Retrospectiva 2013: Novelas das nove (Rede Globo)


Só vou fazer um adendo antes de começar, apesar da Globo já estar anunciando suas novelas como "novela das nove", pra mim sempre será das oito. Pronto, vamos falar dessa preciosidade que faz multidões pararem, faz o coração do Brasil bater mais forte e por mais imbecil que seja sua história, alguma expressão vai virar bordão e todo mundo saberá do que você falando: A NOVELA DAS OITO!  ♥


Esse ano a emissora da família Marinho teve de lidar com uma situação peculiar, os órfãos de uma novela, para ser mais exato, de Avenida Brasil. A trama de João Emanuel Carneiro é considerada uma das mais relevantes novelas da teledramaturgia contemporânea. e já é considerada a mais vendida pelo mundo afora. Ter o (des)prazer de escrever uma novela posterior ao tamanho sucesso de Avenida Brasil, era tarefa difícil e nem Glória Perez que traz estrondosos sucessos na carreira deu conta do recado. Salve Jorge começou em outubro do ano passado e gastou cinco meses do nosso lindo 2013. Dentre mortos e feridos, pode-se dizer que salvaram-se todos. A novela foi bombardeada pela crítica especializada (e também pelos não especializados telespectadores do twitter). Com erros de continuidade e história que parecia fazer parte de uma trilogia O Clone - Caminho das Índias - Salve Jorge, a novela não engrenou e passou perto de ser uma novela esquecida pelo público. Mas graças aos absurdos, Salve Jorge entrou na lista de novelas mais "irreverentes" da atualidade, com momentos em que parecíamos estar vendo uma trama de realismo fantástico. E Glória Perez não fez por menos, não negou tal situação, ela apenas pediu para os telespectadores "voarem" com ela. Quem estava disposto, embarcou no primeiro avião com destino à felicidade na companhia de Glorinha, quem não estava, desligou a TV, esperneou, gritou, mas a novela permaneceu no ar. Outro momento que virou o estopim na trama foram os atores escolhidos, desde os secundários que eram bons demais para aparecer a cada vinte capítulos, até a escolha de pouco conhecida na TV, Nanda Costa, como mocinha. A novela era anunciada e já se ouviam burburinhos a respeito da moça, onde na realidade parecia não ter motivo concreto, era apenas o velho "não fui com a sua cara". Salve Jorge amarga o título de menor audiência de uma novela das nove dos últimos tempos, mas graças às suas "peculiaridades", a trama ficará pra sempre marcada na história da teledramaturgia, como cita Nilson Xavier em seu site Teledramaturgia.

Mas as críticas geraram ruído e repercussão. Salve Jorge sobreviveu do que repercutiu. Thammy Gretchen dançando "conga", travestis traficados, as surras que a vilã Wanda (Totia Meirelles) levou, a seringada no elevador, o wi-fi na caverna, viagens de jatinho à Turquia, o cabelo 'bipolar' de Morena, a igreja 24 horas, os personagens que sumiram, bebês dentro da bolsa, português falado na Turquia, a repetição de elenco e estilo, e o próprio bonde do recalque, só serviram para chamar a atenção do público.
Obs.: "Bonde do Recalque" foi o apelido dado por Glória Perez aos twiteiros que muito criticavam sua novela.  


Em maio a emissora apostava todas as suas fichas na estreia de Walcyr Carrasco no horário. Amor à Vida entrou com o intuito de alavancar a audiência e isso não parecia difícil, já que o autor conseguiu uma audiência de novela das seis semelhante à trama das oito da época - Alma Gêmea chegou a bater Bang Bang, exibida às 19 horas e Belíssima, às 20 horas. E nesse quesito, até que deu certo, a novela conseguiu uma audiência considerável e hoje é tida como uma "ilha" em meio à números tão catastróficos na emissora. Mas tão grande quanto seus números, são também as críticas que a trama de Walcyr recebe constantemente em redes sociais e sites especializados no assunto. Humor infantilizado, falta de coerência nos fatos, estereótipos, desvio de caráter constante dos personagens e uma livraria em pleno horário nobre - sempre rola uma dica de livro durante os capítulos -, tudo vira motivo para o público "cair de pau" em cima de Amor à Vida. Tanto que há boatos que o autor alegou querer voltar ao horário das seis. Eu já fiz tanta crítica à atual novela das nove, que vou me abster de maiores comentários, mas que pra mim ela está longe de ser um sucesso mesmo com números bons de audiência, isso com certeza está.