As aberturas de verão.


"Já pintou verão, calor no coração, a festa vai começar..." Pois é, hoje às 15:11 horas começa o verão, a estação mais adorada por nós brasileiros. Muito sol, praia, farofada e pessoas se achando gostosa. Afinal, o que há de tão surpreendente no verão brasileiro? Nunca saberemos, mas que gostamos, gostamos! E com um post especial, relembraremos aberturas de novela que de alguma forma retrataram os verões passados. As aberturas estão em ordem alfabética, para o analfas de plantão: 

Água Viva (1980)

Atualmente no ar, como um dos maiores sucessos do Canal Viva, a novela escrita por Gilberto Braga, em parceria com Manoel Carlos foi um furor no início dos anos 80. A novela focava num verão carioca e em seus personagens tão humanizados, tão verossímeis. Quanto à abertura? Ela mostrava praticantes de windsurf, que começava a ser a tendência da época. Tudo isso ao som de "Menino do Rio", de Caetano Veloso na voz de Baby do Brasil. Quer coisa mais significativa para o verão do que essa abertura? 



Araguaia (2010)

Nem só de Rio de Janeiro vive o verão no Brésil ♥. Retratando o interior do país, a novela de Walther Negrão mostrava na abertura como era a alta estação em pleno coração brasileiro, às beiras do rio Araguaia. Com cenas esplendorosas desse cotidiano, a abertura era embalada pela calma canção "Companheiro". 



Cara & Coroa (1995)

Escrita por Antônio Calmon, a novela mostrava uma sósia que assumia o lugar da mulher original. O que isso tem a ver com o verão? Nada, necessariamente, mas a abertura era um deleite para os telespectadores mais encalorados. A atriz Suzana Werner nadava num límpido oceano em meio a espelhos (sempre adorando a originalidade dos anos 90 ♥).



Como uma Onda (2005)

Uma viagem num cruzeiro, um verão em Florianópolis. Mais uma vez, fugindo da linha "verão carioca", a novela focava num dos melhores points do litoral sulista. Com personagens que giravam em torno de mergulho e pescaria, a novela tinha grande enfoque no verão. Escrita por Walther Negrão, a abertura mostrava um tubo de onda, com cenas praieiras, ao som do "zen surfismo" de "Como uma Onda" de Lulu Santos



Corpo Dourado (1998)

Uma das aberturas que mais retrata o verão, com certeza é a da novela de Antônio Calmon. A novela era anunciada no Vale a Pena Ver de Novo como "Você vai reviver um verão inesquecível". Se desenvolve toda em uma cidade praiana fictícia, onde acontecem grandes histórias de amor. A abertura contava com cenas de pôr do sol, mulheres de biquíni, entre frutas e flores típicas da estação. Tudo isso ao som da versão tupiniquim de "I'm not in love" com tradução de "Somente o Sol", na voz de Deborah Blando. #inesquecível 



Flor do Caribe (2013)

Exibida esse ano pela Rede Globo, a novela de Walther Negrão se passava no Rio Grande do Norte e no Caribe. Outra grande referência à essa estação, que trazia uma abertura mais calma, com cenas que mesclava o Brasil e a América Central, ao som de Maria Gadú e 5 a Seco



Gabriela (2012)

Com desenhos feito em pó multicor, representando a areia e gotas caindo sobre os desenhos que mostravam cenas do cotidiano de Ilhéus, na Bahia, a abertura conseguiu retratar bem todo o calor da protagonista. Com canção homônima na voz de Gal Costa, a abertura faz referências à da primeira versão, mas com um toque da tecnologia atual. 



Prova de Amor (2005)

Uma das primeiras novelas da Rede Record a ameaçar a Globo, contava histórias mescladas, mas sem grandes referências ao verão. Porém sua abertura trazia esse frescor com cenas do verão carioca ao som de "O Barquinho", grande sucesso da bossa nova. A novela foi escrita por Tiago Santiago, autor de Os Mutantes e Amor e Revolução, no SBT. 


Sol de Verão (1982)

Sucesso de Manoel Carlos, a novela não tinha uma Helena como protagonista, mas mostrava uma mulher de fibra que lutava por seus sonhos, mesmo que fosse contra tudo e todos. A trama focava também no verão da cidade maravilhosa e tinha na abertura cenas de pessoas suadas, roupas de banho e sorvetes, ao som de "Tô que tô" na voz de Simone - sim, ela existe para além de "Então é natal". 



Te contei? (1978)

Sucesso de Cassiano Gabus Mendes, a novela mostrava a vida da cleptomaníaca Sabrina (Wanda Stefânia), moça de família rica. A abertura contava com cenas de amigos em pleno verão carioca ao som da canção "Te contei?" 



Tieta (1989)

"Vem amor, vem com calor". Assim começava a música da caliente versão de Aguinaldo Silva para o livro de Jorge Amado. Não existe mais coisa com cara de verão brasileiro que os contos baianos, logo a trama focou em cenas de dunas e praias para mostrar o amor proibido de tia e sobrinho. Na versão do cinema, a canção tema era "A Luz de Tieta" de Caetano, na versão televisiva, ficou a cargo de Luiz Caldas e sua "Tieta". 



Três Irmãs (2008)

Surf, praia, e novamente uma cidade fictícia fizeram parte do universo criado por Antônio Calmon. A novela em si, nem engrenou muito, mas o verão foi muito bem retratado numa versão que fazia jus ao tema do surfismo. Pranchas serviam para refletir o rosto das três irmãs da história, embalados pela versão de Mart'nália para "Don't worry, be happy", um clássico relax internacional. 



Tropicaliente (1994)

Outra novela de Walther Negrão que tinha como foco principal o verão nordestino. Desenvolvida no Ceará, a trama tinha uma história baseada na vida dos pescadores da região. Para entrar no clima, a música de abertura era o "Coração da Gente", na voz de Elba Ramalho, enquanto era mostradas cenas típicas da estação mescladas com frutas cítricas. #irreverente.



Vende-se um Véu de Noiva (2009)

Novela escrita por Íris Abravanel, a esposa do tio Sílvio, que foi baseada em uma radionovela de Janete Clair. A história em si num tinha enfoque no verão, mas sua abertura era um convite para ir à praia e se jogar no mar. Mostrava uma noiva que nadava até uma ilha em busca de um véu. Até a música de Flávio Venturini tinha esse ar praieiro com os dizeres "O amor deixa pegadas na praia da vida".


Vereda Tropical (1984)

Escrita por Carlos Lombardi, a novela mostrava na abertura uma típica noite de verão, com drinks, frutas e uma viagem de cruzeiro. A canção de abertura era latina com o nome da novela e cantada por Ney Matogrosso.