Mini-Flashback: De Corpo e Alma


No ar de agosto de 1992 a março de 1993, a trama escrita por Glória Perez contava a história de um amor além do comum. Tendo como pano de fundo uma discussão a respeito da doação de órgãos e transplantes. Mas algo maior ia marcar essa novela e a vida da autora: a morte de Daniela Perez. Relembre essa novela que se tornou emblemática por todo seu contexto interdiscursivo.

 

A trama na narra a história de Diogo (Tarcísio Meira), um juiz muito bem visto em seu meio e reconhecido por sua profissão. Ele leva um casamento de aparências com a submissa Antônia (Betty Faria), uma mulher que, sem saber, possui forte determinação e garra. Ela foi a responsável pela ascensão social de seu marido, e vive escondendo as falcatruas do filho. Tudo porque, ela considera Felipe (Maurício Branco), o único vínculo de união entre ela e seu marido, que já não levam uma vida de casados há anos. O jovem abandona a faculdade de direito para se dedicar ao contrabando. No fundo, ele é frágil e temperamental, se escondendo atrás da máscara de valentão. 


A vida de Diogo sofre uma reviravolta quando ele se apaixona por Bettina (Bruna Lombardi), uma bela arquiteta, que fora seu primeiro grande amor. Ela morou anos no exterior e com seu retorno, Diogo se vê novamente encantado pela moça. Os dois então decidem se entregarem a esse amor e combinam uma viagem juntos, mas ele não tem pulso firme para abandonar Antônia e acaba não indo ao encontro da amante. Bettina se desespera, pega o carro e sai dirigindo loucamente, e sem a ajuda de Berenice ela acaba sofrendo um grave acidente e morrendo. 


Sua morte cerebral é diagnosticada e seu coração vai para doação. Quem receberá o órgão é Paloma (Cristiana Oliveira), uma jovem desenhista industrial, que tem muito senso de justiça, porém não se bloqueia em realizar seus desejos. 


Ela tinha um relacionamento saudável com Tavinho (Hugo Gross), porém, diante do casamento, ela vê que não o ama suficientemente para levar uma vida ao seu lado. Então, ela o abandona no altar, causando um enorme trauma no rapaz. Mas o trauma não se torna exclusividade de Tavinho, e sim de toda a família de Paloma. Nágila (Nathália Timberg), mãe do rapaz, não se conforma com a situação que está seu filho e arruma um jeito de se vingar da família de Paloma. Ela usa seu poder para tirar a casa e a transportadora do pai da jovem. Com isso, eles entram em uma crise extrema de pobreza. 


Domingos (Stênio Garcia) e Lacy (Marilu Bueno) não vêem outra solução, senão se mudarem para a zona norte. 


No novo bairro, Paloma se junta ao amigo Bira (Guilherme de Pádua), para tentarem recomeçar o negócio do pai da moça. Eles então iniciam um mercado pequeno de ônibus ilegal - a princípio somente um. 


Bira acaba se envolvendo com a irmã de Paloma, Yasmin (Daniela Perez). A jovem é dançarina, vaidosa e só se envolve com Bira por conta de um amor mal resolvido. Ela é apaixonada por Caio (Fábio Assunção), irmão de Tavinho e filho de Nágila. Mas por conta da briga entre as famílias, Yasmin se vê impedida de viver esse amor. Caio também não consegue enfrentar a mãe por suas vontades, tanto que ele é obrigado por ela a abandonar a faculdade de medicina para se dedicar aos negócios da família, depois que seu irmão adoece. 


Quanto à Paloma, o real motivo dela ter abandonado Tavinho, foi Juca (Vitor Fasano). Ele foi namorado da jovem no passado, mas se mudou para Petrópolis. Depois que vê que só obterá sucesso no ramo da marginalidade, ele retorna para a capital e para os braços de Paloma.


Ele só consegue emprego como stripper do Clube das Mulheres, onde a namorada nem sonha que ele possa estar. 


Nesse lugar, Juca acaba conhecendo Stella (Beatriz Segall), um professora universitária culta, crítica e irônica - mas todas não são assim?! #risos. Ela se envolve com o stripper, sem saber que faz parte de um plano mirabolante de vingança. 


Quem induz o rapaz a se relacionar com Stella é Vidal (Carlos Vereza), um homem misterioso. Ao longo da trama, se descobre que ele e Stella tiveram um caso no passado, quando ainda era garçom, e que foi humilhado e rejeitado por ela. Com isso, vê em Juca a possibilidade de se vingar da mulher, que ele considera, ter-lhe feito tanto mal. No final da trama, ele é denunciado pra polícia por uns crimes cometidos, e sem saída, ele se joga dos arcos da Lapa, numa das cenas mais marcantes da novela. 


Mas voltando ao núcleo principal - e ao que se propõe discutir a autora -, a novela tem seu real início quando Paloma conhece Diogo. O juiz fica desesperado ao saber que o coração de Bettina foi doado e sai em busca da receptora. Descobre que é Paloma e faz de tudo para se aproximar da moça, acreditando que assim, estaria mais perto de sua amada. Com o tempo, Paloma descobre que Juca é um stripper, e acaba rompendo com o jovem, deixando o caminho aberto para as conquistas de Diogo. 



Ao longo da trama, eles se envolvem e terminam, e Paloma engravida de Diogo, escondendo a verdade sobre a filha. No último capítulo, Antônia, ex-mulher do juiz é quem diz a verdade a ele, sobre a paternidade de Bettina, filha da protagonista. 


Dentre as histórias secundárias, uma que ganhou fãs foi a de Simone (Vera Holtz), uma dona de casa frustrada que só faz obedecer ao marido e receber ordens dos próprios filhos. Ela se vê perdidamente apaixonada por Gino (Guilherme Leme), um dos strippers do Clube das Mulheres. Ele mente para a família que faz engenharia e é um dos pupilos de Stella, mas vai acabar por se envolver de verdade com Simone, para tristeza de sua família. 


Patty (Lizandra Souto) se diz avançada para seu tempo, mas é a primeira a ir contra a mão no novo relacionamento, que além de ser mais novo é um gogo boy. É com ela que Caio termina a novela, já que Yasmin sai em viagem para um curso de dança - justificativa pelo assassinato da atriz. 


Diferente dela, o irmão Beto (Marcelo Faria), um surfista que não quer nada com a vida, acaba apoiando a mãe em sua decisão de largar o lar. Afinal, ele sabe bem por tudo que ela passou nas mãos de seu pai. 


Agora, destaque em trama paralela mesmo vai para a troca de bebês. Caíque (José Mayer), irmão de Bettina, é casado com Bia (Maria Zilda Bethlem). Os dois são pais de Júnior (Aron Hassan), que tem a pele mais escura que a de seus pais. 


Tal fato nunca demonstrou grandes preocupações, não fosse o surgimento de Pinguim (Eduardo Caldas), jovem de pele mais clara que a da mãe, Terê (Neusa Borges) e Vado (Tonico Pereira). Ao longo da história, a verdade vem à tona, mas mesmo assim, as famílias mantém contato de modo que possam sempre rever os que também consideram filhos. 


Outro personagem que chamou a atenção foi Reginaldo (Eri Johnson), um gótico que vivia no Méier - região onde morava Paloma e sua família. O personagem representava o espírito nascido na Alemanha, na década de 70 e ganhou o mundo. Reginaldo era apaixonado por Yasmin, mas sem muito êxito no relacionamento, eles se tornam grandes amigos.  



Curiosidades: A novela marcou a estreia de Cristiana Oliveira na Rede Globo, a atriz vinha do sucesso estrondoso Pantanal, da extinta Manchete. A autora focou na inversão de papéis, já que a trama continha muitas mulheres bem resolvidas e os chamados "homens-objeto". Betty Faria sofreu para dar vida à personagem, por se dizer totalmente contraditória com o que ela acreditava. No dia 28 de dezembro de 1992, uma das tragédias mais memoráveis da TV brasileira ocorreu: a morte de Daniela Perez. A atriz tinha um papel de destaque na trama e era filha da autora. Foi assassinada pelo "colega" de cena Guilherme de Pádua, com quem sua personagem tinha um romance na trama. Na semana que sucedeu o crime, Gilberto Braga e Leonor Bassères assumiram a autoria da trama, e deram um "final" para os personagens de Daniela e Guilherme. A saída da personagem Yasmin da novela se deu por conta de uma viagem de estudos, enquanto o personagem de Guilherme simplesmente deixou de existir. Glória Perez, porém, voltou para a história e ainda incluiu dois temas presentes em sua vida naquele momento: a morosidade da Justiça brasileira e a inadequação do Código Penal. Com isso, a audiência da novela subiu gradativamente, chegando a atingir picos de 70 pontos.

Fonte: Memória Globo e Teledramaturgia

Trilha Sonora: O disco nacional trazia um tendência mais voltada para a MPB, mas oscilava entre artistas infantis como Trem da Alegria e mais populares como Julio Iglesias e José Augusto, dentre os artistas de MPB, os destaques foram para Simone, na abertura da trama e Elis Regina, com "Atrás da Porta":



  1. Contrato Assinado - Sandra de Sá (tema de Simone)
  2. Minha Tentação - Wando (tema de Helena)
  3. Sonho Triste (Uno) - Julio Iglesias (tema de Diogo)
  4. Bate Coração - José Augusto (tema de Caíque)
  5. Alguém no Céu - Trem da Alegria (tema de Júnior)
  6. Betina - André Sperling (tema de Betina)
  7. Teu Olhar - Hay Kay (tema de Tavinho)
  8. Romance Rosa (Bachata Rosa) - Juan Luis Guerra (tema de Yasmin)
  9. Fora de Ordem - Caetano Veloso (tema de Reginaldo)
  10. Atrás da Porta - Elis Regina (tema de Antônia)
  11. Por Escrito - Pery Ribeiro (tema de Stella)
  12. Homem de Rua - Erasmo Carlos (tema de Bira)
  13. Raio de Luz - Simone (tema de Paloma e de abertura)
  14. Sofrendo Por Amor - André Sperling (tema de Bia)
O disco internacional apresentou maiores sucessos, como as músicas tocadas na boate de stripper, ou mesmo com temas mais românticos. Destaques para "For your babies" de Simply Red, "Wishing on a star" de The Cover Girls e "Rhythm is a dancer" de Snap, que você confere aqui:




  1. Rhythm Is a Dancer - Snap (tema de Gino)
  2. The One - Elton John (tema de Antônia)
  3. Mama's Always on Stage - Arrested Development
  4. Under the Bridge - Red Hot Chili Peppers (tema de Paloma)
  5. Am I the Same Girl? - Swing Out Sister
  6. Crucify - Tori Amos (tema de Bia)
  7. Sexual - Goddess (tema de Juca)
  8. Caruso - Lucio Dalla (tema de Diogo)
  9. For Your Babies - Simply Red (tema de Simone)
  10. Rock Me Baby - Babyroots
  11. Wishing on a Star - The Cover Girls (tema de Yasmin)
  12. Sweet Ragga Music - Nabby Clifford (featuring Alex Lucas & Julio C.)
  13. Hazard - Richard Marx (tema de Stella)
  14. Command - Traffic Lights
  15. Você Tá Muito Boa - Clericó Con Cola