Vale mesmo a pena?!


Nesse exato momento está indo ao ar o último capítulo de O Profeta. A novela fez certo sucesso entre 2006 e 2007, ano em que foi exibida às 18 horas. Porém, se tornou um fiasco no turno vespertino. Estou aqui para questionar se está valendo a pena mesmo para nós telespectadores 'ver de novo'?! A Globo alega que o Ministério da Justiça proíbe a exibição de novelas das oito à tarde, por conta do conteúdo. Ok, mas tiveram tantas novelas boas das 19 e 18 horas! Só que a emissora ainda alega que as novelas muito antigas serão pouco lembradas, logo terão baixos índices de audiência! Espera, as atuais estão dando audiência?! Não, logo acho que arriscar um pouco deve valer a pena, né?!


O pior é quando insistem em exibir 'repeteco' do 'repeteco'?! É o que acontecerá a partir de segunda-feira. O Cravo e a Rosa foi um dos maiores sucessos do horário, tanto que a novela ganhou mais 100 capítulos na exibição original, que culminou no acréscimo da personagem Marcela (Drica Moraes), que a princípio não estaria na trama. E teve sua primeira reprise em 2003, três anos depois da exibição original, época em que a Globo dava valor às novelas antigas (havia exibido pouco antes A Gata Comeu e Roque Santeiro, ambas de 1985). Bom, esta não será a primeira novela a ser re-reprisada no horário. Tal feito já ocorreu com: A Gata Comeu (de 1986, reprisada em 1989 e 2001), A Viagem (de 1994, reprisada em 1997 e 2006), Mulheres de Areia (de 1993, reprisada em 1996 e em 2011), Chocolate com Pimenta (de 2003, reprisada em 2006 e 2011) e Da Cor do Pecado (de 2004, reprisada em 2007 e 2012). A verdade é que era pra ter sido transmitida a novela Cobras & Lagartos, um grande sucesso de João Emanuel Carneiro, de 2006. Porém, o Ministério da Justiça mais uma vez se tornou um empecilho na vida da emissora carioca, alega a própria. E nessa listinha de novelas barradas têm grandes nomes como Páginas da Vida, Porto dos Milagres, entre outras. 


Por fim, segundo comentários, sabemos que a Globo não é a principal culpada nas reprises esdrúxulas que enfiar no ar. Ao mesmo tempo, não entendemos o Ministério da Justiça, cheio de dedos com as novelas, sendo que coisas piores são transmitidas durante a tarde - como as tragédias de Cidade Alerta ou Brasil Urgente. E o processo anda tão rigoroso que na reprise de Mulheres de Areia, a abertura teve de ganhar estilo widescreen, por conta dos seios à mostra de Mônica Carvalho. Confira a versão original:




Bom, com toda essa regra, sobra aos noveleiros assíduos, recorrer ao Canal Viva, que não poupa em transmitir grandes novelas, afinal não precisa do parecer do Ministério da Justiça, por ser canal fechado. E a minha resposta para a pergunta do título é que pra mim, não anda valendo nada a pena ver de novo (de novo) essas novelas que estão sendo transmitidas pela Globo.