Mini-Flashback: Como Uma Onda


Escrita por Walther Negrão e com direção de Dennis Carvalho, Como uma Onda foi ao ar de novembro de 2004 a junho do ano seguinte. O teaser da novela anunciava que “o amor é como o mar e vem aí como uma onda” fazendo uma alusão ao nome da novela e do que se tratava: o amor. Tida como a primeira novela da TV Globo a ser protagonizada por um estrangeiro, a trama tinha o ingrediente essencial das obras de Walther Negrão, as aventuras. A abertura tinha, como já era de se esperar, a canção de Lulu Santos como tema e tinha um estilo minimalista mostrando uma onda no meio da tela com cenas do litoral catarinense, onde desenvolvia a história. Confira:



Sinésio (Hugo Carvana) e Mariléia (Denise Del Vechio) resolvem fazer uma viagem com as filhas para Portugal. Com atitudes e gostos totalmente diferentes, as meninas ainda assim se entendem. Nina (Alinne Morais) é mais doce, delicada, mas também corajosa e fiel.


Enquanto isso, Lenita (Mel Lisboa) é mimada, pouco confiável e vulnerável.


As duas conhecem o português Daniel (Ricardo Pereira) durante o percurso e acabam se apaixonando por ele. Mas o modo como eles se conheceram não foi nada convencional.


Ele namorava Almerinda (Joana Solnado), filha de um homem tradicional que não aceita o relacionamento dela com Daniel, por conta do pai do rapaz ser um desertor e um "traidor da pátria", por ter recusado uma convocação do exército. Quando o pai de Almerinda descobre o envolvimento às escondidas dos dois, ele manda seus capangas atrás do casal e Daniel tem de fingir ser guia turístico para fugir do perigo. Nesse momento ele encontra a família de Sinésio, e como consequências, as meninas que iriam mexer com sua vida. Um tempo depois, os capangas do pai de Almerinda conseguem enfim pegar Daniel, batem nele e o jogam num navio que partia para o Brasil. Por coincidência - ou não, já que é uma novela -, ele está no mesmo barco que Nina e Lenita. As duas se sensibilizam com ele e o ajudam a fugir da polícia, pois ele está como clandestino.


Mas Daniel, assustado resolve se jogar ao mar na tentativa de não ser pego. Seu corpo é levado até uma vila de pescadores de Santa Catarina. Desconfiado, ele resolve se juntar a um grupo de mendigos e durante suas caminhadas sem rumo, encontra Lenita que o resgata e o leva para casa, onde ele passa a trabalhar como mordomo. Nesse momento surge algo a mais entre ele e Nina, para desespero de Lenita, e do namorado de Nina, o poderoso Jorge Junqueira (Henri Castelli).


JJ, como é conhecido na região é o terro do local. Ele é sócio de Sinésio numa empresa de pesca, na qual explora os pescadores locais. A situação de Nina piora quando ela descobre que seu pai está quase falido e é ameaçado por JJ de perder tudo, caso ela não se case com ele. As coisas complicam mais para Daniel e Nina com a chegada de Almerinda, grávida do rapaz. Ela passa por maus bocados ao longo da trama e termina a novela ao lado de um neuro cirurgião que a opera por conta de um aneurisma. E as artimanhas de JJ não são apenas contra Nina, ele manipula sua própria irmã, Maria da Encarnação (Bianca Byington).

Ela teve um filho com um homem aventureiro e preso injustamente, mas JJ nunca aceitou. Com isso, ela cria o menino como se fosse adotado, sendo que na verdade ele é filho biológico da mulher. O pai do garoto, Sandoval (Herson Capri) nunca soube da existência do menino. Quando sai da prisão ele volta em busca de reconstruir sua relação com Encarnação, mas com as proibições de JJ, ele acaba se envolvendo com Lavínia (Maria Fernanda Cândido).


Ela era casada com o líder dos pescadores, Amarante (Kadu Moliterno). Porém, durante uma tempestade, ele acaba se perdendo no mar e todos acreditam que ele esteja morto. Na verdade ele foi resgatado por Ylana (Amanda Lee), que se apaixona pelo náufrago, passa a cuidar dele e eles começam a ter um caso, já que ele não se lembra de Lavínia, por conta de uma perda de memória.


Amarante é filho de Francisquinha (Laura Cardoso), a matriarca da aldeia que é cega, mas consegue ver o que realmente se passa na alma das pessoas.


Na aldeia ainda mora Floriano (Cauã Reymond), um homem simples, porém muito atraente que chama a atenção das moças do local. Mas ele só tem olhos para Rosário (Sheron Menezes), uma boa moça que sonha em se casar virgem, apesar de todas as provações pelas quais ela passa.


Floriano é irmão da temperamental Amanda (Fernanda de Freitas), uma moça sem grandes maldades, mas que não poupa aqueles que pisam em seus calos. Ela trabalha numa agência de mergulho e passa a conviver com pessoas com um nível social maior do que o seu e de sua família. Indo contra os planos de sua mãe, Amanda acaba se envolvendo com o dono da agência, o boa pinta Rafael Prata (Sérgio Marone).


O relacionamento dos dois sofre um baque quando Rafael começa a se interessar por Júlia (Maytê Piragibe), filha de Lavínia com um caso passageiro do passado, mas que foi criada como filha por Amarante.


Além dos problemas com Amanda, Rafael ainda tem sérios atritos com seu irmão Conrado (Gustavo Haddad). Ele não concorda que o irmão trabalhe na empresa de JJ, sendo tão íntimo do vilão da trama. Conrado namora Lenita, mas só porque convém à moça, já que ela não gosta muito do rapaz, ainda mais depois da chegada de Daniel.


Conrado e Rafael são filhos do médico Dr. Prata (Marcos Caruso) e de Alice (Débora Duarte). O pai não esconde que sente mais afinidade com Conrado, pelo estilo sério, diferente do filho Rafael, que é um aventureiro e segundo ele, não quer nada com a vida.


Dentre os personagens secundários o destaque foi pra dupla Quebra-queixo (Ernani Moraes) e Querubim (Dudu Azevedo), o neto de Francisquinha. Eles foram responsáveis pelo núcleo cômico da história.


Destaque ainda para o tal fantasma do velho Bartô (Elias Gleizer). Na realidade o homem estava bem vivo, mas por morar em um caverna, as crianças acreditavam que ele tinha 300 anos. O fato é que ele era companheiro do marido falecido de Francisquinha, com quem ele vivia uma busca desenfreada por ouro no fundo do mar.


Curiosidades: Um grande mistério povoou os últimos meses da trama, com a morte de JJ. Foi um dos poucos "Quem matou?" do horário das seis. Depois de 35 anos, Walther Negrão voltava a trabalhar com Dennis Carvalho. Os primeiros atores escalados para darem vida aos personagens Nina, Lenita,Sinésio e Encarnação eram, respectivamente, Priscila Fantin, Deborah Secco, Lima Duarte e Isabela Garcia. A indústria de pescado da novela existia na vida real, só que com outro nome, e está localizada abaixo da tão famosa ponte Hercílio Luz, na capital catarinense. 

Trilha Sonora: As trilhas lançadas foram muito boas e tiveram grande repercussão. No disco nacional os sucessos ficaram por conta da canção da abertura na voz de Lulu Santos, da versão de "Pra você eu digo sim" de Cídia e Dan, para "Prova de amor" dos Titãs, "Nua" de Ana Carolina e "Grão de Amor" na voz de Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Confira:



  1. Supernova - Skank (tema de Rafael)
  2. Nua - Ana Carolina (tema de Nina)
  3. Grão de Amor - Arnaldo Antunes & Marisa Monte (tema de Nina e Daniel)
  4. Provas de Amor - Titãs (tema de Lenita)
  5. O Mesmo Amor - Fábio Nestares (tema de Floriano e Rosário)
  6. Faz de Conta - Fagner (tema de Sandoval)
  7. Jardim de Cores - LS Jack (tema das crianças)
  8. Sonhando o Futuro - Beto Guedes (tema de Júlia) 
  9. Vira Virou - Banda Crase (tema de Daniel)
  10. Pra Você Eu Digo Sim (If I Fell) - Cídia & Dan (tema de Júlia e Querubim)
  11. A Lua Girou (Sobre Tema Folclórico) - Milton Nascimento (tema de Lavínia e Amarante)
  12. Navega Coração - Rafaella (tema de Encarnação)
  13. Como Uma Onda (Zen Surfismo) - Lulu Santos (tema de abertura)
  14. Rua da Praia - Due Angeli 
  15. O Amor e o Mar - Due Angeli

O disco internacional contava com uma faixa em português de Paulo Ricardo, que foi tema de Nina e JJ. Além dessa música, tinha outros grandes sucessos como "Other Side of The World" da KT Tunstall, "Sitting, Waitting, Wishing" do Jack Johnson, "Sunday Morning" do Maroon 5 e "Somewhere Only We Know" do Keane. Confira: 



  1. Sunday Morning - Maroon 5 (tema de Daniel)
  2. Sitting, Waiting, Wishing - Jack Johnson (tema de Floriano)
  3. Fields Of Gold - Maxi Priest (tema de Lavínia e Amarante)
  4. Other Side Of The World - KT Tunstall (tema de Almerinda)
  5. Somewhere Only We Know - Keane (tema de Rafael e Amanda)
  6. Stay With Me - Libera (tema de Quebra-Queixo)
  7. Angie - Rolling Band
  8. Right To Be Wrong - Joss Stone (tema de Nina e Daniel)
  9. My Boo - Usher & Alicia Keys (tema de Lenita)
  10. I'll Do It Right This Time - Sun Coast
  11. What You're Made Of - Lucie Silvas
  12. One - Joe Cocker
  13. Te Quiero - Erotik
  14. Eu Quero Te Levar - Paulo Ricardo & PR.5 (tema de JJ)