Y a mucha honra: Soy tu dueña


Sim, hoje tem novela inédita no "Y a mucha honra", tanto que ela ainda não tem nome certo aqui no Brasil - segundo comentários, será ou A Dona ou Sou tua dona. Foi transmitida no México pelo Canal de las Estrellas e produzida pela Televisa, de abril a novembro de 2010. 



A história principal gira em torno de Valentina Velarsos (Lucero), um mulher que leva uma vida aparentemente boa, dona de uma beleza indiscutível e de uma grande fortuna, ela tem o que muitas outras sonham em ter. 


Ela vive em um mansão na Cidade do México, com a tia Isabel (Silvia Pinal). Valentina perdeu muito cedo os pais, e sua tia que a criou como se fosse sua própria filha. 


Além da tia, Valentina abriga também sua prima Ivana (Gabriela Spanic), com quem se dá muito bem. Mas no fundo, Ivana só esconde um grande rancor e uma inveja enorme de Valentina, por conta do dinheiro que tem. 


Então ela cria um plano para se vingar de Valentina - apenas por ela ser bonita e rica -, contando com a ajuda de Alonso Peñalver (David Zepeda), seu noivo. No dia do casamento da protagonista, o noivo a deixa esperando no altar, arruinando sua vida. O plano de Alonso é fugir com Ivana, mas a vida dos dois acaba tomando rumos diferentes. 


A partir desse momento, Valentina se torna uma mulher amarga, fria e calculista. Se muda para a fazenda "Los Cascabeles", uma de suas propriedades. Quando ela chega na fazenda, ela encontra Rosendo (Sergio Goyri) abusando de Iluminada (Fátima Torre), uma de suas funcionárias. Valentina restabelece a ordem e acaba demitindo Rosendo. 


Eventualmente, ela o contrata como seu capataz, o que causa certo incômodo nas pessoas da cidade. Sem saberem que não é Valentina quem ordena os planos maquiavélicos de Rosendo, eles acabam apelidando a mulher de "La Víbora", sem ao menos ela entender o motivo. De repente, sua tia Isabel e sua prima Ivana chegam em "Los Cascabeles". Nesse momento, Valetina conhece José Miguel Montesinos (Fernando Colunga), seu vizinho e um rico proprietário de terras.


Valentina quer comprar suas terras para expandir suas propriedades, mas José Miguel não quer se desfazer de sua fazenda. Esse se torna o estopim da novela, a disputa acirrada dos dois, que entre uma rivalidade e outra, se entregam à uma paixão fervorosa. As coisas só complicam mais quando os pais de José Miguel resolvem se mudar para a fazenda. Seu pai, Frederico (Eric Del Castillo) tem pouco tempo de vida e quer passar este restante em sua propriedade, fazendo com José Miguel se esforce mais ainda para não vendê-la para Valentina. 


Com o tempo, ela e José Miguel vão se entendendo e ela se vê apaixonada por ele, assim como sua prima Ivana. Mas ele só tem olhos para Valentina e os dois resolvem se casar, para desalento de Ivana, que se une ao capataz Rosendo para impedir o casamento. Então, quando José Miguel vai para a Cidade do México, os dois vilões contratam uma mulher para dizer a Valentina que teve um relacionamento com seu noivo e que eles têm um filho. Isso se torna o principal motivo para que ela acabe com os planos de casamento. Então, Alonso volta à história alegando que não volta para a capital sem o perdão de Valentina. Nesse momento, ele, José Miguel e até o capataz Rosendo começam a disputar o amor da "dueña". José Miguel sai na frente na disputa, mas Ivana não desiste do rapaz. Ela vai até a Cidade do México para tentar engravidar de um amigo seu, e voltar para a fazendo alegando que o filho é de José Miguel. Mas seus planos vão por água abaixo quando ela descobre que não está esperando filho algum. Ivana começa a enlouquecer depois de matar seu amante, Oscar (Cláudio Baez). 


Ela passa a enxergar o espírito do rapaz e, com o tempo, suas alucinações só pioram. Um dia, ela enlouquece e mata Benita (Ana Martin), a "nana" dela e de Valentina. Rosendo acaba sendo testemunha de ambos os crimes.


Ele não faz nada contra Ivana, e recebe uma proposta de Leonor Montesinos (Jacqueline Andere), mãe de José Miguel. Ela quer que ele sequestre Valentina, impedindo dessa forma o casamento da moça com seu filho. Mas José Miguel surge para salvar sua amada, e durante uma série briga com Rosendo, Leonor acaba confessando ao filho que seu pai, na verdade é Rosendo. 


O vilão foge para uma caverna onde ele mantinha Valentina, e todos acabam acreditando que ele está morto. Quanto à vilã Ivana, ela sabe que não terá como fugir por conta dos crimes cometidos, então resolve se enforcar. Durante o casamento de Valentina e José Miguel, Rosendo reaparece desfigurado, com uma arma, tentando impedi-los. Alonso acaba saltando para impedir o vilão e consegue segurá-lo, logo na sequência a polícia chega e Rosendo é preso. 

Curiosidades: É um remake da novela Domenica Montero, escrita por Inés Rodena, autora de sucessos que originaram A Usurpadora (1998) e Maria do Bairro (1995). A atriz Gabriela Spanic estava afastada da TV por um bom tempo, retornando como a vilã Ivana. No Brasil, a história original, citada anteriormente, ganhou sua versão na novela Amor e Ódio (2001), protagonizada por Susy Rêgo e Daniel Boaventura. Segundo notícias, o SBT irá transmiti-la em breve na sua grande, graças aos inúmeros fãs de Gaby Spanic no Brasil.