Mini-Flashback: A Vida da Gente


O mini-flashback de hoje é a minha menina dos olhos, a primeira novela de Lícia Manzo como autora titular: A Vida da Gente. Exibida de setembro de 2011 a março de 2012, a trama fugiu da rota Rio-São Paulo e foi desenvolvida em Porto Alegre, RS. Por conta disso, a trama não contou com muitas externas em locais públicos, mas não deixou de abusar de cafés, restaurantes e parques. Muitos compararam o trabalho da autora ao do autor Manoel Carlos, por tratar de relações familiares complexas e não apelar ao maniqueísmo, típico de obras de ficção. Ou seja, era uma história onde a vida era a maior vilã, onde os problemas cotidianos passavam a ser os culpados pelos empecilhos da vida dos personagens. A abertura também contava com um recurso comum nas obras de Manoel Carlos, onde fotografias e vídeos caseiros eram apresentados mostrando o desenvolvimento da família principal da novela. Ao som da regravação de "Oração ao Tempo", Maria Gadu transmitiu essa ideia do tempo cumprindo seu papel na vida da gente. Confira:



Ana Fonseca (Fernanda Vasconcelos) é uma famosa tenista, vencedora de grandes prêmios e conhecida mundialmente. A jovem vive à mercê dos "cuidados" excessivos da mãe, Eva (Ana Beatriz Nogueira), que nunca escondeu sua preferência pela moça, em se tratando da filha mais velha, Manuela (Marjorie Estiano). Na realidade, Eva sempre controlou os passos e o dinheiro de Ana, já que sua carreira começou cedo. 

Há anos atrás, a família não gozava de uma situação financeira boa e só a fez por conta do casamento de Eva com o empresário Jonas (Paulo Betti). A princípio, existia amor entre os dois, mas como ele se dedicava apenas aos trabalhos, Eva foi perdendo o apetite no casamento. 


Jonas tinha também dois filhos de seu primeiro casamento, o tímido Rodrigo (Rafael Cardoso) e a temperamental Fernanda (Maria Eduarda). Se por um lado, jonas não tinha motivos pra reclamar do filho, por outro, a filha era seu maior motivo de rancor, já que ela sempre se envolvia com alguém alheio à realidade social da família. 


O casamento de Eva e Jonas chega mesmo ao fim, quando ela volta pra casa e flagra o marido com a personal trainer, Cris (Regiane Alves). Esse foi o estopim para o término da relação e tudo piora quando eles vêem Ana e Rodrigo se beijando no jardim da casa. Por terem sido criados como irmãos, a família não apoia o relacionamento dos dois, que começou apenas dias antes, durante uma excursão nas serras gaúchas. 


Pouco sabe, mas Ana e Rodrigo já tiveram uma noite de amor e a jovem está grávida. Com tal notícia, sua treinadora, a manipuladora e amarga Vitória (Giselle Fróes), fica enfurecida e arruma uma única solução para não perder sua pupila: mandá-la para a Argentina durante a gravidez e depois que o bebê nascer, entregá-lo para adoção. Quando chegam na Argentina, Vitória já tinha tudo planejado, inclusive o casal que ficaria com a criança. Mas depois de dar à luz a pequena Júlia, Ana não consegue entregar a menina e diz que vai ficar com ela, para tristeza de Eva, que concorda com a treinadora. 


Ana então volta para o Brasil e depois de um tempo decide contar tudo para o Rodrigo, assim que conseguir ir embora de perto da mãe. Manu a ajuda durante o percurso, até que elas sofrem um grave acidente, no qual Ana acaba entrando em coma. Diante disso, a raiva de Eva para com Manu só aumenta e eles têm de conviver com o fato de Ana ficar por tempo indeterminado numa cama imóvel. 


Manu resolve então contar para Rodrigo, mesmo contra o desejo de Eva que Júlia é sua filha. Desde então, ele passa a cuidar da menina como um verdadeiro pai, ao lado da irmã de Ana, já que Eva não demonstra qualquer afeto pela menina. Anos se passam e entre Manu e Rodrigo começa a surgir um sentimento a mais, até que os dois começam a se relacionar e se casam.


Tudo muda quando Ana volta do coma e todos têm de lidar com seu retorno de forma ainda inesperada. Eva, antes de mais nada conta para a filha que sua irmã e seu "ex-namorado" estão juntos e cuidando de sua filha. A notícia traz grande impacto à jovem que alega não querer ver ninguém e demonstra certo rancor da irmã. 


Com o tempo, Ana vê que é impossível não manter contato com Manu e que entre a irmã ou Rodrigo, Ana prefere continuar se relacionando com a irmã. Outro grande problema pra tenista é a aceitação da filha, que vê em Manu sua verdadeira mãe e encontra certos problemas de aceitar Ana. Quem dá um amplo apoio à tenista é seu neurologista, Lúcio (Thiago Lacerda). Ele acaba apresentando a ela sua ONG e acaba demonstrando interesse na moça, que sem ver muitas opções, acaba ficando com ele, crendo que pode esquecer Rodrigo e ser feliz ao lado do médico. 


Mas como esquecer seu amado não é fácil, Ana e Rodrigo acaba se envolvendo novamente e sendo flagrados - graças a uma armadilha de Eva - por Manu. Esta alega que não aceita a traição da irmã, pois quando ela voltou do coma, Manu lhe perguntou se ela se importava com a relação dos dois e Ana não demonstrou interesse algum em Rodrigo. A relação das irmãs então fica estremecida e Ana tenta enfim, retomar seu relacionamento com seu amado. 


Enquanto isso, Lúcio conhece Laura (Vanessa Lóes), uma médica com quem começa a se relacionar para tentar esquecer Ana, que foi uma pessoa muito importante para ele. Os dois têm muita coisa em comum, além da própria medicina, mas Laura acredita que Lúcio não está pronto para um relacionamento por talvez não ter completado seu passado com a tenista. 


O mesmo pensa Gabriel (Eriberto Leão), que surge na vida de Manu, no momento em que ela e Rodrigo se separam. Ele rompe sua relação com a doceira alegando que nunca a teve por completo, pois acredita que a relação dela e de Rodrigo é algo natural, que eles se entendem apenas com o olhar, de modo que nunca sentiu isso da parte dela em relação a ele. 


Mesmo as irmãs se desentendendo bastante, a avó Iná (Nicette Bruno) foi uma figura sempre presente na vida de ambas. Com espírito juvenil, ela sempre foi o oposto da mãe das meninas, pois demonstrava carinho e afeto, sem predileção e sem interesse algum. 


Ela namora Laudelino (Stênio Garcia), e os dois acreditam que esse estilo de vida é o melhor, mesmo estando em idade avançada. Os dois têm um jeito jovem de ver a vida, cada um mora em uma casa e decidem o que e melhor para eles. O maior problema na vida do casal é quando Laudelino descobre um câncer na próstata, e chega a achar que sua vida está chegando ao fim. Além do preconceito gerado pelo próprio exame, ele enfrenta a idade já avançada, mas Iná sempre o apoia. 


Além de Iná, ele conta com a ajuda da neta Lorena (Júlia Almeida). Uma menina doce e carinhosa, mas que não leva desaforo pra casa. Ela começa a trabalhar na casa de Jonas, depois que nasce Tiago (Kaic Crescente), o filho por inseminação artificial dele com Cris, ex amante e atual esposa. 


Cris e Lorena se desentendem por tudo. A princípio parece uma birra da mãe com a babá pela preferência do pequeno Tiago com relação a esta. Aos poucos, Lorena percebe que Cris está mesmo interessada em seu namorado, Matias (Marcello Mello Jr.), o jardineiro da casa. 


Lorena tenta se manter no emprego por acreditar que Cris não irá "dar conta" de Tiago, já que ela nunca demonstrou se importar com o garoto. Mas com o tempo, ela flagra a perua com Matias e não consegue mais conviver com a situação. Porém, Matias acredita que seu verdadeiro amor é Lorena e abandona o emprego para tê-la de volta. 


A vida de Cris vira de cabeça pra baixo quando ela descobre que Jonas tinha feito vasectomia e não podia gerar mais filhos. Com isso, vem à tona a verdade sobre Tiago, que ele é filho do irmão de Jonas, Lourenço (Leonardo Medeiros). Quando Cris se desesperou para ter um filho - de olho na herança do marido -, ele foi atrás desesperado do irmão, para que mantivesse esse segredo em família. Lourenço não queria aceitar, mas tinha em vista publicar um livro, que culminaria em muitos gastos. Dessa maneira, ele aceitou a quantia que Jonas ofereceu e fazer a doação para a inseminação de Cris. 


Outro problema é que sempre foi desejo de Celina (Leona Cavalli) ter filhos, mas sempre empurrou essa história, pois acreditava que Lourenço não estava preparado para isso. E realmente, ele nunca quis ter uma criança, mas quando Lorena lhe procura e fala sobre a situação de Tiago, que depois da separação de Cris e Jonas está sem nada, ele entra na justiça pela guarda do garoto. 


Lourenço e Cris haviam se separado justamente por esse diferença de vontade dos dois. Celina então se envolve no réveillon com um desconhecido e acaba engravidando. Ela vai atrás do rapaz, e ele lhe propõe que aborte, que ele arca com os custos. Celina fica com raiva e diz que não precisa do dinheiro dele, pois é independente e irá criar sozinha a criança e afirma que só contou para que não tenha problemas futuros. Quando retorna para Lourenço, ele aceita o filho que ela espera e ela aceita Tiago, formando novamente uma família. 

A irmã de Rodrigo, Nanda acaba enfim encontrando um homem respeitável e responsável com quem se relacionar, Lui (Marat Descartes). O problema dos dois está justamente no filho do rapaz, Francisco (Vitor Navega Motta), que sempre foi o primeiro plano na vida de Lui. A relação do garoto e de Nanda é muito complexa, já que eles vivem discutindo.


Porém, tudo se torna mais complicado ainda quando Lui sofre um infarto e morre, deixando Francisco aos cuidados do avô, com quem ele não se dá bem. Certo dia, ele procura Nanda e lhe diz que quer ficar com ela, mostrando que apesar das rixas, os dois sempre se gostaram. Ela passa então a cuidar de Francisco e a amadurecer com tais situações, já que sempre esteve acostumada com tudo perfeito. 


A família da treinadora Vitória também passa por uma crise, quando ela e seu marido Marcos (Ângelo Antônio) resolvem se divorciar. Ele está cansado da esposa jogar na cara que ele não trabalha e não faz nada para melhorar tal situação. Marcos acredita que está na vida que escolheu, a de cuidar de casa enquanto sua mulher vai trabalhar, ainda mais que ela não tem muitas habilidades para o lar. 


O casamento entra em uma crise pior quando ele conhece Dora (Malu Galli) nas aulas de natação das filhas. Os dois começam a ter um caso, até que decidem dividir o mesmo teto, gerando a saída dele de sua casa. Marcos reluta para ter a guarda das meninas, pois acredita que Vitória não conseguirá cuidar das garotas.


A filha mais velha, Sofia (Alice Wegmann) aceita ir morar com o pai, enquanto a mais nova prefere a mãe, por conta das coisas que esta pode lhe dar. Sofia enfrenta problemas maiores com a mãe, que deposita nela todas as suas expectativas com relação ao tênis. As coisas pioram quando a garota começa a se envolver com Miguel (Rafael Almeida), que trabalha na quadra onde ela treina. Vitória não aceita o relacionamento e passa a discutir com a filha, inclusive abandonando o cargo de sua treinadora, que passa a ser ocupado por Ana. 


Vitória passa então a treinar a maior rival de Sofia, Cecília Vilaça (Polliana Aleixo). Ela é filha de um rico empresário, Mariano (Francisco Cuoco), com quem a treinadora acaba se envolvendo. Mas se arrependimento matasse, talvez Vitória estivesse morta, pois Cecília começa a usar anabolizantes e é reprovada durante o teste antidoping.


Mas a treinadora também não sai ilesa dessa história, pois descobre-se a verdade de seu passado. Ela engravidou, assim como Ana, e deu sua filha para adoção, por isso ela tinha tanta experiência na história da jovem. Mas nunca acreditou que teria que ver de volta a menina, até o dia em que Alice (Stephany Britto) surge em sua vida, em busca de sua mãe biológica. 


Vitória não poupa palavras para a menina, dizendo que é pra ela se afastar de sua família, pois não ela não faz parte daquele mundo. Alice fica frustrada, mas tem o apoio dos pais adotivos, Suzana (Daniela Escobar) e Cícero (Marcello Airoldi), que sempre relutaram para que ela não fosse atrás da verdade.


Ela não se contenta com as palavras da treinadora e vai atrás de seu pai. Descobre então que ele nunca soube da gravidez de Vitória e que ele fica muito feliz em saber que ela existe. Renato (Luiz Carlos Vasconcellos), graças a Alice, começa a receber o apoio da família da garota. Cícero lhe dá um emprego e Suzana começa a contratá-lo para fotografar seus trabalhos como paisagista. Até que os dois começam a sentir algo a mais, para desespero de Cícero que sente que perdeu a filha e perderá a esposa. Mas descobrem que no fundo era apenas amizade e não passa disso. 


Alice encontra apoio, além das amigas Ana e Manu, em João (Kleber Toledo), um funcionário de seu pai com quem ela acaba namorando. 


Ao final da trama, Júlia passa por um grave problema de saúde, gerando enfim o perdão das irmãs que tinha sempre como objetivo a felicidade da pequena garota.


Manu então resolve doar o fígado para a sobrinha, na esperança de salvá-la. E por fim, vemos a relação de Ana e Rodrigo realmente findada, de uma maneira sublime e delicada que é lembrava por muitos até hoje - e que eu considero um dos momentos mais emocionantes da teledramaturgia.

Vi você, erguendo tacas, troféus, tua imagem na revista, distante da criança que eu era, e que você, era também. Depois a nossa fuga de casa , e o nosso medo, e a nossa coragem, e o salto sem rede que tantas vezes, se chama amor. Vi você indo embora, sendo levada, de diferentes formas, tantas e tantas vezes, e depois vi você voltando e no fundo dos seus olhos como num rio, tudo que a gente não tinha vivido.

Mostrando que eles precisavam viver aquilo, mas que o destino dos dois eram na presença de outras pessoas. Acompanhe a carta que eles escrevem um para o outro mostrando o final dessa trajetória. 


Curiosidades: Está foi a primeira novela de Lícia como autora titular, porém não foi seu primeiro trabalho em tal cargo na emissora. Ela escreveu a série Tudo Novo de Novo, que também abordava essa "nova" família brasileira. Apesar da audiência não ter sido o forte da novela, ela teve ótima repercussão, colocando inclusive as tags #TeamAna e #TeamManu nos trending topics nacionais - se referindo a quem o telespectador apoiava na trama. Quando divulgada, a trama usava os dizeres: "E se a vida te desse uma segunda chance?" Pois a autora alega que o coma era o tema centra da novela e em torna disso iam se desenvolvendo as diversas histórias. Confira o teaser de lançamento: 


Um dos fatos mais curiosos a respeito de A Vida da Gente é o processo pelo qual a novela passou de reclassificação etária. A trama que era livre, a partir de outubro de 2011 passou a ser inadequada para menores de 10 anos. Até aí tudo bem, tantas já passaram por isso, mas o motivo alegado pelo Ministério da Justiça foi simplesmente o de "angústia". Sim, a novela foi considerada muito angustiante para o horário e para as crianças - bizarrices da TV. 

Trilha Sonora: Foi lançado apenas um disco nacional da novela, que ainda não continha todas as músicas. No site da emissora, aparecia as canções "Serene" de Gal Costa e "Esotérico" de Paula Toller, como parte integrante da trilha, mas elas não estão presentes no disco. Dentre os maiores destaques está a canção "Recomeçar" na voz de Tânia Mara, que descrevia bem a personagem Ana, da qual era tema. Outro sucesso foi "Ovelha Negra", que já tinha estado em outras novelas, mas que foi usada para representar as crises existenciais de Nanda. A novela contou com muitas regravações e canções já utilizadas antes na teledramaturgia, como "Aonde quer que eu vá", do grupo Paralamas do Sucesso, que havia tocado em 2001, na novela Um Anjo Caiu do Céu e voltava agora como tema dos protagonistas. Confira este sucesso e "A Idade do Céu", do Moska, que foi tema de Manu e Rodrigo - só porque é minha favorita: 





1. "Oração Ao Tempo" Maria Gadú (tema de abertura)
2. "Aonde Quer Que Eu Vá" Herbert Vianna (tema de Ana e Rodrigo)
3. "Dona Cila" Milton Nascimento
4. "Recomeçar (Volver a Comenzar)" Tânia Mara (tema de Ana)
5. "Sou Eu" Chico Buarque (tema de Iná e Laudelino)
6. "Não Dá Mais Pra Segurar (Explode Coração)" Zizi Possi (tema de Dora e Marcos)
7. "Pais E Filhos" Legião Urbana
8. "Ovelha Negr" Rita Lee (tema de Nanda)
9. "Nossa Música" Liah Soares
10. "A Idade Do Céu (Le Edad Del Cielo)" Moska (tema de Rodrigo e Manuela)
11. "As Coisas Tão Mais Lindas" Cássia Eller
12. "Todo Sentimento" Elba Ramalho
13. "Atrás Da Porta" Marina Elali (tema de Celina e Lourenço)
14. "Sensações" Paula Fernandes

Não foi lançada a trilha internacional, apesar de contar com grandes nomes, como Michal Bublé, Ana Cañas e Tiago Iorc, com a música "Gave me a name", que foi tema do curto namoro de Rodrigo e da personagem Nina (Bianca Comparato) no começo da trama: