Discoteca: Capital Inicial


Capital Inicial surgiu em Brasília, em 1982, após o término do grupo Aborto Elétrico de onde saíram seus integrantes. Além do surgimento do Capital, o término da banda gerou o nascimento do Legião Urbana, já que Renato era ex vocalista do Aborto. A extinção da banda se deu por conta de uma briga de Fê Lemos com Renato Russo, aquele acabou por se juntar com seu irmão Flávio e chamar uma vocalista para compor a então Capital Inicial. Por conta de uma intensa pressão dos pais, Heloísa, a vocalista tem de sair da banda que já fazia certo sucesso se apresentando junto de outros grupos como Plebe Rude. Os irmãos Lemos então resolveram fazer uma audição para a escolha do novo vocalista, que acabou sendo vencida por Dinho Ouro Preto, eterno fã do Aborto Elétrico; tanto que foi ele quem incentivou a nova banda a conter canções da extinta, e conseguiu que Renato Russo terminasse de compor a letra de "Música Urbana", primeiro grande sucesso do Capital Inicial e que marcou também a estreia do grupo nas trilhas de novelas. E você, confere aqui:

Música: Música Urbana
Disco: Capital Inicial
Ano: 1986
Novela: Roda de Fogo
Primeiro álbum de estúdio da banda, o disco acabou contendo canções da extinta Aborto Elétrico, como "Veraneio Vascaína", "Fátima" e essa que acabou sendo o primeiro tema de novelas do grupo. Roda de Fogo foi um grande sucesso de Lauro César Muniz e dos anos 80, sendo transmitida às 20 horas. A canção acabou sendo tema geral da trama e teve destaque, já que as novelas antigas contava com uma trilha mais enxuta, sendo lembrada até hoje pelos fãs do Capital Inicial. 

Fonte: Memória Globo
Música: Prova
Disco: Independência
Ano: 1987
Novela: Armação Ilimitada
No segundo álbum da banda, diferentemente do primeiro em que as canções demoraram três anos para serem compostas, as músicas foram feitas em apenas um mês. E novamente emplacava um sucesso na trilha do épico programa transmitido em 40 episódios ao longo de três anos. A série se tornou um dos maiores sucessos da época e até hoje é lembrada por quem a vivenciou. 


Música: À sua maneira
Disco: Rosas e Vinho Tinto
Ano: 2002
Novela: Pequena Travessa
Considerado um dos melhores discos da atualidade da banda - e que eu tenho ele lindamente na minha prateleira ♥ - esse CD acabou por lançar cinco singles, dentre os quais, dois vieram parar nas trilhas de novelas. O disco ainda contém duas faixas bônus, uma com a versão acústica de "Olhos Vermelhos", um dos singles citados acima e que foi tema do filme Dom; a outra faixa é "De musica ligera", versão espanhol dessa canção aqui, que foi parar na adaptação tupiniquim de Pequena Travessa. 

Fonte: ABN
Música: Primeiros Erros
Disco: Acústico MTV
Ano: 2002
Novela: Malhação
Gravado para o canal MTV, este acabou sendo o segundo álbum ao vivo da banda, que já havia gravado o primeiro em 1996. A canção em questão foi um grande sucesso, fez parte do álbum, mas sua versão original é do disco Choque, de Kiko Zambianchi, autor da canção - e de algumas outras do grupo. Acabou sendo inserida numa das temporadas mais relativas da novela teen, apesar de o disco da temporada não ter sido lançado comercialmente. 

Fonte: Memória Globo


Música: Cai a Noite
Disco: Eletricidade
Ano: 2003
Novela: Canavial de Paixões
Aproveitando a deixa do lançamento do disco ao vivo, o SBT pegou a canção que originalmente fez parte do álbum Eletricidade (1991) e colocou em sua trilha. A canção não foi um dos grandes sucessos, assim como a novela que acabou sendo mais um dos fiascos da emissora. A música foi tema da mimada Regina (Bruna Thedy), que namorava o mocinho da trama, mas não aceitava perdê-lo para seu amor de infância, Clara (Bianca Castanho). Resultado: #IncêndioNoCanavial


Música: Incondicionalmente
Disco: Rosas e Vinho Tinto
Ano: 2003
Novela: Mulheres Apaixonadas 
Ainda do disco Rosas..., outra canção veio parar numa trilha da linda novela de Manoel Carlos. Melhor que a canção nem circulava dentre os singles, e graças à novela, acabou se tornando um dos hits da banda naquele ano. A novela contava com três trilhas sonoras, sendo a primeira a lançar um disco duplo, e a música do Capital Inicial veio no terceiro disco, como tema de Cláudio (Erik Marmo) e da insuportável que todos queríamos estrangular e arrancar aquela tatuagem brega na unha Gracinha (Carol Castro). 

Fonte: Terra
Música: Não olhe pra trás
Disco: Gigante!
Ano: 2004
Novela: Começar de Novo
Considerada por mim como a melhor dentre as trilhas de novelas, a canção fez parte das chamadas da trama de Antônio Calmon. A novela passou por problemas drásticos de audiência, mas ainda assim não foi considerada um dos maiores fracassos da emissora. A música foi tema do complicado casal Abel (Eduardo Pires) e Branca das Neves (Manuela do Monte), que fazia uma alusão à história compilada pelos irmãos Grimm. A moça era uma enteada sofredora da megera Lucrécia (Eva Wilma), que acabava por incentivar o neto a ficar com a moça, após descobrir que ela herdaria uma fortuna. Ele acaba se apaixonando por ela e mesmo entre tapas e beijos os dois ficam juntos ao som do Capital Inicial. E viveram felizes para sempre...

Fonte: Leia Já
Música: Mais
Disco: Rosas e Vinho Tinto
Ano: 2005 / 2008
Novela: Malhação 2005 / Três Irmãs
Pra finalizar esse belo disco, um dos singles voltou depois de cinco anos de lançamento do disco para complementar a trilha praiana da novela de Antônio Calmon. Mas antes disso, a mesma canção havia sido parte da trilha especial de 10 anos de Malhação. "Mais" estava dentre um dos cinco singles que eu já citei aqui e teve um bom destaque em ambas as trilhas, sendo nos dois casos tema geral. 

Fonte: Memória Globo
Música: A Vida é minha
Disco: Eu nunca disse adeus
Ano: 2008
Novela: Caminhos do Coração
Um disco de grande repercussão, mas que não teve em seus singles os sucessos de trilhas sonoras. "Eu nunca disse adeus", que dá nome ao disco, e "Aqui" foram as canções escolhidas para representar o CD, mas nem se quer entraram em trilhas de novelas, apesar de terem sido grandes sucessos. A canção da banda, que entrou uma única vez numa novela da Record, foi tema geral na história intragável de Tiago Santiago. Fez parte da primeira versão da inovadora novela sobre os mutantes - quase um plágio daquela série também "meia boca" -, quando a novela ainda conseguia uma audiência razoável (e não queria competir com a novela das nove da Globo, rs). 

Fonte: Capa da trilha sonora original
Música: Um homem só
Disco: Eu nunca disse adeus
Ano: 2008
Novela: Revelação
Do mesmo disco, a canção também fez parte da trilha da primeira novela da esposa do Seu Sílvio, Dona Íris Abravanel. A novela em si não foi um fiasco, e é considerada até hoje, uma das mais bem feitas pela emissora, que acabou não poupando esforços, nem dinheiro. 

Fonte: UOL
Música: Eu quero ser como você
Disco: Das Kapital
Ano: 2012
Novela: Corações Feridos
O disco do grupo recebeu esse nome por conta do livro O Capital, de Karl Marx (quanta intelectualidade, né?!), que recebe esse nome na versão original, em alemão. Não teve uma grande repercussão como outros CDs da banda, mas contou com alguns grandes hits como "Vivendo e Aprendendo", lançado no palco do programa Altas Horas. Quanto à canção da novela, eu em particular gosto muito, mas o disco da trama nem foi lançado, apesar de contar com grandes nomes da nossa música. Foi tema do protagonista Eduardo (Flávio Tolezzani), que tenta se vingar a morte do irmão, mas acaba errando a mulher e fazendo mal à pessoa errada, por quem se apaixona. 

Fonte: Conta Mais 
Música: Fogo
Disco:  Você não precisa entender
Ano: 2013
Novela: Sangue Bom
Essa música data de um disco de 1988, e foi regravada nos discos ao vivo da Multishow e da MTV. Mesmo com grandes sucessos com essa canção, Dinho Ouro Preto alega ser este o pior disco da banda; ele alega que a banda estava num período de alto consumo de drogas, com isso a produção era lenta e feita de qualquer jeito. Apesar de ser um sucesso antigo, a canção voltou à tona na trilha da trama de Maria Adelaide Amaral, que acabou sendo um dos maiores sucessos do ano, no quesito repercussão e recepção de crítica. Na novela, foi tema da mau caráter Lara Keller (Maria Helena Chira), que acabou sendo a mandante dos crimes que incriminariam a vilã Amora (Sophie Charlotte). 

Fonte: TV Globo