Discoteca: Beto Guedes


Do norte de Minas Gerais para o mundo. Alberto de Castro Guedes, mais conhecido como Beto Guedes foi uma das maiores influências da música mineira, compondo enormes sucessos na companhia do parceiro Fernando Brant. Participou ativamente do Clube da Esquina, responsável por projetar os grandes compositores das Gerais, como Milton Nascimento e Lô Borges. Relembre os sucessos desse mestre da música nas novelas.

Canção: Sol de primavera 
Disco: Sol de Primavera
Ano: 1980
Novela: Marina
O primeiro sucesso do cantor mineiro veio como tema de abertura da novela baseada no romance de Carlos Heitor Cony, escrita por Wilson Aguiar Filho. A canção foi, e ainda é, um dos maiores sucessos de Beto. Teve uma regravação na voz da cantora Kika, para a novela A Padroeira (2001).




Canção: Noite sem luar
Disco: Contos da Lua Vaga
Ano: 1982
Novela: O Homem Proibido
Sua segunda trilha veio na trama de Teixeira Filho, baseada no folhetim homônimo de Nelson Rodrigues. A novela foi exibida às 18 horas, sofrendo as devidas alterações, já que as obras de Nelson apresentam um teor sexual mais elevado. 


Canção: Quando te vi
Disco: Viagem das Mãos
Ano: 1984
Novela: Amor Com Amor Se Paga
Grande sucesso de Ivani Ribeiro, a música foi tema da personagem Elisa (Bia Nunes). Ela é filha do protagonista da trama, e vive defendendo o irmão Tomaz (Edson Celulari), das implicâncias do pai. A moça é tão ingênua que acaba se apaixonando sem saber que está sendo vítima de um golpe. A música foi um dos grandes sucessos do cantor e ganhou várias regravações. 


Canção: Tudo em você
Disco: Alma de Borracha
Ano: 1985
Novela: Selva de Pedra
A segunda versão da novela de Janete Clair não caiu nas graças do público, mas rendeu boa trilha sonora. A canção de Beto Guedes foi tema de Diva (Iara Jamra), irmã do protagonista Cristiano (Tony Ramos). Era uma personagem sensual que, escondida da família, se vestia em um baby-doll e dançava em frente ao espelho. 


Canção: Lágrima de amor
Disco: Alma de Borracha
Ano: 1987
Novela: Brega e Chique
Sucesso de Cassiano Gabus Mendes, a trama trazia uma inversão de papéis da mulher refinada com a cafona. Um dos personagens que, sem querer, acaba sendo vítima do destino é Luís Paulo (Marcos Paulo), que ajuda a brega Rosemere (Glória Menezes) e acaba se dando bem, quando ela recebe a fortuna do "falecido" marido. 


Canção: Olhos de Jade
Disco: Essential Brazil: Beto Guedes
Ano: 1991
Novela: Salomé
Um dos maiores fracassos, a novela de Sérgio Marques caiu no esquecimento do público. Ela foi totalmente gravada antes da estreia e, talvez, isso tenha sido um dos empecilhos da trama. A música de Beto Guedes foi tema de Duda (Petrônio Gontijo), protagonista e motivo de discórdia de mãe e filha. 


Canção: Meu ninho
Disco: Andaluz
Ano: 1991
Novela: Felicidade
Novela de Manoel Carlos, a música era tema de Zé Diogo (Marcos Winter), o eterno apaixonado de Helena (Maitê Proença). Ele fazia serenatas e sempre oferecia versos no jornal da cidade para sua amada. A trama foi recentemente reprisada pelo Canal Viva. 


Canção: Dias de chuva
Disco: Dias de Paz
Ano: 1998
Novela: Meu Bem Querer
Através dos personagens mais pitorescos da fictícia São Tomás de Trás, Ricardo Linhares explorou o amor puro da infância, trazido para os dias de hoje. Um desses personagens era Antônio (Murilo Benício), cuja canção é tema. Ele ama Rebeca (Alessandra Negrini), mas o amor deles têm de enfrentar a disputa entre os pai da moça e o padre que criou Antônio.



Canção: Maria Solidária
Disco: A Página do Relâmpago Elétrico
Ano: 2002
Novela: Coração de Estudante
Novela de Emanuel Jacobina que retratava as Minas Gerais, tinah como tema de abertura uma canção de 1977. Como uma forma de homenagear, além de estar propriamente inserida na trama, Beto foi um dos mineiros escolhidos para ter a música tema da novela. 


Canção: Sonhando o futuro
Disco: Em Algum Lugar
Ano: 2004
Novela: Como Uma Onda
Escrita por Walther Negrão, um dos destaques da trama foi a vila dos pescadores - recorrente nas obras do autor -, onde a personagem Júlia (Maytê Piragibe) era uma das queridas por todos. Ela era romântica, mas muito pé no chão e viviam em busca de um homem que completasse sua vida. Foi a última canção de Beto Guedes em novelas.