Vitrola: Corpo Dourado Nacional


Para na posição, que hoje tem uma das trilhas mais ecléticas que a "Vitrola" já fez - mesmo só tendo feito uma, rs. Escrita por Antônio Calmon, Corpo Dourado fez sucesso em 1998 com o slogan "Vem aí um verão inesquecível". Mostrando a saga da caipira fazendeira Selena (Cristiana Oliveira) e seu eterno amor, o delegado Chico (Humberto Martins), a novela teve uma das trilhas nacionais mais executadas daquele ano. Não se lembra? Pois eu refresco sua memória... 

A trilha começa com Andrea Bocceli. E você me questiona, mas não é nacional? Lhes digo que ele estava na companhia dela, a diva (e grávida) Sandy Leah. Quem não se lembra do sucesso "Vivo Por Ella", um mesclado de italiano com português que encantou muita gente. A canção ocupou o lugar 79º das mais tocadas nos idos de 98. Na trama foi tema do casal Tadeu (Pai do Fiuk ♥ vulgo Fábio Jr.) e Judy (Giovanna Antonelli), um dos casais destaques da novela.

Já que a novela se propunha a falar de um verão inesquecível, não podia faltar um axé na trilha. E foi com Netinho que o sucesso de "Pra te ter aqui" veio à tona, sendo inclusive usado nas chamadas da novela. Na trama, ela foi tema geral dos personagens e da cidade fictícia de Marimbá. O sucesso de Netinho ocupou o 80º lugar das mais tocadas daquele ano - coincidência ou incompetência de quem criou o site do qual tirei a informação, rs. 
Outro sucesso foi a canção, sempre melancólica, de Michael Sullivan, "Coração Vazio". O cantor e compositor é conhecido das trilhas de novelas, tanto que ele já emplacou sucesso em trinta novelas, só da Rede Globo. Na novela de Calmon, foi tema de um dos protagonistas, o mimado Arturzinho (Marcos Winter). Ele começava a disputar o amor de Selena com Chico, para alegria de Amanda (Maria Luísa Mendonça), que largou Arturzinho no altar para se casar com o delegado, com tal envolvimento do rapaz mimado, ela vê Chico se distanciando de Selena. 
Agora, se você não se lembrar da próxima, merece uma surra de vara (e não é nada disso que você está pensando). A versão brasileira de "Achy Breaky Heart", sucesso de Billy Ray Cyrus, se tornou sucesso na voz da dupla Chitãozinho e Xororó. "Pura Emoção" era tema de Selena e descrevia bem a personagem arisca, confira um trecho...
Jeito de cowboy, num corpo de mulher, do tipo que não olha pra ninguém. E ela não da trela, mas acho que espera, e sabe que o amor um dia vem.
Lembrou, né?! Pois é, agora confira aqui esse ícone do sertanejo. 
Bom, a próxima eu prefiro nem comentar muito, porque nem precisa. Deborah Blando já é sinônimo de sucesso e tem lugar cativo em meu ♥ . Cantou a música de abertura da novela, que era uma versão da canção em inglês "I'm not in love", original do grupo 10cc e regravada por Will to Power, um grupo trash ousado dos anos 80/90. Essa última versão inclusive, fez parte da trilha de Meu Bem Meu Mal (1990). A versão tupiniquim da abertura rendeu a posição 65º daquele ano. Confira a abertura da trama:



Agora confira a versão completa da canção:
Por falar em celebridades que causaram nos anos 90, como não lembrar de Patrícia Marx. Quem viveu, sabe do que eu estou falando. Ela conseguiu emplacar uma canção no disco nacional da novelinha mexicana Carrossel, original! A ex integrante do Trem da Alegria conseguia trazer de novo um sucesso dos Paralamas do Sucesso, a música "Me liga". Foi tema da romântica Judy e ganhou regravações futuras, como a de Ivete Sangalo. Confira a versão de Patrícia Marx.
Por falar em romântica, o troféu 'música pra fossa' vai para o meu amado Paulo Ricardo. Quem nunca sofreu ouvindo a canção "Dois" não sabe o que é sofrer por amor. Também, a canção foi escrita em parceria com Michael Sullivan, como eu já citei, o rei do melodrama musical. Foi o maior sucesso do disco, ocupando o posto de 26º posição das mais tocadas no ano. Na trama, foi tema de Billy, o agente secreto infiltrado na Praia dos Amores, em Marimbá, se passando muitas vezes por um mau caráter, que não é. 


Fonte: Memória Globo


Mas os clássicos também tem vez em Corpo Dourado, um dos sucessos foi BLITZ, ex grupo de Fernanda Abreu e Evandro Mesquita. A canção "Choveu" fez parte do álbum Línguas, lançado pela banda em 1997. Na realidade esse disco foi uma reunião dos ex integrantes para gravar esse álbum, já que o grupo acabou realmente em 1984, quando foi desfeito. Desde então, os trabalhos apresentados por eles são apenas reuniões corriqueiras para relembrar o passado e os sucessos. Na novela, a música era tema do Nilo Renato (José de Abreu), que era um pai de família zeloso e um hábil surfista. É ficção, tá gente?!


Fonte: Conta Mais


Falando em clássico, como esquecer de Rita Lee, a dama das trilhas sonoras. A canção "O que você quer" era tema do protagonista Chico, e veio do disco Santa Rita de Sampa, que continha também o sucesso "Dona Doida", tema de abertura da novela Zazá (1997), a antecessora de Corpo Dourado
Agora clássico mesmo era Cláudia Telles, com sua tristona "Se todos fossem iguais a você", um clássico samba-canção de Vinícius e Tom. Na novela foi tema da reprimida Hilda, mãe da vilã Amanda, com quem tem uma relação muito hostilizada. Mas depositou na caçula Lígia (Fernanda Rodrigues) todo o seu carinho em amor em decorrência das crises com a filha mais velha. 
E teve também Daúde, pouco conhecida do grande público. A música "Quase" representava bem a personagem frustrada Amanda. Acompanhe um trecho:
Quase fui feliz um dia. Lembrar é quase promessa. É quase quase alegria, quase fui feliz à beça.
Pois é, na base do quase, a moça acabou surtando na novela, literalmente. Confira a canção:


Fonte: Falando sobre novelas


E como não citar Cidade Negra, que ocupou o 67º lugar das mais tocadas de 98 com sua "Realidade Virtual". A canção foi tema do personagem Nando (Lui Mendes), um promessa pros jogos olímpicos, mas que acaba sofrendo um acidente e perdendo suas chances. Ele resolve tentar de tudo, com o apoio de Noêmia (Isabel Filardis), sua esposa e fisioterapeuta. 
 Além desses sucessos teve ainda outras duas canções. "Grama Verde", a canção meio zen de Adriana Maciel, tema de Lígia. 
E "Hanime", de Ive, tema da personagem Clara (Mônica Carvalho) que ficou muda após um trauma por conta da morte da mãe. 
 
Fonte: Revista Quem


Confira a faixas na ordem de lançamento do disco e a capa original.

  1. "Vivo Por Ella" - Andrea Bocelli & Sandy
  2. "Pra Te Ter Aqui" - Netinho
  3. "Coração Vazio" - Michael Sullivan
  4. "Pura Emoção (Achy Breaky Heart)" - Chitãozinho e Xororó
  5. "Somente o Sol (I'm Not In Love)" - Deborah Blando
  6. "Realidade Virtual" - Cidade Negra
  7. "Grama Verde" - "Adriana Maciel"
  8. "Choveu" - Blitz
  9. "Dois" - Paulo Ricardo
  10. "O Que Você Quer" - Rita Lee e Roberto de Carvalho
  11. "Quase" - Daúde
  12. "Hanime" - Ive
  13. "Me Liga" - Patrícia Marx
  14. "Se Todos Fossem Iguas a Você" - Claudia Telles part. Sylvinha Telles

Fonte: Teledramaturgia, Wikipedia, Memória Globo, Mofolândia.