Mini-Flashback: Bang Bang


Com muitos votos à frente, Bang Bang está de volta hoje no mini-flashback. A novela é considerada uma dos maiores fracassos do horário das 19 hs, e foi a última trama de Mário Prata - autor de sucessos como Estúpido Cupido e Um Sonho a Mais. Trazendo uma temática inovadora para qualquer que fosse o horário, a história retratava o velho oeste norte-americano, como uma crítica escrachada do gênero. Um dos pontos altos da trama foi a abertura, com bonecos que simulavam o famoso "Playmobil", típico dos anos 90. Confira:



Ben Silver (Bruno Garcia), aos 8 anos, viu sua família ser assassinada por pistoleiros mascarados, durante uma festa da colônia onde morava. Ele escapou da tragédia, e escondido, conseguiu ouvir um dos capangas pronunciar um nome: Bullock.


Vinte anos depois, Ben retorna à vila para se vingar de Paul Bullock (Mauro Mendonça) e da morte de seus pais.


Porém, contra todos seus planos, o destino lhe prega uma peça. Durante sua viagem de retorno, Ben conhece Diana (Fernanda Lima), uma corajosa mulher que o ajuda a escapar de cinco bandidos. Mal sabia ele que ela era filha de seu arquiinimigo, Paul Bullock. 


Outro grande furdúncio com relação à chacina, foi gerada em torno de Bullock e seu, então amigo, John McGold (Tarcísio Meira). Os dois queriam as terras dos colonos, porém, este não era a favor da ideia de Bullock em expulsá-los de lá. Sem atender os desejos de McGold, o vilão da trama não só expulsou, como matou quase todos. Este foi o estopim para as desavenças dos ex-amigos, e quando McGold se tornou xerife da cidade, ele fez de tudo para que Bullock fosse preso, mas nunca com provas suficientes. O único a ser preso nessa história toda é Joe Wayne (Jece Valadão), autor dos disparos que atingiram a filha de John.


Com o tempo, os McGold e os Bullock se tornam rivais na cidade. Ou seja, além de enfrentar a fúria de Ben Silver, Bullock tem de bater de frente com a família de John McGold. Tudo piora quando Wayne sai da prisão e trava um duelo com McGold, quando este acaba sendo morto. Durante a abertura do testamento, todos descobrem que a mina de John não dá mais lucro, logo a família está na miséria. Com a fazenda hipotecada, Miriam Viridiana (Joana Fomm) reúne a família para pensarem em alguma solução rápida. 


Úrsula (Marisa Orth), a filha mais velha é beata e só pensa em rezar, enquanto seu marido, Aquárius (Ney Latorraca) só tem olhos para invenções mirabolantes. 


Já Dorothy (Cris Bonna), filha mais nova de Viridiana entrou em coma depois de ser atingida na chacina que ocorreu no passado. Ela vive na cama, sendo cuidada pela família e pelo marido, Dong-Dong (Jairo Mattos), quando este se encontra sóbrio. 


Catty (Fernanda de Freitas), filha dos dois, foi criada pela tia Úrsula, de quem se tornou imagem e semelhança, já que seu pai vive bêbado e sua mãe em coma. 


Além de criar Catty, Úrsula e Aquárius são pais de Penny Lane (Alinne Moraes), uma moça que estudou na capital e que depois de formada resolve retornar à casa dos pais.


Tudo dá uma reviravolta na vida da moça, quando ela conhece Neon (Guilherme Berenguer), filho de Paul Bullock. O rapaz, que também estudou na capital e volta ao mesmo tempo que ela, passa a cortejá-la, mesmo sabendo que ela é filha da família inimiga.


Se tornaram Romeu e Juliete western.


Com a chegada do Dr. Freud (Castro Gonzaga) na cidade, surge uma esperança da recuperação de Dorothy. O médico sugere que Dong-Dong leia as histórias do diário para sua esposa, onde ela retrata passagens íntimas de seu relacionamento com o surfista Pete (André Bankoff) - sim, existia surfista no faroeste, haja criatividade. O tratamento dá certo, mas ela não consegue se lembrar de seu marido, apenas de Pete, que conheceu anos atrás em uma viagem à praia. 


Quanto ao Ben Silver, depois de chegar meio machucado, por conta da briga com os bandidos, ele se aloja na casa dos mexicanos Javier (Genésio de Barros) e Violeta (Angelina Muniz). Os dois então descobrem que Ben é seu afilhado, e que sobreviveu à chacina de anos atrás. 


Chegando lá, ele conhece Mercedita (Carol Castro), a filha do casal. A moça se encanta por Ben e passa a dar em cima dele, mesmo sabendo que ele tem olhos para Diana Bullock. Surge então o principal triângulo amoroso da trama. 


Bom, mas Mercedita não se torna o único empecilho na vida do casal. Afinal, eles conseguem se casar, quando Diana descobre que está grávida, mas ao longo dessa vida de marido e mulher, surgem ex-namorados na vida dos dois para atrapalhar o romance. Dentre eles, estão Hector (Carlos Bonow), Diva (Cláudia Lira) e ainda um veterinário que apaixona por Diana, Lucas (Murilo Rosa).


Enquanto isso, na casa do turrão Bullock, a cortesã Vegas Locomotiv (Giulia Gam), planeja um golpe para fisgar a fortuna do vilão. Depois de muito tentar, Vegas consegue se casar com o fazendeiro se tornando a maior vilã da trama.


Disposta a pegar o dinheiro do falecido esposo a qualquer custo, ela contrata bandidos para sequestrarem o filho de Diana e Ben, e pedir o resgate. Ao longo do sequestro, descobre-se que Lucas era um dos envolvidos nas armações de Vegas. Com a ajuda do xerife da cidade vizinha, Ben consegue recuperar seu filho e Vegas morre soterrada. Ao final, Diana e Ben se mudam para Sacramento, onde ela se torna xerife e ele passa a cuidar dos filhos. Quanto aos personagens coadjuvantes, muitos merecem destaque na história. Um deles, ou melhor, dois deles são as irmãs Naides, Henaide (Evandro Mesquita) e Denaide (Kadu Moliterno). Elas são donas do único hotel da cidade e através de maquiagens, e anáguas, elas escondem as verdadeiras identidades de Billy the Kid e Jesse James. No final da novela, quando todos descobrem a verdadeira identidade, eles assumem um novo disfarce.


Outro destaque foi o personagem Zorroh (Sidney Magal), que agora está envelhecido e incorporou a letra 'h' ao nome, por conta da numerologia. Ele tem um salão de cabeleireiro, onde seu amigo, o índio Tonto (Eliezer Motta) trabalha como manicure. Eles moram no hotel das Naides.


Agora auge em Albuquerque é quando chegam os forasteiros, cada um mais esdrúxulo que o outro. Dentre eles, estão as meninas de Vegas Locomotiv, Yoko Bell (Daniele Suzuki), Marylin Corroy (Babi Xavier) e Elga (Tatiana Monteiro).


Yoko causa um tumulto na vida de Penny, quando é contratada por Paul Bullock para conquistar Neon.


Nesse momento, Penny se encanta pelo primo Mac Mac (Iran Malfitano). É quando Neon quase se casa com Catty.


Já que Yoko não consegue conquistar o filho de Bullock, ela se envolve com o médico Harold (Ricardo Tozzi). Mas tem de disputá-lo com Úrsula... Sim, ela descobre que é filha de Bullock e muda totalmente suas roupas e seu comportamento. Ela aceita trabalho no saloon, agora propriedade de Vegas e se une a Lobo, a outra personalidade de Harold, com o intuito de fazer com Harold seja esquecido e só reste Lobo.


Outra personalidade da história é a Dona Zorrah (Nair Bello), a mãe de Zorroh que surge para atordoar a vida do filho, o chamando de Clayton, seu nome de batismo. 


Curiosidades: O diretor Ricardo Waddington se inspirou nos filmes Era uma vez no oeste (1969), Wyatt Earp (1994) e Os Imperdoáveis (1992), para criar a atmosfera da novela. Hoje em dia, a trama é considerada cult, por sua proposta inovadora e personagens tão emblemáticos. Albuquerque já havia sido usado em um trabalho anterior do autor, também para denominar uma cidade fictícia. O trabalho em questão era Estúpido Cupido, que se passava em 1969, que virando de cabeça pra baixo permanece igual; assim como o ano em que se passa Bang Bang, 1881. Na segunda semana de transmissão, o autor Mário Prata saiu da novela, por conta de uma osteoporose. Por conta disso, ocorreram grandes trocas de autores, até que Carlos Lombardi assumiu o posto principal. Ele tinha por propósito criar um terremoto na trama, tirando os personagens que ele considerava desnecessário; mesma estratégia usada por Janete Clair quando assumiu a novela Anastácia, Mulher Sem Destino. Foi o retorno da apresentadora e atriz, Babi Xavier às novelas, assim como a estreia da apresentadora da MTV, Fernanda Lima, já no posto de protagonista da trama. O nome Penny Lane, foi inspirado numa música dos Beatles, e Ben foi inspirado no avô de Mário Prata. A novela entrou no ar às vésperas da eleição do plebiscito pelo comércio de armas. Muitos alegaram que a trama induziria o uso de revólveres e entraram com pedido no Tribunal Superior Eleitoral, a suspensão da novela; o pedido foi negado quando a emissora alegou que o faroeste era apenas pano de fundo da história de Ben e Diana. A média geral de audiência foi 27,6, considerada baixa na época, por existir a expectativa do mínimo de 35 pontos.

Trilha Sonora: Dentre os destaques da trama, os principais foram os temas dos protagonistas Diana e Ben. Tanto a canção dos Paralamas do Sucesso, quanto a de Wanessa Camargo foram grandes hits do ano. Confira a música de Wanessa, "Não Resisto a Nós Dois":



  1. Last Ride - The Bambi Molesters (tema de abertura)
  2. De Perto - Paralamas do Sucesso (tema de Ben Silver e Diana Bullock)
  3. Nós Dois - Luiz Melodia (tema de Javier e Violeta)
  4. Canção Agalopada - Zé Ramalho (tema de Ben Silver)
  5. Balada do Céu Negro - Zeca Baleiro (tema de Mercedita)
  6. Tempos de Cowboy - Blitz (tema de Denaide e Henaide)
  7. Coração do Meu Mundo - Black Alien (tema de Diana Bullock)
  8. Os Dois No Ar - Paulo Miklos (tema de Penny Lane e Neon Bullock)
  9. Não Resisto a Nós Dois - Wanessa Camargo (tema de Ben Silver e Diana Bullock)
  10. Big Blue Sea - Bob Schneider (tema de Harold e Yoko)
  11. Love Me Tender / Troubles - The Originals (tema de Paul Bullock)
  12. Quem, Além de Você? - Leoni
  13. I've Been Thinking - Supla (tema de Neon)
  14. Malagueña - The Bambi Molesters