Y a mucha honra: Maria Do Bairro


Vamos começar o 'Y a mucha honra' com a responsável por esse título: Maria Do Bairro (Maria La Del Barrio). Esta novela fez parte da trilogia das Marias (Marimar e Maria Mercedes), sendo que foi a de maior sucesso, no México e no mundo inteiro. A novela foi transmitida originalmente pela Televisa, de agosto de 1995 a maio de 1996. Aqui, o SBT já reprisou tantas vezes que não consegui achar a data específica da primeira transmissão, sabendo apenas que foi em 1997. Venha relembrar um dos maiores sucessos mexicanos no Brasil... 


Maria Hernández Lorráz (Thalía) é uma jovem humilde, mas que não leva desaforo pra casa. A moça mora no bairro João Diego, subúrbio da Cidade do México. Para conseguir sobreviver ela trabalha como 'catadora' (risos) em aterro sanitário. Ela vive com sua madrinha Cacilda, mas a mulher morre quando a garota completa 15 anos (aham, acreditamos). No leito de morte, a mulher pede ao padre que encontre um lar para sua afilhada, onde ela possa morar e trabalhar. 


Nesse momento, surge na vida dela Fernando Dela Vega (Ricardo Blume), patriarca da riquíssima família Dela Vega. Ele resolve acolher Maria em seu leito familiar, com o intuito de instruir aquela moça e torná-la uma mulher refinada. 


Porém, Maria chega na casa dos Dela Vega em um momento complicado. Luís Fernando (Fernando Colunga), o primogênito de Fernando está em crise por conta do término com sua noiva. O jovem começa a beber loucamente #QuemNunca, e passa a ver as mulheres apenas como um objeto. Ele seduz a jovem Maria, que acaba caindo em sua lábia. 


Isso causa a fúria da nossa amada Soraya Montenegro (Itatí Cantoral), prima de Fernando que sempre teve muito afeto por ele. Na realidade, ela sempre quis mesmo era se apossar do dinheiro da família. 

Soraya é frequentadora assídua da casa dos Dela Vega, por ser sobrinha de Victória Dela Vega (Irán Eory), esposa de Fernando. Mas Victória não imagina que a sobrinha órfã, é na verdade uma moça venenosa que fará de tudo para atrapalhar a vida de todos (A-MO).


O primeiro plano de Soraya é quando ela aproveita da embriaguez de Luís Fernando para forjar uma falsa gravidez do rapaz, obrigando-o a se casar com ela. Nesse tempo, Luís Fernando já está apaixonado por Maria, mas tem de se abster desse amor, por conta dos planos de Soraya. O tempo vai passando e Maria acaba por se envolver com Vladimir Dela Vega (Héctor Soberón), irmão de Luís Fernando. Ele se apaixona pela moça e ela tenta retribuir o mesmo amor, mas não consegue por ainda estar apaixonada por Luís. 


Enquanto isso, Soraya forja outro exame, por conta da desconfiança de Luís Fernando com relação à sua gravidez. Ela diz para o noivo que sofreu um aborto. Com Soraya morando definitivamente na mansão, ela e Maria vivem às turras. 


Um oferecimento 'Pururuca'


Com a ida de Soraya para a mansão, sua progenitora também se muda para a casa, com o intuito de ajudar a moça a matar Maria. Calixta (Silvia Caos) é uma curandeira, criou Soraya desde pequena, quando seus pais faleceram. Ela começa a inserir ervas venenosas nos alimentos de Maria, que começa a passar muito mal e ir parar no hospital entre a vida e a morte. Nesse momento, Calixta revela à Soraya que é sua verdadeira mãe, levando a moça a descobrir que ela foi a responsável pela morte de seus pais de criação. Soraya, sem dó, nem piedade, expulsa Calixta da mansão. 


Quem acaba descobrindo o perverso plano de Soraya, de envenenar Maria é Osvaldo Benavides, seu amante. Durante uma violenta briga, por conta do dinheiro que Osvaldo tentou arrancar de Soraya, por saber de toda a verdade, ele acaba jogando a moça pela janela.


Todos acreditam que Soraya Montenegro está morta, logo Maria pode ser feliz novamente ao lado de seu amado Luís Fernando. Maria começa a sofrer com o alcoolismo do marido, e certo dia, ao receber o apoio de Vladimir, Luís Fernando flagra os dois abraçados e suspeita que sejam amantes. Então, toda a família se muda para a Espanha, deixando na casa apenas Luís Fernando e Maria. A jovem passa toda a gravidez em crises de transtorno bipolar, volta a andar com roupas rasgadas e perambular pelos cantos. Encontra apoio em Lupe (Meche Barba), a governante da família Dela Vega. 


Próximo de Maria dar à luz, Luís Fernando briga com ela e pede o divórcio. Maria sai louca pela rua e acaba tendo o filho em hospital, dando-lhe o nome de Fernando. Depois de ter alta, ela sai pela rua sem rumo e dá seu filho para uma mulher desconhecida, que vende doce e se chama Agripina (Carmen Salinas). A mulher passa a criar Fernando como se fosse seu verdadeiro filho. 


Enquanto isso, Maria é internada em um hospício, sendo posteriormente encontrada por Lupe e Luís Fernando. Ela diz ao marido que o filho deles morreu e ele resolve suprir a falta adotando uma menina. Dão-lhe o nome de Maria dos Anjos, a Tita. Para cuidar da menina, Lupe chama sua sobrinha Penélope (Ana Patrícia Rojo) para ser babá da filha de Maria. Porém, Penélope está mesmo interessada no dinheiro da família, acaba se tornando amante de Luís Fernando, até que Maria descobre tudo e pede o divórcio, além de demitir a babá. Luís Fernando pede o perdão e Maria aceita, eles reatam e quinze anos se passam. 


Fernando, o filho de Maria, agora conhecido como Nandinho (Osvaldo Benavides) se tornou um vendedor de bilhetes de loteria. Ele inclusive esbarra com sua verdadeira mãe num desses acasos. Certo dia, influenciado por seu 'amigo, ele resolve roubar a casa de uma família milionária. Sem saber, a casa 'escolhida' é a dos Dela Vega. Ele é flagrado e vai parar na delegacia, onde Maria reencontra Agripina. 


Maria sentindo-se afeiçoada por Nandinho, o contrata para trabalhar em sua casa. Nesse momento, ela reencontra Penélope, que namora José Maria 'Papacito' (Roberto Blandón). O rapaz passa a chantagear Maria, alegando que Nandinho é seu amante. 


Maria então se lembra de tudo e resolve contar a verdade para Nandinho, que ela é sua mãe. Mas não conta nada para Luís Fernando, que acredita que o jovem é amante de Maria, e tenta matar Nandinho. Nesse momento, Maria chega aos berros e grita que Nandinho e filho deles. Maria então tem de explicar para Luís Fernando que deu seu filho a uma desconhecida no passado, por isso escondeu do marido a verdadeira história. 


Quando Tita (Ludwika Paleta) também fica sabendo da verdade, descobre que sua verdadeira mãe é a professora de inglês, Verônica (Jéssica Jurad). A mulher tenta se reaproximar da filha para justificar o porque de tê-la abandonado no passado. 


Enquanto isso, no Texas, Soraya Montenegro reaparece. A mulher jura vingança a todos e promete voltar ao México e arruinar a vida dos Dela Vega. 


Ela se recupera totalmente e dá um golpe no rico e viúvo, Oscar Montalbán (Manuel Saval). Soraya tem o plano maquiavélico de matar o milionário, para ficar com sua herança. 


E ela consegue concretizar o plano. Ficando também com a guarda da filha de Oscar, Alícia (Yuliana Peniche), uma garota de 17 anos que vive em uma cadeira de rodas e é mantida aprisionada em sua casa por Soraya. Ela só pode contar com o apoio de sua governanta, Esperança. 


Soraya chega na casa dos Dela Vega mostrando estar arrependida de tudo, fingindo ser uma boa moça. Mas no fundo, ela aproveita de Nandinho para se vingar da família. Ela seduz o rapaz, que passa a frequentar sua casa, onde conhece Alicia. Soraya faz a cabeça de Nandinho contra os pais, ele acaba se revoltando e acreditando nas histórias de Soraya, mesmo Alicia lhe dizendo que ela não presta. Nandinho só descobre a verdade quando flagra Soraya aos beijos com Aldo Armenteros (Maurício Aspe). 


Aldo na verdade é ex-namorado de Tita e vive indo e voltando com a moça. Como o relacionamento dos dois não é apoiado pelos pais de Tita, ela acaba se revoltando com os pais por amar o rapaz, que tem Soraya como amante. 


Nandinho então passa a se envolver com Alicia, para desafeto de Soraya. Esta, por sua vez, começa a infernizar a vida da pobre garota, como servir-lhe tarântulas no café-da-manhã. 


Com o tempo, Soraya vai tento mais crises psicóticas, como ameaçar Nandinho com uma tesoura #NazaFeelings e empurrar Esperança. Com isso, a moça vai presa por quinze dias, até que é dada como inocente. Nesse retorno, ela descobre que sua mãe, Calixta, está vivendo como mendiga. A mulher acaba reconhecendo sua filha, batendo na porta de sua casa. Soraya fica tão enfurecida que aproveita o retorno da mãe, para empurrá-la e matá-la de verdade. Com isso, Nandinho é acusado do crime, mas Maria assume a responsabilidade no lugar do filho. No presídio, Maria reencontra Penélope, que a humilha e trama vários planos para que todos acabem com Maria. Nesse momento, acontece um incêndio dentro do presídio e todos acreditam que Maria tenha morrido. Na verdade, ela não morreu, perdeu novamente a memória #AtílioFeelings e começou a vagar pela rua. É resgatada pelo médico Daniel Ordónez (Ariel López Padilla), que leva a moça pra casa e passa a cuidar dela. 


A dona do presídio então avisa à família que Maria está viva, quando Nandinho e Luís Fernando resolvem procurar por ela; porém, Agripina sogre um infarto, impedindo o jovem de ir atrás de sua verdadeira mãe. Quem acaba encontrando Maria é Soraya, que se veste de enfermeira e leva a moça para uma cabana abandonada. Mas Alicia e Esperança veem tudo e avisam os Dela Vega. Soraya empurra Maria contra a parede, com a batida, ela se lembra de tudo. Luís Fernando chega a tempo de salvar Maria, que tenta salvar Soraya, mas esta fica presa e acaba morrendo carbonizada - pausa para uma reflexão de Zéu Britto:


Nem preciso falar que todos são felizes, né?! Agripina melhora, Nandinho se casa com Alicia, que volta a andar, graças a uma cirurgia. Tita e Aldo ficam juntos, depois de o moço se regenerar. E claro, Maria e Luís Fernando são felizes pra sempre. 

Curiosidade: Sabe quem dublou Soraya Montenegro nos EUA? Neve Campbell, famosa atriz dos anos 90. A novela é considerada como a mais vendida no mundo, sendo 180 países. É uma das mais reprisadas no Brasil, num total de quatro vezes. Soraya é considerada no México, a maior vilã de todas, por conta dela matar a própria mãe. 

Trilha Sonora: Composta basicamente pela música de abertura, o CD inclui um faixa de entrevista com a atriz Thalía. 



1. "María la del Barrio" - Thalia
2. "Piel Morena (Remix)" - Thalia
3. "Piel Morena (Karaokê)"
4. "Entrevista con Thalía"