Mini-Flashback: Suave Veneno


Povo votou e Suave Veneno ganhou. Levando o título de um dos maiores fracassos das oito, a novela conseguiu criar personagens marcantes e deixar resquícios em nossas mentes. Escrita por Aguinaldo Silva, a novela marcava o retorno do autor às novelas urbanas, coisa incomum há tempos - as novelas anteriores eram regionais, como A Indomada, Fera Ferida e Pedra Sobre Pedra. Apesar das críticas, a novela é considerada a maior recuperação de audiência já vista na TV, de míseros 29 pontos iniciais para 52 pontos finais. Relembre essa polêmica novela, exibida de janeiro a setembro de 1999. 



Waldomiro Cerqueira (José Wilker) saiu de Pernambuco em busca de melhores condições de vida no Rio de Janeiro. Conseguiu fazer fortuna comercializando mármore, tornando-se o maior do ramo: o "Imperador do Mármore". Ele tenta manter hábitos simples, como de sua época mais humilde, como andar pelas ruas do Rio, mesmo sendo um dos maiores magnatas do país. 


Ele se casou com Eleonor Berganti (Irene Ravache), uma marchand, que apesar de boa mãe, não conseguiu manter seu casamento com Waldomiro. Mesmo divorciados, o ex-marido sustenta sua vida de luxo ao lado das três filhas. 


A filha mais velha é Maria Regina Berganti Cerqueira (Letícia Spiller), mulher que vive conspirando contra tudo e todos. Ela quer tomar o lugar do pai na empresa, por considerar seu método de comando muito melhor e mais atualizado. E não poupa esforços em conseguir tirar a Marmoreal (empresa da família) das mãos de Waldomiro. Ela é casada com Álvaro Figueira (Kadu Moliterno), que ocupa lugar de destaque na empresa do sogro. Vive às custas da esposa, já que seu tino para os negócios nunca foi muito bom. Ele é um ótimo pai de Patty Berganti (Cecília Dassi) e Rafael Berganti (Herval Siqueira), dando o carinho e a atenção para as crianças, que Maria Regina não consegue dar. 


A filha do meio de Waldomiro é Maria Antônia (Vanessa Lóes), uma hipocondríaca que sonha em passar longe dos negócios da família. Mas quando precisa apoiar o marido ela não mede esforços em palpitar nos negócios da Marmoreal.Seu marido, Augusto Ivan (Tarcísio Filho) se casou com ela por interesse, mas acabou mantendo certo afeto pela esposa. Ele vive tentando passar a perna no sogro, mas sempre acaba batendo de frente e perdendo a disputa. 


Márcia Eduarda (Luana Piovani) é a filha mais nova de Waldomiro e Eleonor. É a mais sensata das três irmãs, trabalha na empresa no setor de marketing. Márcia acaba por ter uma séria desavença com a mãe, depois das duas se apaixonarem pelo mesmo homem. 


O jovem Eliseu (Rodrigo Santoro), um jovem pintor, passar por uma crise e resolve se matar, pulando de um viaduto. Nesse momento, é salvo por Eleonor, que resolve levar o rapaz para sua casa, crendo que possa ajudá-lo. Eliseu acaba conhecendo a bela Márcia Eduarda, por quem se apaixona. 


Os dois têm um relacionamento complicado e a moça nem vem a descobrir que a protetora do rapaz é sua própria mãe. Eles terminam e Márcia se envolve com seu cunhado, Álvaro. Enquanto isso, Eliseu se entrega ao amor de Eleonor, como já previa Nana (Nívea Maria), sua melhor amiga. Nana, que sempre disse para ela que não era um bom negócio levar um desconhecido para sua casa, e que ela acabaria se envolvendo com o belo pintor. Nana, fumante compulsiva, passa mais tempo na casa de Eleonor do que em sua própria. Ela tem uma implicância eterna com Waldomiro, mas no fundo esconde por ele um amor reprimido. 


Eliseu acaba rompendo com Eleonor, por conta das crises frequentes do rapaz. É quando ele conhece o misterioso marchand Marcelo Barone (Fúlvio Stefanini), um vigarista que tinha pacto com o diabo, e que convence o jovem pintor a falsificar obras de Michelângelo e Dalí. 


Depois de descoberto, Eliseu acaba sendo preso por 18 meses. Quando sai da prisão, Márcia Eduarda está lhe esperando, para enfim viverem o grande amor. 


Enquanto isso, Waldomiro durante suas saídas noturnas pela cidade, acaba salvando a vida da misteriosa Maria Inês (Glória Pires), durante um assalto. Dias depois, ele esbarra com ela de novo e lhe dá carona. Os dois acabam sofrendo um grave acidente e Maria Inês diz que perdeu a memória. Waldomiro a leva pra casa, e é criticado por toda a família por isso. Eles acabam se envolvendo, como já planejava Maria Inês. 


Era um plano gerado pela filha bastarda de Waldomiro, Clarice Ribeiro (Patrícia França). Ela planeja uma vingança contra o próprio pai, através de Maria Inês. Mas seus planos vão por água abaixo quando é assassinada por Augusto Ivan. 


Porém, Maria Inês consegue colocar parte do plano em prática, roubando os diamantes de Waldomiro, que fica desorientado. Ele acaba se abdicando dos negócios da família, dividindo a herança para as três filhas e sumindo por uns tempos. Depois da morte de Clarice, Maria Inês ressurge com o nome de Lavínia, sua verdadeira identidade. Ela se torna camelô no subúrbio e reencontra Waldomiro, que resolveu recomeçar a vida do zero. Porém, ela tem de disputar seu amor com Carlota (Betty Faria).Uma das personagens mais pitorescas da trama, ela é viúva de um militar. Durante o dia é uma recatada moradora do edifício da trama, onde todos a respeitam. Mas durante a noite, ela dá vida à uma mulher fogosa, saindo pelas ruas em busca de homens. Inclusive, durante suas saídas, acaba se envolvendo com Álvaro, marido de Maria Regina. 


Ao longo da trama é descoberta a verdadeira face de Augusto Ivan, que matou Clarice, pois não conseguiu extorquir a moça, sabendo que ela estava com os diamantes de Waldomiro. Quando tenta fugir da polícia, acaba sendo atropelado e morto. Desde então a busca pelos diamantes se torna o ápice da novela. Waldomiro quer reaver o que lhe possui, Maria Inês quer o perdão de Waldomiro e Maria Regina começa surtar em busca das jóias que lhe garantiriam uma boa fortuna. Ela acaba se envolvendo com o ex-presidiário Adelmo (Ângelo Antônio), ex-affair de Clarice e irmão de Maria Inês. 


Quando Adelmo rompe com Maria Regina, ela começa a surtar mesmo. E sua busca incessável pelos diamantes faz com que a moça começa a ter crises cada vez piores. Nos últimos capítulos, Maria Regina segue Lavínia, que descobre que os diamantes estão na casa de Clarice. Com o intuito de pegar as jóias, a vilã acaba atingindo Adelmo quando tenta acertar Lavínia. Em desespero, ela acaba fugindo de carro da polícia e sem saída, atira o próprio carro do precipício, numa cena icônica da dramaturgia. 


Os personagens secundários da novela, moravam praticamente todos no edifício Bege Bahia. Como o melhor amigo de Waldomiro, Fortunato Queiróz (Nelson Xavier) e sua esposa Geninha (Ana Rosa). Esta vive aconselhando todos do prédio onde mora, e durante a novela descobre que a filha que acreditava ser adotiva é na verdade fruto de um relacionamento extraconjugal do marido. 


Outro ilustre morador é o vidente Uálber Canedo (Diogo Vilela). Sempre em companhia do amigo e ajudante Edilberto (Luis Carlos Tourinho), ele acaba entrando em grandes enrascadas, por não saber lidar bem com seus poderes paranormais. Foi um dos maiores representantes do núcleo cômico da história, se tornando personagem emblemático na obra. 


Sua mãe, Maria do Carmo (Eva Todor) é uma adorável mulher que não consegue ver o mal nas pessoas, principalmente nos três sobrinhos-netos, que cria. Um deles é Augusto Ivan, marido de Maria Antônia. 


A sobrinho-neto do meio é Leonardo José (Mateus Rocha), que consegue entrar na Marmoreal graças ao empurrão do irmão Augusto. Ele tenta de toda maneira conquistar Márcia e entrar para a família Berganti Cerqueira, mas não tem muito êxito. 


A irmã mais nova de Augusto e Leonardo, é a piriguete Marina (Deborah Secco), que já tentou ser top model, garota do É o Tchan e coelhinha de calendário, sem muito sucesso, busca um jogador de futebol para se casar. 


É quando se envolve com o jogador Renildo (Rodrigo Faro), filho do porteiro do Bege Bahia. 


O rapaz tem uma carreira bem sucedida interrompida por conta de uma doença degenerativa, causando a frustração de Marina. Mesmo assim, os dois acabam ficando juntos. 


Perto do Bege Bahia, tem um bar frequentado pelos moradores do edifício e do bairro, o bar do Gato, de Felisberto Morei (Nuno Leal Maia). Ele esconde uma eterna paixão por Carlota e vive sondando a mulher na calada da noite, para saber o que ela anda fazendo. Acaba se envolvendo também com Nana, a amiga de Eleonor. 


Em seu bar trabalha Claudionor (Heitor Martinez), o sonho das empregadas do bairro. Ele vive em pé de guerra com Uálber, ao mesmo tempo que parece ter algo contra o rapaz, sente um carinho e não gosta que insultem o amigo. 


Claudionor se envolve com Eliete (Nívea Stelmann), uma das empregadas da família Berganti Cerqueira. Eliete curte um samba e um pagode e vive de bom humor, só se sente um pouco ameaçada quando o assunto é Uálber, por quem sente ciúmes de Claudionor. Eliete acaba ganha repercussão no concurso promovido pelo Domingão do Faustão, "Garota Bumbum Dourado", no qual ela acaba saindo vencedora. 


Curiosidades: Samara Felippo entrou na trama para fazer parte de um suposto triângulo com Eliseu e Márcia, mas a personagem não teve grande destaque na trama. Esta foi a primeira novela a ser baseada em "Rei Lear", de William Shakespeare; a segunda foi Tempos Modernos (2010), que também passou por graves problemas de audiência. A história do nordestino que fica rico com uma empresa de mármore é verídica. Foi uma das novelas com menor cidade cenográfica, pois a emissora optou por mais externas, para dar mais realismo à história. Aguinaldo Silva se baseou no clássico Um Corpo que Cai, de Hitchcock para criar a história de Maria Inês, que some e depois é descoberta por Waldomiro sob novo nome, é perseguida pelo rapaz crendo ser sua falecida esposa. E a inspiração não parou por aí, o nome Carlota Valdez era original do mesmo filme e as roupas da personagem foram baseadas nas personagens dos filmes de Almodóvar. Assim como os cabelo negros e curtos de Letícia Spiller foram inspirados nas madeixas da atriz italiana Isabella Rosellini.  

Trilha Sonora: O disco nacional contou com grandes canções, sendo o destaque para a música "Sozinho" de Caetano Veloso, tema do casal Márcia Eduarda e Eliseu. Ouça:


Outro sucesso foi a "Mais Feliz", de Adriana Calcanhoto, tema da vilã Maria Regina. Dentre as músicas internacionais, grandes nomes como Cher, Celine Dion, Alejandro Sanz, Alanis Morissette, entre outros. 


  1. Suave Veneno" - Nana Caymmi (tema de Abertura)
  2. "Mais Feliz" - Adriana Calcanhotto (tema de Maria Regina e Adelmo)
  3. "Pela Vida Inteira" - Kiloucura (tema de Eliete)
  4. "É o Amor" - Maria Bethânia (tema de Valdomiro e Inês)
  5. "Frisson" - Banda Eva (tema de Marina)
  6. "Sozinho" - Caetano Veloso (tema de Eliseu e Márcia)
  7. "Gostoso Veneno" - Alcione (Part. Esp. Djavan) (tema de Renildo)
  8. "Canzone Per Te" - Zizi Possi (tema de Eleonor)
  9. "Bem Maior (Longer)" - Roupa Nova (tema de Uálber)
  10. "Nascente" - Flávio Venturini (Part. Esp. Ed Motta) (tema de Adelmo e Clarisse)
  11. "Firmamento (Wrong Girl To Play With)" - Orlando Morais (tema de Márcia Eduarda)
  12. "Xereta" - Claudinho e Buchecha (tema de Claudionor)
  13. "Casa, Comida e Paixão" - Elba Ramalho (tema de Valdomiro)
  14. "Tu Me Acostumbraste" - Joanna (tema de Carlota Valdez)


  1. "Do You Know Where You're Going To" - Mariah Carey (tema de Carlota)
  2. "Y ¿Si Fuera Ella?" - Alejandro Sanz (tema de Valdomiro e Lavínia)
  3. "To Love You More" - Celine Dion (tema de Márcia)
  4. "Believe" - Cher
  5. "Sailing" - 'N Sync
  6. "Canto Della Terra (Radio Version)" - Andrea Bocelli (tema de Eleonor)
  7. "That I Would Be Good" - Alanis Morissette (tema de Maria Regina e Adelmo)
  8. "You Get What You Give" - New Radicals
  9. "Big Big World" - Emilia (tema de Marina)
  10. "As" - George Michael featuring Mary J. Blige (tema de Gilvânia)
  11. "Una Historia de Amor" - La Sociedad (tema de Nana)
  12. "Everything I Do (I Do It For You)" - Brandy (tema de Ualber)
  13. "Doo Wop (That Thing)" - Lauryn Hill
  14. "Yo Se Que Es Mentira" - Amaury Gutierrez