saber analisar, compreender antes, para depois manifestar sua opinião sobre tais assuntos. Mesmo que fosse falado antes, é certo que Maneco escolheria Júlia para o papel, assim como Natália do Valle e Vanessa Gerbelli; ele tentou buscar rostos que fizeram parte de sua carreira na TV, e acreditou que elas eram as atrizes boas para desempenhar os papeis que ele desejava (ponto). Se amanhã estivesse Gilberto Braga ou Sílvio de Abreu deixando a TV, eu me sentiria tão mal quanto me sinto pela saída de Manoel Carlos. Talvez por isso eu esteja fechando mais os olhos para os pequenos erros e abrindo mais para as histórias que ele criou para essa trama. Porque se Viver a Vida, que foi uma bosta lenta, já me trouxe grandes momentos, o que dirá de uma trama que já começou como uma das grandes promessas. E como disse um amigo em uma publicação sobre o BBB, mas que cabe bem aqui: TÁ RUIM? MUDA DE CANAL!

Fonte: UOL, Notícias e Curiosidades, Veja, Wikipedia