Vitrola: A Viagem Internacional


Bom pessoal, tem coisa nova no blog. Hoje começa a sessão Vitrola, que assim como Discoteca irá relembrar sucessos de trilhas de novelas; a diferença é que serão relembrados grandes discos, completos, ao invés de cantores. A coluna será semanal, assim como Discoteca que passa a ser publicada apenas uma vez na semana. Tudo se deu por conta de algumas músicas que marcaram época, mas era de artistas de pouco sucessos, que seria de difícil aparição na outra coluna sobre o tema. E pra começar, a escolhida foi a trilha internacional de A Viagem (1994). Com Andréa Beltrão na capa, o disco teve um relançamento quando a novela foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, por conta de tanto sucesso que a trama fez às tardes, assim como suas canções. Confira as canções que fizeram parte desse sucesso de Ivani Ribeiro. 

A primeira faixa do álbum é uma regravação de 1966 da dupla James & Bob Purify, na voz de Elton John e Paul Young, "I'm Your Puppet". Foi tema do casal Téo (Maurício Mattar) e Lisa (Andréa Beltrão), um dos mais significativos da trama. Ele era noivo de Diná (Christiane Torloni), mas após sua morte, ele passa a se envolver com Lisa. A vida dos dois vira um caos quando o espírito de Alexandre (Guilherme Fontes) , ex de Lisa, começa a encarnar em Téo e perturbar a vida do casal.
Um das minhas favoritas na trama, outra canção de sucesso foi "Linger" do grupo irlandês The Cranberries. A canção foi responsável pela ascensão na carreira de Dolores O'Riordan, vocalista do grupo, pois ela compôs a canção e acabou passando no teste para compor a banda. "Linger" fez parte de trilhas do cinema, séries, entre outros; na trama da Globo, a canção foi tema de Raul (Miguel Falabella) e Andreza (Thaís de Campos). O casal tinha um casamento perfeito, até acabarem se tornando vítimas também do espírito de Alexandre. Ele era irmão de Raul, o responsável por sua prisão, Alexandre nunca aceitou e acabou encarnando na sogra do irmão, para infernizar sua vida. 
Outra favorita minha é a romântica "I'll Stand by You", do grupo Pretenders. Ela está presente no episódio piloto da série Dawson's Creek, sucesso dos anos 90 e começo de 2000. Além disso, foi tema da sofrida Estela (Lucinha Lins), irmã de Diná e Raul, que criou a filha sozinha para esconder da menina a índole do pai. Quando a garota o conhece, porém, acaba largando a mãe e caindo na lábia do mau caráter. A música é um dos maiores sucessos do grupo, ganhando novas versões como de Shakira e do pessoal da série Glee, mesmo muitos anos depois do lançamento original. 
"Twist and shout" também fez parte da trama, na voz de Chaka Demus & Pliers with Jack Radics & Taxi Gang (uffaaa, que nome enorme). Enfim, a música era outra regravação de sucesso que já tinha passado por grupos como The Isley Brothers, Mamas and the Papas e os Beatles. Era tema do personagem Johnny (Danton Mello), um dos membros da "gangue", amigos do pai de Bia (Fernanda Rodrigues), filha de Estela. 
Circulando na primeira posição do country dos EUA e na segunda do Canadá, "My Love" foi um dos maiores sucessos do grupo Little Texas. Apesar do nome, a banda foi fundada no estado do Tennessee, em 1988. Dentro da novela, sua canção foi tema do complexo casal Zeca (Irving São Paulo) e Sofia (Roberta Índio do Brasil); ele era irmão de Lisa e ela morava na pensão da vizinhança, acabava por engravidar de um homem desconhecido, e ver em Zeca uma forma de criação de seu filho. 
Toni Braxton era outra cantora sempre presente nas trilhas das novelas dos anos 90. E não ia ser diferente com A Viagem, que teve em seu disco a canção "Another Sad Love Song", que foi o terceiro single do álbum que teve o nome da cantora. 


O grupo Twenty Seven Heavens nem fez muito sucesso, mas a canção "The Way I Feel" foi um dos destaques da trilha sonora. Ela era tema de Igor (Jayme Periard), que se via num amor não correspondido.




O maior sucesso da trilha sonora internacional ficou por conta da, também regravação, música "Crazy", na voz de Julio Iglesias. A música escrita por Willie Nelson e grava por artistas como Patsy Cline, ganhou um novo tom e foi tema dos protagonistas da história, Diná e Otávio Jordão (Antônio Fagundes). Nem preciso falar muito sobre, basta escutar que você vai se lembrar da novela. 
Outro sucesso da trilha foi a canção de Art Garfunkel. O cantor ficou conhecido por ter formado, junto com seu amigo de infância Paul Simon, a dupla Simon & Garfunkel, responsáveis por grandes sucessos como as músicas do filme The Graduate. Na trama, a canção embalava os complexos da personagem Carmem (Susy Rêgo), que trabalhava na locadora da Diná e que se viu apaixonada por um mascarado misterioso, o Adonai - só os bons entenderão! ♥


Haddaway era outro cantor presente nas trilhas da década. O cantor, natural de Trindade e Tobago, cresceu entre Estados Unidos e Europa e fez muito sucesso com um estilo que oscilava entre a eurodance e o dance clássico. A canção "I Miss You" foi um dos maiores sucessos dele, com um estilo mais romântico, e na trilha foi responsável pela personagem Diná, protagonista da história.



A canção "Paradise" de Korell se tornou tema da temperamental Bia, que passou a recriminar a mãe, depois do retorno do pai. Não foi um dos destaques da trama, mas marcou presença.



Além dessas canções, outras músicas presentes foram: "Can We Talk" de Tevin Campbell, "Desperate Lovers" de Marta Sanchez e Paulo Ricardo e "I Need You" de B.V.S.M.P.