Discoteca: Alejandro Sanz


Alejandro Sánchez Pizarro, mais conhecido como Alejandro Sanz, é um dos artistas latinos mais bem sucedidos. Ele nasceu na Espanha, em 1968 – sim, ele tem 44 aninhos. Sua carreira teve início ainda no final da década de 80, quando participava de festivais de músicas. No início da década seguinte, Alejandro lança seu primeiro disco, “Viviendo Deprisa” (1991). Com este álbum, ele atingiu o topo das paradas em seu país e começou a se consagrar um dos maiores cantores da atualidade. O cantor emplacou grandes sucessos em trilhas sonoras de novelas, que você confere aqui: 

Canção: Corazón Partio
Disco: Más
Ano: 1998
Novela: Torre de Babel
Abrindo sua playlist em novelas, Alejandro emplacou um dos maiores sucessos musicais, lembrado até hoje. A canção permaneceu no topo das paradas por setenta semanas seguidas, consagrando-o como melhor cantor espanhol e um dos ícones de vários países da América Latina. Aqui, a música foi tema da doce – e manca – Shirley (Karina Barum). E como já era de esperar, música em novela das oito, vira hit. Em 2006, Alejandro gravou uma participação com essa canção no DVD de Ivete Sangalo, com quem viria futuramente gravar outro hit de novela. 

Fonte: Extra/O Globo


Canção: Y ¿Si Fuera Ella?
Disco: Más
Ano: 1999
Novela: Suave Veneno
Ainda do mesmo álbum, saiu a canção tema dos protagonistas da complexa novela de Aguinaldo Silva. O casal tinha sempre suas idas e vindas, e Lavínia (Glória Pires) se fazia passar por outra mulher com um simples intuito de se vingar de Valdomiro (José Wilker), a pedido da filha bastarda do empresário. A novela não engrenou, é considerada um dos maiores fiascos dos anos 90, mas emplacou grandes sucessos em sua trilha sonora, que foi, e ainda é, uma das melhores da década (na minha opinião). 


Fonte: Memória Glória Pires


Canção: ¿Lo Ves?
Disco: Alejandro Sanz 3
Ano: 1999
Novela: Vila Madalena
Outra novela questionável foi Vila Madalena. Sem grandes repercussões e com poucas lembranças, a trama de Walther Negrão figura entre as “esquecidinhas” da Rede Globo. A canção de Alejandro entrou como tema do complexo personagem Arthur (Herson Capri), que começava a trama bem e encerrava como um grande vilão. Tal estilo já é comum nas obras do autor, em especial nos personagens masculinos, que ele dá tanta ênfase.  


Fonte: Astros em Revista


Canção: Quiero Morir en tu Veneno
Disco: Alejandro Sanz 3
Ano: 2002
Novela: Desejos de Mulher
Trama escrita por Euclydes Marinho, um autor pouco frequente na carreira solo, da Rede Globo, a novela acabou sendo outro fiasco – apesar de eu amar. A canção de Alejandro acabou sendo tema geral da trama, e circula entre os grandes nomes da trilha internacional, que eu também considero, uma das melhores daquele ano. 


Fonte: UOL


Canção: Esperança
Ano: 2002
Novela: Esperança
Atendendo ao pedido da Rede Globo, Alejandro grava, juntamente com Laura Pausini, Gilbert e coral do Fama. A intenção da emissora era mostrar diferentes idiomas na entrada da novela, que abordaria em especial, os imigrantes. O italiano era a figura ilustre da trama, porém outros personagens tinham papel tão importante quanto na história de Benedito Ruy Barbosa. O próprio Gilbert interpretava o pai da intempestiva – já nas mãos de Walcyr Carrasco – Camile (Ana Paula Arósio). 

Fonte: Youtube


Canção: Cuando Nadie me ve
Disco: El Alma al Aire
Ano: 2002
Novela: Esperança
E não bastou apenas uma canção, Alejandro ainda emplacou outra, que foi tema da prostituta Justine (Gabriela Duarte). A personagem foi um dos maiores destaques da novela, ainda mais depois de um tórrido, porém sublime amor, com o estudante de direito, Marcos (Chico Carvalho). O final da moça é triste, quando ela morre por conta de uma tuberculose, mas consagrou a atriz, que andava meio ausente da TV e fez dela uma das figuras mais relevantes dessa novela, que também figura dentre os “fracassos” da emissora.  


Fonte: Telehistória 


Canção: Regálame la silla donde te esperé
Disco: No es lo Mismo
Ano: 2003
Novela: Celebridade
Bom, fugindo da linha dos fiascos da Rede Globo, Alejandro vem à tona com uma canção em um dos sucessos de Gilberto Braga, Celebridade. Sabe aquela típica história de Gilberto, do homem submisso à mulher, que tem uma vida fracassada e acaba dependendo dela financeira e psicologicamente? Pois é, era Nelito (Taumaturgo Ferreira). Ele acaba encontrando amparo nos braços da melhor amiga de sua cunhada, Eliete (Isabela Garcia), a sacoleira ♥ . A música teve boa repercussão, mas acabou um pouco apagada na trama, por conta de dividir o disco com outros grandes sucessos da época. 


Fonte: UOL


Canção: Looking for a Paradise
Disco: Paraíso Express
Ano: 2010
Novela: Tempos Modernos
E não durou muito, Alejandro volta a ser tema de outro fiasco da teledramaturgia. A primeira trama de Bosco Brasil entrou pra galeria de uma das piores audiências do horário, talvez pela sua ideia inovadora demais para uma novela. A canção, porém, fez grande sucesso na época. Foi tema do personagem Led (Guilherme Leicam), que estudava violoncelo escondido do pai, que queria que ele fosse rockeiro. Começa a trama com um amor não correspondido, que acaba desabando diante de sua relação com Dodô (Naruna Costa), grande amiga de sua irmã. 


Fonte: Rede Globo


Canção: Desde Cuando
Disco: Paraíso Express
Ano: 2010
Novela: Ti Ti Ti
Além de uma grande história, uma perfeita trilha sonora. Assim foi o remake de um sucesso de Cassiano Gabus Mendes, nas mãos de Maria Adelaide Amaral. A música em questão foi tema do complicado casal Pedro Spina (Marco Pigossi), o garoto rebelde, e Gabriela (Carolina Oliveira), a eterna apaixonada. Ela larga Luti (Humberto Carrão), seu namorado perfeito por conta de um amor bandido ao lado do riquinho petulante. E isso rendeu ótima história, onde a moça acabou sendo submissa e ridicularizada pelo pseudo vilão.  


Fonte: Rede Globo


Canção: No me Compares
Disco: La Música no se Toca
Ano: 2012
Novela: Salve Jorge
E no ano passado, Alejandro volta à tona, na companhia de Ivete Sangalo. Foi tema do casal mais importante da trama de Glória Perez – que acabou arrancando o prestígio dos protagonistas, Morena e Theo -, a delegada Donelô (Giovanna Antonelli) e o advogado Stênio (Alexandre Nero). Apesar da novela não ter sido um dos maiores sucessos de público e repercussão, a história de amor e ódio do casal rendeu boas gargalhadas e uma das tramas mais interessantes da novela. 

Fonte: Rede Globo


Fonte: Trilha da Novela, Alejandro Sanz