Discoteca: KT Tunstall


Conhece Kate Veronica Tunstall?! Sim, a nossa amada KT Tunstall, cantora, compositora e instrumentista nascida na Escócia. Ela foi adotada ainda bebê e criada por um pai físico e uma mãe professora. Por conta de uma doença auricular no irmão mais novo, KT e o outro irmão foram criados sem rádio e TV em casa. Ao vinte anos conheceu sua mãe biológica e começou a tocar em bandas independentes, dando ênfase ao trabalho de compositora. Sua primeira apresentação relevante se deu após ser substituída às pressas em um festival. Com tamanha repercussão, seu primeiro álbum solo (Eye  to the Telescope) foi relançando, atingindo as paradas de sucesso no Reino Unido. E nas novelas seu sucesso também foi espetacular, já em sua estreia na novela Belíssima (2005), vamos conferir: 

Canção: Suddenly I See
Disco: Eye To The Telescope
Ano: 2005
Novela: Belíssima
Estreia de KT e de Paolla Oliveira na Globo. A música foi tema de sua personagem, a espoleta Giovana, filha de Safira (Cláudia Raia) com o empresário Alberto Sabatini (Alexandre Borges). Mais do que um mero sucesso na trama, essa canção foi uma das mais usadas na ficção mundial; ela foi usada na entrada do filme O Diabo Veste Prada, na série Ghost Whisperer - sendo inclusive lançada na trilha sonora -, no episódio piloto de Uggly Betty e ainda fez parte do comercial de desodorantes Rexona. Um sucesso de publicidade! 


Canção: Other Side Of The World
Disco: Eye To The Telescope
Ano: 2005
Novela: Como Uma Onda

Sendo a minha segunda favorita da cantora, essa música esteve presente na trilha sonora perfeita da novela de Walther Negrão. E mesmo dentre tantos nomes excelentes, KT conseguiu ser um dos grandes destaques ao lado de Maroon 5 e Keane. Foi elogiada pela crítica e recebeu tal definição da Bilboard.com: "handsome, relaxed acoustic performance". Na trama, era tema da namorada de Daniel (Ricardo Pereira), Almerinda (Joana Solnado), que vem ao Brasil em busca de seu amado, agora apaixonado por Nina (Alinne Morais).

Fonte: A Televisão

Canção: Hold On
Disco: Drastic Fantastic
Ano: 2007
Novela: Malhação
Com dois discos internacionais lançados primeiramente, a temporada de 2007 de Malhação trouxe grandes sucessos gringos. A música de KT teve papel fundamental na história, pois foi tema da personagem Débora (Nathália Dill), a vilã da temporada. Ah, e só pra saber, ela foi o primeiro single do álbum a ser lançado. 

Fonte: 15 Anos Malhação

Hold On by KT Tunstall on Grooveshark

Canção: Little Favours 
Disco: Drastic Fantastic
Ano: 2008
Novela: Três Irmãs
Algo interessante aconteceu na novela de Antônio Calmon, foram lançadas as trilhas com um mix de nacional e internacional, trazendo um estilo mais jovial à novela - para quem acha que isso só existiu com Sangue Bom #FicaDica. A canção era tema geral da novela que abordava o mundo dos surfistas, algo tão típico nas obras de Calmon. 

Fonte: Canal Brasil