Água Viva: Trilha Nacional


Se ontem Anjo Mau (1997) teve vez, não podíamos deixar de fora outro sucesso que está sendo reprisado no Canal Viva. Água Viva (1980) é de autoria de Gilberto Braga, com colaboração de Manoel Carlos. A trama chama atenção pela maneira como explora as belezas do Rio de Janeiro, assim como pela indumentária dos personagens e pela trilha sonora quase impecável. Hoje relembraremos a trilha nacional que está tocando na novela.  

Dona de uma voz inigualável, Maria Bethânia tem uma carreira regada de sucessos, e assim também é no ramo das trilhas sonoras. Em 1979 ela lança seu disco Mel, de onde sai a gravação de "Grito de alerta", uma música composta pelo grande Gonzaguinha. Que seria sucesso, já imaginávamos, mas não com tamanha repercussão, ainda mais depois que virou tema dos protagonistas Lígia Prado (Betty Faria) e Nélson Fragonard (Reginaldo Faria). A canção figura entre os maiores destaques da trama. 
Elis Regina também marcava a trama com outro grande canção: "Altos e baixos". A música caiu como uma luva para os personagens Lígia e Heitor (Carlos Eduardo Dolabella), pelo simples motivo que os dois vivenciavam uma crise no casamento, após a moça flagrar o marido com sua amiga. Ao refletir a letra, percebemos esse momento de término sofrido, de tentativa frustrada de reconciliação e da aceitação do abandono do lar. Confira um trecho e ouça a canção:

[...] E a queda dos saltos tão altos sobre os nossos filhos. Com um raio de sangue no chão, do risco em teus cílios. Foram discos demais, desculpas demais. Já vão tarde essas tardes e mais tuas aulas. [...]

Fonte: Astros em Revista 
A minha segunda adorada na trilha desse disco é com certeza a canção de Fábio Jr., "20 e poucos anos". A música ganhou outras versões famosas como da banda Raimundos ou mesmo uma versão mais atualizada do próprio Fábio Jr. com seu filho Fiuk. O mais interessante é que a música foi tema de Marcos, vivido pelo próprio cantor, com a determinada Janete (Lucélia Santos). Também se encaixou bem na história do casal, que vivia seus dilemas dos vinte e poucos anos, que relutavam para entrar num casamento sem grandes perspectivas, por conta das poucas finanças e pouca experiência do casal. Além do fato de Janete ter lidar com a rejeição da família de Marcos, e com as tramoias da mãe do rapaz.

Fonte: Memória Globo


Outro grande nome da trilha é Gal Costa, que traz em "Noites cariocas", alguns dizeres que refletem a situação e os pensamentos da excêntrica Stella Simpson (Tônia Carreiro). A personagem foi um dos grandes chamarizes da trama, que teve destaque por esbanjar, mesmo diante de algumas crises financeiras. A canção é do compositor Jacob dos Bandolins e data de 1957; seu compositor foi um dos maiores do gênero choro da época. A canção inclusive contribui para dar nome ao programa homônimo exibido pela Rede Record, nos anos sessenta. 

Fonte: Memória Globo


"Amor, meu grande amor", também na voz de Ângela Rô Rô, fez parte da recente trama de Glória Perez, Caminho das Índias (2009). Mas sua primeira aparição em trilhas de novela foi em Água Viva, como tema da personagem Sandra (Glória Pires). A moça era filha do rico Miguel Fragonard (Raul Cortêz), e mantinha um paixão por Marcos, que era compromissado com Janete. Os autores e direção resolveram apostar na química do casal Glória Pires e Fábio Jr, que haviam feito par romântico um ano antes, na primeira versão de Cabocla (1979).

Fonte: Extra/O Globo


Com toda aquela dedicação ao verão carioca, não podia deixar de fora um clássico da bossa nova: "Wave". A canção que fez parte da trilha era uma gravação de João Gilberto, e era tema geral na trama. Vinte e seis anos depois da transmissão de Água Viva, a música volta a fazer parte da trilha da novela de Manoel Carlos, Páginas da Vida (2006).

Fonte: Memória Glória Pires


Existe ainda a canção que foi tema de Nélson Fragonard, na voz de Milton Nascimento, "Cais". A canção, talvez seja a que mais reflete o espírito do personagem, um tanto quanto aventureiro, sem grandes responsabilidades. Confira um trecho da letra e ouça:

[...] Para quem quer me seguir eu quero mais. Tenho o caminho do que sempre quis e um saveiro pronto pra partir. Invento o cais, e sei a vez de me lançar.

Para finalizar, eu deixo especialmente a canção de abertura, que figura entre os temas mais relevantes da TV brasileira. "Menino do Rio", na voz da então Baby Consuelo foi um grande sucesso daquele ano e conseguia transmitir a jovialidade e o espírito de um verão carioca dos anos 80. Ah, e só pra saber essa é a minha faixa favorita no disco. ♥

Fonte: Globo.com


Confira agora a capa original e todas as faixas que compunham o disco:


  1. "Grito de Alerta" - Maria Bethânia (Tema de Lígia Prates Sampaio e Nélson Fragonard)
  2. "Desesperar Jamais" - Simone
  3. "Altos e Baixos" - Elis Regina (ema de Lígia Prates Sampaio e Heitor Sampaio)
  4. "20 e Poucos Anos" - Fábio Jr. (Tema de Janete e Marcos Mesquita)
  5. "Noites Cariocas" - Gal Costa (Tema de Stella Simpson)
  6. "Menino do Rio" - Baby Consuelo (Tema de Abertura)
  7. "Realce" - Gilberto Gil (Tema de Bruno Fraga Simpson)
  8. "Amor, Meu Grande Amor" - Ângela Rô Rô (Tema de Sandra Fragonard)
  9. "No Tempo dos Quintais" - Elizeth Cardoso
  10. "Peito Vazio" - Lúcia Araújo (Tema de Suely)
  11. "Wave" - João Gilberto
  12. "Cais" - Milton Nascimento (Tema de Nélson Fragonard)