Mini-Flashback: A Favorita


Antes de mais nada, queria me desculpar pela ausência no blog. Por decorrência do meu primeiro grande emprego, estou meio ocupado durantes terça, quarta e quinta, logo sinto que terei que trocar os dias do mini-flashback e discoteca. Mas enquanto nada é certo, vamos relembrar atrasados um dia esse clássico de João Emanuel Carneiro. No ar de junho de 2008 a janeiro de 2009, foi o primeiro grande sucesso do autor da aclamada Avenida Brasil. Com uma abertura psicodélica, cheia de cores fortes e um tango eletrônica de música de fundo, a novela tinha sua história principal retratada nessa entrada. 


Duas mulheres, duas versões de uma mesma história. Quem está dizendo a verdade? A pergunta que deixou milhares de brasileiros curiosos. Quem era assassina? Quem estava inventando uma história para sair de santa?
Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia) eram amigas de infância, já que o pai da primeira adotou a segunda após a morte de seus pais. Na juventude se tornaram uma dupla sertaneja no interior do país. Regravaram o sucesso "Beijinho Doce" e conseguiram ganhar certa fama com essa canção.


O tempo passou e eu sofri calado Donatela conheceu Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), filho do dono de uma fábrica de papel e celulose.


Enquanto isso, Flora passou a se relacionar com o amigo de Marcelo, Dodi (Murilo Benício). Ele era inescrupuloso e falso, mas trabalhava na empresa da família Fontini, por ser grande amigo de Marcelo.


Donatela engravidou e teve o bebê, que foi sequestrado por Silveirinha (Ary Fontoura), ex empresário da dupla, que nunca aceitou o fato dela ter largado a carreira para viver ao lado de Marcelo. Por conta do desaparecimento da criança, Donatela e Marcelo passam a se desentender, no mesmo momento em que ele passa a se envolver com Flora, que estava separada de Dodi.


Flora, passa a se relacionar com os dois rapazes, e engravida. Alega que o filho que espera é de Marcelo, por ele ser rico e querer tornar seu futuro bebê um dos herdeiros da Fontini Papel e Celulose. Nasce uma menina a quem ela dá o nome de Lara. Durante uma crise entre Flora e Dontela, Marcelo acaba sendo assassinado com três tiros, que muitos questionaram quem teria disparado. Segundo os depoentes, a assassina era Flora, que foi condenada e teve de cumprir a pena de dezoito anos na prisão. Depois desse tempo, Flora sai da prisão e quer se reaproximar de Lara (Mariana Ximenes), que foi adotada por Donatela. Mais do que isso, ela quer desmascarar sua inimiga diante da filha, que a vê como a vilã da história, já que ela possivelmente matou seu pai.


Mas além da disputa pelo amor da filha Lara, as duas mulheres acabam se envolvendo, sem saber, com o mesmo homem, o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vechia). Ele surge na vida de Donatela por conta de um acidente e vê nela a chance de um verdadeiro amor. Ao contrário de Flora, que assume a identidade de Sandra Maia e passa a ser apenas uma "ficante" pro jornalista.


Ao longo da trajetória de rivalidade entre Flora e Dontela, a primeira consegue convencer Dona Irene (Glória Menezes), mãe de Marcelo de que não foi a culpada pela morte do rapaz e que foi acusada injustamente. Com a 'pulga atrás da orelha' a velha safada Dona Irene resolve investigar e começa a acreditar nas histórias de Flora, se tornando sua maior aliada na trama.


Alheio a isso, está Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça), marido de Irene e pai de Marcelo. Assim como sempre acreditou na nora Donatela, ele insiste que ela está certa na história. Diante de tal certeza, ao longo da trama ele acaba sendo alvo de Flora, que o mata em uma das cenas mais icônicas da novela.


Com isso, o caminho no coração de Irene estava aberto para Copolla (Tarcísio Meira). Ele e Gonçalo disputaram a amada no passado que optou pelo segundo, mesmo sem esquecer o primeiro. Com o tempo, só fez aumentar a rixa entre os dois, mesmo cada um constituindo sua própria família.


Copolla, sem o amor de Irene, se casou com Iolanda (Suzana Faini), com quem teve três filhas. Mesmo assim, ela sempre soube que seu lugar no coração do marido era pequeno em relação ao amor que ele tinha por Irene.


A filha mais nova era Cida (Cláudia Ohana), uma caminhoneira que fugiu no passado e resolve voltar, mesmo contra a vontade da mãe.


Tudo porque ela teve um caso com Átila (Chico Diaz), seu cunhado e apenas sua mãe ficou sabendo da situação.


Com isso, a filha do meio, Lorena (Gisele Fróes), aguarda ansiosa o retorno de Cida, sem saber da traição do marido e da irmã.


A filha mais velha é Catarina (Lília Cabral), uma mulher delicada, gentil e sonhadora, mas que sofre com as grosserias e agressões do marido, por quem abdicou da carreira. Leonardo (Jackson Antunes) é um homem asqueroso, nojento e que não mede esforços em agredir a esposa verbal ou fisicamente. Ele vive bebendo e quando não mais consegue, volta pra casa para humilhar Catarina.


Ele resolve dar em cima de Stela (Paula Burlamarqui), uma moça jovem que chega na vila. Mas mal sabe ele que ela acaba se apaixonando por sua esposa, Catarina. Mas esta a quer apenas como amiga, que acaba a ajudando a soltar as amarras daquele marido insuportável. Tanto que Catarina acaba se envolvendo com o verdureiro da vila.


Além das filhas, Copolla tem mais três netos. Domenico (Eduardo Melo) é o caçula, filho de Catarina e Leonardo, o garoto se cala diante das agressões do pai e resolve nunca mais falar. Mesmo assim é o que mais sofre ao ver o que a mãe tem de aguentar.


Mariana (Clarice Falcão) é sua irmã mais velha. Ela acaba engravidando, mesmo ainda sendo muito jovem, para desespero da mãe e ojeriza do pai. Ela não poupa esforços em 'bater de frente' com ele, por conta do que gosta e para defender a mãe.


E o mais velho é Cassiano (Thiago Rodrigues), o namorado de Lara Fontini. Quem faz muito gosto do relacionamento é Copolla, talvez por ver no neto uma possibilidade do que não viveu com Irene. Ele é ingênuo, romântico e muito responsável. Trabalha na empresa da família da namorada.


Quem será um empecilho em sua vida é Haley (Cauã Reymond), que surgirá do nada na vida de Lara e acabará mexendo com seu coração. Ele é o oposto de Cassiano, sendo mais extrovertido, mulherengo e sedutor.


Haley acredita que seu pai seja Silveirinha e sua mãe, a manicure - e cafetina - Cilene (Elisângela). Ela é uma mulher bem humorada, mas quando precisa consegue ser dura. Sempre se disse amiga de Donatela, e foi a principal testemunha no caso de Marcelo Fontini, já que estava na residência para fazer as unhas de Donatela. Mas esta não sabe que na verdade Cilene esconde seu filho roubado, mesmo sem saber. Haley é o bebê roubado por Silveirinha no passado e que se tornou um homem e passa a se envolver com a família Fontini, graças ao seu relacionamento com Lara. Depois de saber a verdade sobre o filho, Cilene se vê obrigada a mudar o depoimento do passado em prol de Flora, já que se não o fizesse, perderia Haley e possivelmente a amizade de Donatela, que não acreditaria em sua história.


Bom, mas não será apenas Lara que irá se encantar por Haley. Depois de fingir ser amigo de infância de Orlandinho (Iran Malfitano), este passará a ver o bonitão com outros olhos. Porém, sua família interiorana é muito rigorosa e nunca irá aceitar a sexualidade de Orlandinho.


Nesse momento, surge a boia-fria Maria do Céu (Deborah Secco). Saiu do interior, onde vivia com o pai e a irmã, para buscar melhores condições de vida em São Paulo. Era determinada em excesso, tanto que acabou gerando a morte do próprio pai, mesmo sem intencionalidade. Quando chega na cidade grande, logo conhece Cassiano, por quem se apaixona. Como ele está em crise com Lara, acaba ficando com ela e sendo o primeiro homem de sua vida. Ela engravida e perde o bebê, mesmo assim não larga do pé do rapaz, gerando o término sem volta dele com Lara. Depois disso, ela resolve que seu objetivo mesmo é se tornar rica, é onde conhece Orlandinho. Ela passa a ser a namorada de 'fachada' do rapaz, para quando ele recebe visitas da família.


Quem surgirá no caminho de Cassiano é a temperamental Alícia (Thaís Araújo). A moça não se contenta com nenhum homem. No começo da trama, seu objetivo é conquistar o jornalista Zé Bob, mas como não tem olhos pra ela, a moça desiste e vai caçar outros rapazes. Ela acaba se envolvendo e se apaixonando mesmo por Cassiano.


Alícia é filha do deputado Romildo Rosa (Milton Gonçalves), um homem sem caráter que não poupa esforços em extorquir dinheiro de sua carreira política.


Ele vive às turras com o filho Didu (Fabrício Boliveira), que vive tentando seguir os passos do pai, mas nunca consegue. Quando se frustra, não pensa duas vezes em entornar o copo e sair bêbado, sem rumo.


Didu se candidata à prefeitura da vila operária de Triunfo, mas ele perde a disputa para o dentista Elias (Leonardo Medeiros), um rapaz de bom caráter e que faz muito pelos habitantes da cidade. Ele é casado com Dedina (Helena Ranaldi), uma moça que passa respeito a quem olha, mas que acaba se saindo como uma mulher sem caráter e despudorada.


Ela se envolve com Damião (Malvino Salvador), o delírio das mulheres da vila. Mas pior de tudo é que ele é o melhor amigo de Elias, tanto que tem acesso livre aos negócios da prefeitura. Ele acha errado o que faz, mas não consegue se distanciar de Dedina.


Quem descobre toda a verdade é Greice (Ana Roberta Gualda), irmã de Maria do Céu e atual esposa de Damião. Pois é, mesmo depois de casado, Dedina permanece "visitando" o rapaz nas horas vagas. Depois de descobertos, Elias humilha Dedina em praça pública, na vila dos operários, onde eles moravam e Dedina se fazia de boa senhora de família.


Elias teve um relacionamento no passado com uma mulher chamada Rosana, com quem, possivelmente teve um filho. Shiva Lênin (Miguel Rômulo), na verdade nunca soube quem era seu verdadeiro pai, já que sua mãe também tinha um outro relacionamento.


Augusto César (José Mayer) é o outro possível pai do menino. Como eles tinha medo do resultado, nunca quiseram descobrir e assumiram juntos a paternidade do garoto, depois que Rosana fugiu com um argentino, no passado.


O que todos não sabem é que Rosana está vive, com outro nome, e irá entrar na vida das protagonistas da história. Depois de todas as armações de Flora, a jutiça condena Donatela e ela vai presa. Na cadeia conhece Diva (Giulia Gam), a verdadeira Rosana. As duas fazem amizade e esta propõe a Donatela ajudá-la a sair da prisão, pois também foi presa injustamente e tem ódio de Flora, por motivo desconhecido.


Então, ela planeja algo arriscado: Com poucos dias faltando para sair da prisão, ela troca de identidade com Donatela, que sai com o nome de Diva. Enquanto isso, a verdadeira Diva assume a identidade de Donatela, bota fogo no próprio quarto e foge do presídio. Dessa maneira, as duas estão fora de perigo e da prisão. Donatela vai morar com Augusto César, que ele acredita ser Rosana que voltou de uma nave espacial. Dessa maneira, ela cria um grande vínculo com Shiva e entra numa briga com a empresa Fontini, mais precisamente com Haley, que agora trabalha para a família da namorada Lara. Quando se descobre a verdade que Haley é Mateus Fontini, muitos desesperos vêm à tona, como o fato de Donatela entrar em guerra com o próprio filho e de Lara ser irmã dele, logo não poder se envolver com o rapaz. Quanto à Flora, ela consegue tomar o poder na empresa Fontini e já desmascarada, consegue mandar embora do rancho Lara e Dona Irene, tomando posse da residência com Dodi. Neste momento, a vilã começa a surtar e tem novamente um momento épico na trama, quando contrata muitas pessoas para 'assistirem' seu show na nova morada. Veja e tire suas próprias conclusões.


Enquanto isso, Silveirinha começa a criar certo rancor de Flora, já que esta só sabe lhe humilhar. Logo, ele procura Donatela e se torna seu novo aliado. Outro que passa a ter um pé atrás com Flora é Dodi, até que a vilã o mata por medo dele atirar em Donatela. Silveirinha e Donatela planejam uma vingança à vilã e uma maneira de desmascará-la diante de todos, confira, que é bom:


Quando todos acham que está tudo terminado, a vilã reaparece, após fugir da prisão, no casamento de Donatela e Zé Bob. A vilã atira em Zé Bob, quando chega Dona Irene, Silveirinha e Lara:



Ah, minha gente, mas como vaso ruim não quebra, Flora termina a novela apenas presa e meio surtada, falando para a carcerária que seu verdadeiro nome é Donatela. Dando a entender que a história pode vir a se repetir novamente. Zé Bob se recupera e vive feliz com Donatela, assim como Haley, agora Mateus Fontini e Lara que descobre que não é filha de Marcelo. Léo, marido de Catarina, acaba sendo preso, acusado de estupro e sofre dentro da cadeia. Shiva assume o filho de Mariana e Greice perdoa Damião, e acaba engravidando dele. Sol termina com Orlandinho, com quem tem um filho. 


Curiosidades: O primeiro nome cogitado pra trama era Karma, sendo mudado posteriormente por Juízo Final, só então trocado para A Favorita. A vilã Flora, vivida por Patrícia Pillar, foi considerada uma das piores vilãs de novelas, ganhando de Odete Roitman. A atriz até então só tinha dado vida a mocinhas ou personagens sem um grande desvio de caráter, como o de A Favorita. A trama bateu de frente com o último capítulo de Caminhos do Coração e primeiro de Os Mutantes, continuação da anterior, exibidas pela Rede Record. Na época, a emissora do bispo foi apontada como ousada demais por estrear uma novela no mesmo dia que a Rede Globo, mas essa ousadia não deu em nada. Apesar de um primeiro capítulo com índices baixos, A Favorita se recuperou e não teve vez para Os Mutantes da Record. Cláudia Raia teve de ter aulas com Cacá Carvalho e Rosana Garcia, para dar vida a uma das poucas personagens dramáticas de sua carreira. Jackson Antunes chegou a ser agredido nas ruas por conta de seu personagem; por conta de uma trombose, ele estava de muleta na época da agressão e teve de ser hospitalizado após isso. João Emanuel Carneiro disse que enfrentou problemas ao tentar equilibrar o gosto do público entre Flora e Donatela, já que os telespectadores preferiam a primeira, pois a julgavam inocente na história. O autor ainda afirmou que acredita que tal julgamento tenha vindo do fato de Flora ser pobre e Donatela rica, culminando num pré-conceito social no país. O autor queria as cenas gravadas em Goiás e Brasília, mas por conta da distância, a emissora elegeu São Paulo e o interior. João Emanuel disse que queria algo de rural na novela, como nas obras de Benedito Ruy Barbosa, mas como ele não achava bom o suficiente para criar toda a história com esse pano de fundo, ele queria alguns elementos, como acabou fazendo. Foi a primeira novela do autor no horário, assim como dos atores Leonardo Medeiros e de Bento Ribeiro, filho do escritor João Ubaldo Ribeiro. 

Fonte: Memória Globo.

Trilha Sonora: Com grandes nomes da MPB, o disco nacional continha apenas doze faixas, considerado pouco para uma novela, que geralmente tem no mínimo quatorze. Dentre os destaques estão "Mulher Sem Razão", de Cazuza regravada por Adriana Calcanhoto, como tema de Donatela; "Sou Dela" de Nando Reis e a própria música de abertura. Porém, uma música que se tornou hit na época da novela foi de Vanessa da Mata, "Amado", como tema de Lara:



  1. "É o Que Me Interessa" - Lenine (tema de Flora)
  2. "Amado" - Vanessa da Mata (tema de Lara)
  3. "Sou Dela" - Nando Reis (tema geral)
  4. "Não Vou Me Adaptar" - Arnaldo Antunes & Nando Reis
  5. "Quantas Vidas Você Tem?" - Moska (tema de Rita e Didu)
  6. "Fala" - Ritchie (tema de Augusto César e Máira)
  7. "Tudo Passa" - Túlio Dek (participação especial de Di Ferrero) (tema de Haley)
  8. "Pa' Bailar" - Bajofondo (tema de Abertura)
  9. "Mulher Sem Razão" - Adriana Calcanhotto (tema de Donatela e Zé Bob)
  10. "Morena dos Olhos d'Água" - Chico Buarque
  11. "O Tempo Vai Apagar" - Zé Renato (tema de Rita)
  12. "Me Abrace (Abrázame)" - Camila e Wanessa Camargo (tema romântico geral)

Eu considero o disco internacional à frente de seu tempo para uma trilha de novela. Trazia clássicos do pop, mas mais do que isso, seguia uma linha do folk com a música alternativa, pouco visto em telenovelas. Destaco várias canções, como "Viva la Vida", "Bottle It Up", "Fidelity" e "Young Folks". Mas o grande nome do disco, creio eu, tenha sido de Jason Mraz em sua estreia em trilha de novela, com a música "I'm Yours":



  1. "Viva La Vida" - Coldplay (tema geral)
  2. "Bottle It Up" - Sara Bareilles (tema de Damião e Dedina)
  3. "I'm Yours" - Jason Mraz (tema de Cassiano e Alícia)
  4. "Carry You Home" - James Blunt (tema de Augusto César e Diva)
  5. "Love Is Noise" - The Verve
  6. "That's Not My Name" - The Ting Tings (tema geral)
  7. "Blame" - Tiago Iorc (tema de Halley, Orlandinho e Céu)
  8. "Fidelity" - Regina Spektor (tema de Lara)
  9. "Sweet About Me" - Gabriella Cilmi (tema de Catarina e Stela)
  10. "No Substitute Love" - Estelle (tema de Céu)
  11. "Baby When The Light" - David Guetta (tema para as festas)
  12. "Pumpkin Soup" - Kate Nash (tema de Locação)
  13. "Young Folks" - Peter Bjorn and John (tema de Céu e Orlandinho)
  14. "Monsoon" - Tokio Hotel (tema de Flora)
Como a novela retratava esse universo rural, foi lançado um disco sertanejo, que emplacou grandes hits naquele ano. Os sucessos iam de grandes regravações como "Cabecinha no Ombro" e "Ainda Ontem Chorei de Saudades", até sucessos atuais como "Mala Pronta" e "Tem que ser você". Mas acho que o sucesso maior tenha sido "Sinônimos", que já esteve presente numa novela da Rede Record, anos antes:



  1. "Tem Que Ser Você" - Victor & Léo (tema de Céu)
  2. "Sinônimos" - Chitãozinho & Xororó (participação especial de Zé Ramalho) (tema geral)
  3. "Difícil Não Falar de Amor" - Daniel
  4. Por Favor, Reza pra Nóis - Leonardo (tema geral)
  5. "A Chapa Vai Esquentar" - Rud & Robson (tema de Locação)
  6. "Talvez" - César Menotti & Fabiano
  7. "De Tanto Te Querer (Ao Vivo)" - Jorge & Mateus (tema romântico geral)
  8. "Se é Pra Falar de Amor" - Mateus & Cristiano (tema de Cida)
  9. "Ainda Ontem Chorei de Saudade (Ao Vivo)" - Edson & Hudson (tema de Damião e Greice)
  10. "Cabecinha no Ombro" - Bruno & Marrone (tema geral)
  11. "Vida Louca" - Rionegro & Solimões
  12. "Meu Primeiro Amor (Lejania)" - Roberta Miranda (tema de Irene e Copola)
  13. "Saudades de Matão (Ao Vivo)" - Chitãozinho & Xororó
  14. "Andorinha" - Victor & Renan (tema de Mariana e Shiva Lênin)
  15. "Mala Pronta (Ao Vivo)" - Hugo Pena & Gabriel
E pra finalizar, foi lançado um disco sem grande repercussão - mas que eu considero ótimo -, o instrumental. Ele trazia músicas de grandes momentos da trama e seguia aquela linha de tensão da novela. Confira "Tango 3", que embalava as idas e voltas de comerciais da novela:



  1. A Favorita
  2. Adiós
  3. Tema para Zé Bob
  4. Solitude
  5. Tema para Triunfo
  6. Ruas de São Paulo
  7. Rondó & Lágrima
  8. Lembranças
  9. Tema para Donatela e Pedro
  10. Tema para Dodi
  11. Mistérios de Flora
  12. Pelo Caminho
  13. Corações de Metal
  14. Tango 3