Mini-Flashback: Chamas da Vida


Primeiro novela de outra emissora no nosso mini-flashback lindo. Chamas da Vida foi exibida pela Rede Record de julho de 2008 a abril de 2009, sendo escrita por Cristianne Fridmann, com direção de Edgar Miranda. A abertura contava com cenas de casais se beijando em meio a labaredas, e a música era um clássico de Wando, na voz de Fábio Jr., "Fogo e Paixão". Confira a abertura e relembre esse sucesso do canal do bispo... 



Os opostos que se atraíram e causaram a discórdia. 

Pedro (Leonardo Brício) é um bombeiro que mora em Tinguá, próximo a Uhu Nova Iguaçú. Após a morte de seus pais, ele se sente responsável pelos irmãos. 


Tudo seria lindo se fossem somente os dois mais novos, mas seu maior problema é com Antônio (Dado Dolabella), o irmão do meio. Ele se envolve com gangues e acaba causando a revolta em Pedro. 


Do outro lado da cidade, vive Carolina (Juliana Silveira), filha do dono de uma grande empresa e gerente da sua própria produtora de vídeo.


É namorada de Tomás (Bruno Ferrari), com quem pretende se casar, mas o que ela nem imagina é que ele está com ela apenas interessado na fortuna da moça. 



Tomás, acaba sendo influenciado pelos interesses da mãe, a ardilosa Vilma (Lucinha Lins). Ela quer o poder da GG, fábrica dos pais de Carolina, pelo simples fato de que no passado seu marido era responsável por metade da empresa, graças à uma denúncia, ele foi afastado por suspeita de roubo, e Vilma nunca aceitou isso. 


Durante uma festa de confraternização da empresa, acaba acontecendo um incêndio gerado por um incendiário misterioso - que falaremos depois -, onde Carolina acaba conhecendo Pedro. Na realidade, eles eram amigos de infância, mas se afastaram com o tempo. Quando se vêem, acabam se apaixonando à primeira vista, o que causa certo receio em Tomás. Outro problema é que Pedro é namorado da intempestiva Ivonete (Amanda Lee), irmã de seu melhor amigo, Wallace. Este inclusive acaba morrendo para salvar o amigo e Carolina, pois Pedro teria de escolher, durante o incêndio quem deveria salvar; Wallace lhe pede para salvar a si mesmo e a outra moça. Ivonete se aproveita da situação para controlar Pedro e para sentir mais ódio de Carolina. 


Prevendo o pior, Ivonete se alia a Tomás, mas este acaba por se apaixonar por ela. Enquanto isso, Vilma planeja contra Walter (Antônio Grassi), pai de Carolina, para que as suspeitas do incêndio recaiam sobre ele. 


Mas as armações de Vilma não influenciam apenas a vida de Walter, a vilã acaba prejudicando o mocinho Pedro, quando ela arma uma embriaguez no jovem, justamente no dia da audiência pela guarda dos irmãos mais novos, Vivi (Letícia Colin) e Rafael (João Vithor). Diante de tal situação, o juiz decide tirar a guarda dos menores de Pedro por alguns dias, até a audiência final. 


Pedro perde a guarda definitiva dos irmãos para a sua tia interesseira, Mercedes (Sandra Pêra). Ela estava mancomunada com Vilma e a ajudou da primeira vez; mas na segunda, o responsável mesmo foi seu advogado que conseguiu fazer com que ela ganhasse a guarda. Pedro entra em depressão com a perda dos irmãos, mas Mercedes acaba por devolvê-los, pois seu único interesse era em conseguir o dinheiro que havia combinado com Vilma. Quando esta é acusada de explodir um carro, Mercedes foge para o interior com as "mãos abanando"


Porém, entre idas e vindas, Pedro e Carolina conseguem vencer todas as barreiras e serem felizes no final da história. 

A Gangue do ferro-velho. 

Um dos integrantes da temida gangue que tinha seu habitat num ferro-velho, era Antônio, o irmão de Pedro. Porém, o cara acabou sendo expulso, juntamente com sua "peguete" Beatriz (Andréa Horta). 


O maior problema da gangue era justamente essa disputa interna, já que Manu (Juliana Lohmann) não aceitava que Antônio a trocasse e acabou por se envolver com Marreta (Vitor Hugo), um  dos maiorais da gangue. 



Outro personagem chave na história da gangue é Gastão (Camilo Bevilacqua), de quem todos tentam roubar uma grana.


Porém, eles acabam ficando presos embaixo da terra, por onde pretendem passar para chegar até a tal fortuna. Eles acabam perdendo um dos companheiros, mas ainda assim eles conseguem escapar e pegar o dinheiro. 


Porém, Gastão é mais esperto e associa logo a ligação de Manu no caso. Entre sequestros e devoluções, Gastão devolve Manu a Marreta, mas acaba atirando nos dois, que saem desesperados no carro. Sem muita saída, eles param o carro e Marreta confessa seu verdadeiro amor por Manu, quando todos os capangas de Gastão atiram em mutirão no carro que se encontram os dois.


Outro que tem final trágico é o bad boy Antônio, que havia, de certa forma, se redimido de seus pecados. Ele fica enraivecido com a decisão do juiz a respeito da guarda de seus irmãos, e vai tirar satisfação com Vilma. Os dois acabam se engalfinhando e Vilma atira em Antônio, sem querer. Ele morre pedindo perdão aos irmãos Pedro e Vivi. 

A pensão da Vó Tuquinha e o inquilino pedófilo. 

O lugar mais agitado de Tinguá é a tal pensão da Vó Tuquinha (Íris Bruzzi), onde tudo parece acontecer.


Dentre seus inquilinos estão Ivonete, a namorada de Pedro;o comandante do corpo de bombeiros, Eurico (Raymundo de Souza) e seu filho, o também bombeiro, Júnior (Gabriel Gracindo), que é apaixonado por Ivonete, mas não investe por ser namorada de seu companheiro de trabalho. 


Além dos inquilinos comuns, na pensão residia o simpático Lipe (André Di Mauro). O que ninguém imaginava é que ele era um pedófilo, e que estava lá, pois havia conversado com Vivi na internet. Ele chega em Tinguá e se passar por um professor "boa praça". Sem suspeitar de nada, a irmã de Pedro, cai nas lábias de Lipe e ele a estupra, forçando a menina a não contar nada, senão algo aconteceria para ela e sua família. Com medo, Vivi passa a ter um comportamento estranho, o que faz com que todos estranhem. 


O fim do pedófilo é preso, mas antes disso, ele forja a própria morte, quando foge para o Maranhão e coloca o corpo de um homem morto no carro com seus pertences; liga para a polícia e diz que um carro está em chamas, porém ao longo da trama, a polícia descobre que ele não está morto e o usa para descobrir a ligação de Vilma com um policial mau caráter, alegando que irá inocentá-lo, o que não é verdade e Lipe acaba preso por anos. Além desse caso de pedofilia, a novela abordava um outro caso muito mais complexo. Raíssa (Ana Paula Tabalipa) foi estuprada na adolescência por um pedófilo e engravidou. Teve a criança, mas quem o criou foram seus pais, e ele a tem como uma irmã. 


O segredo é mantido por anos, até que Telma (Lisandra Parede) descobre tudo e começa a ameaçar Raíssa, pois acha que ela quer ficar com Júnior. Mantendo um amor doentio pelo bombeiro, Telma conta toda a verdade para Gabriel (Gabriel Moura), que acaba se revoltando com Raíssa e ficando preso num penhasco. Ele é socorrido por Júnior, mas continua odiando Raíssa por ter escondido toda a verdade dele. 


Quanto à Telma, que também pertencia à gangue do ferro-velho, tem um final trágico. Ela sequestra Júnior, que não queria nada com ela, e quando a polícia descobre o lugar do cativeiro, ela resolve fugir de carro com seu amado. Durante a perseguição, Júnior pede para que ela se entregue, mas ela diz que se nao para ficar com ele, os dois devem morrer juntos. Ela acelera o carro no penhasco, mas ele acaba caindo para fora do carro, enquanto ela morre na explosão. 


Soropositivo.

Um dos bombeiros, Guilherme (Roger Gobeth) se descobre soropositivo, mas resolve não procurar ajuda médica.


Ele rompe seu namoro com Michele (Luiza Curvo), por acreditar que fará mal à garota, mas ela não aceita e resolve voltar com ele. Isso causa a infelicidade na mãe de Michele, que acaba humilhando Guilherme em vários momentos da trama. 


Mesmo com todos os surtos da mãe de Michele, o casal consegue ser feliz e decide ter um filho, que seria por inseminação artificial. Porém, eles se frustram em várias tentativas e resolvem adotar um menino; algum tempo depois, ela acaba engravidando de gêmeos. 

O mistério do incendiário. 

Durante toda a trama, várias mortes foram causadas pelo misterioso incendiário. Vilma deixa umas placas de fênix no carro de Antônio, depois de uma conversa dos dois. As placas são roubadas e começam a aparecer nos lugares por onde o incendiário passou, como uma forma de assinatura. Isso faz com que todos pensem que foi Vilma que explodiu tantos locais e pessoas. Ele acaba marcando um encontro com Vilma e que aparece no lugar é Arlete (Jussara Freire), mãe de Carolina, que tenta obrigar a vilã a confessar seus crimes. 


Vilma foge e Arlete vai atrás, até que uma bomba explode em seu carro. Mas Carolina estava atrás do carro da mãe e fica enfurecida com Vilma, prometendo se vingar da megera. Os dois carros se batem, mas ambas são salvas pelos airbags, mesmo assim Carolina sai do carro e começa a estapear Vilma. Esta é presa quando a polícia chega e surpreende a todos na cena do crime. Após três meses de prisão, Vilma recebe um urso de pelúcia no presídio, que contém dentro um celular. Ela atende o telefone e ouve a voz de Léo (Rafael Queiroga), um dos membros da gangue do ferro-velho, que alega ser o misterioso incendiário. 


Ele assume sua identidade e diz que trabalhou nessa vingança junto com sua irmã, Darlene (Claudiana Cotrim), que trabalhava na casa da vilã. Vingança, pois eles estavam honrando a morte da mãe, de anos atrás, gerada por Vilma. O pai dos dois era o legista responsável pelo laudo da morte de marido de Vilma, que tentou suborná-lo para fraudar o laudo. Como ele não aceita, a vilã mata sua esposa com o intuito de fazer com ele mude de opinião. Ao fim do telefonema, Léo diz para Vilma que ela terá em breve sua tão sonhada liberdade. Dez segundos depois uma bomba explode na cela da vilã.


Curiosidades: A novela tinha final previso para março, mas como a audiência vinha agradando a emissora, seus capítulos se estenderam até final de abril. Encerrou com média de 14 pontos de audiência e foi considerada uma das tramas mais ousadas por abordar temas tão polêmicos, como AIDS, pedofilia e estupro. Com tantos temas pesados, a audiência só fez aumentar, fazendo com que em alguns momentos a novela atingisse o primeiro lugar. Lu Grimaldi era creditada na abertura, mas a atriz acabou sendo remanejada para a novela sucessora, Poder Paralelo (2009). No dia da estreia de Caminho das Índias (2009) da Rede Globo, Chamas da Vida e Os Mutantes tiveram seus horários alterados, assim como quando se deu a estreia de Poder Paralelo, antes do término de Chamas... Foi a primeira novela solo de Cristianne Fridmann, que vinha de grandes colaborações, como na antecessora Bicho do Mato (2006), que escreveu na companhia de Bosco Brasil, autor de Tempos Modernos (2010) da TV Globo. Cristianne fez carreira também na Vênus platinada, nas temporadas de 2001 e 2003 de Malhação, na novela Coração de Estudante (2002) e na série Carga Pesada (2003). A novela concorreu ao Troféu Imprensa na categoria de "Melhor Novela". 

Trilha Sonora: Está dentre uma das melhores trilhas da emissora, contando com regravações de sucesso ou com canções inéditas muito boas. Era uma trilha eclética, com canções do rock nacional, pagode, MPB e um clássico internacional, que foi tema de Pedro e Carolina. Apesar de ser lançado apenas um disco, a novela contou com outras canções que não figuram na trilha. Mas para representar, eu escolhi uma canção, que é original da amada Preta Gil, mas que teve regravação na voz de Antônio Villeroy, "Sinais de Fogo". 

  1. "Fogo e Paixão" - Fábio Jr. (Tema de abertura)
  2. "Sinais de Fogo"- Antonio Villeroy (Tema de Pedro)
  3. "Sem Dívida Sem Dúvida" - Jorge Aragão (Tema de Vó Tuquinha)
  4. "Primeiros Erros" - Mike Foxx (Tema de locação)
  5. "Escolhas, Provas e Promessas" - CPM 22 (Tema da gangue) 
  6. "Entre A Sola E o Salto" - Alcione & Gilberto Gil (Tema de Arlete)
  7. "Carolina" - Seu Jorge (Tema de Carolina)
  8. "Escorregadia" - Twiggy (Tema de Raíssa) 
  9. "Qualquer Coisa" - Arnaldo Antunes (Tema de Tomás)
  10. "Faz o Pagode Explodir" - Dudu Nobre (Tema de Ivonete) 
  11. "Meu Mundo Ficaria Mais Completo Com Você" - Cássia Eller (Tema geral) 
  12. "Hoje Eu Quero Sair Só" - Lenine (Tema de Manu)
  13. "Feelings" - Morris Albert (Tema de Pedro e Carolina) 
  14. "Also Spreach Zarathustra - Hervah (Tema de ação dos bombeiros)