Malhação: 4ª Temporada


Novos personagens, elenco renovado e histórias saídas do forno. Assim começou a quarta temporada de Malhação. Em um duração mais compacta, a temporada durou de março a outubro de 1998.



A história era bem complexa. Contava a vida de Bruno (Rodrigo Faro), um jovem que sempre sonhou em ser piloto de corrida profissional, como o irmão mais velho. Sem o apoio necessário, ele acabou se tornando um frustrado cinegrafista. 


Fonte: Memória Globo

Guga (Dartagnan Júnior), seu irmão famoso no meio das corridas, sempre quis que Bruno seguisse na carreira, mas sempre foi proibido pela mãe. Dulce (Totia Meirelles), na verdade tinha medo dos filhos se arriscarem nas corridas, como não conseguiu impedir Guga, obrigou-o a não influenciar Bruno. E ela não estava errada, pois Guga acaba sofrendo um sério acidente e morrendo. 

Fonte: Memória Globo

Com sua morte, a ex-namorada Alice (Cássia Linhares) volta ao Brasil para reconstruir sua vida. Quando chega aqui, descobre que todos a consideram culpada pela irresponsabilidade do namorado. 


Fonte: Memória Globo

Ela vai fazer de tudo para provar que é inocente e que o culpado é Rui (Hugo Gross), rival de Guga nas corridas. Rui sentia inveja de Guga e saia espalhando intrigas a seu respeito.

Fonte: Memória Globo
Nesse momento Alice resolve mostrar pra Bruno a carta da mãe, alegando que Guga não tinha culpa da falta de incentivo. O mocinho decide então se dedicar à corrida e fazer justiça enfrentando Rui. É quando ele começa a se envolver com Alice. Nessa jornada, Bruno conta com o apoio de grandes amigos, como o especialista em corridas, Escova (Mário Frias) - que voltaria anos depois à novela. E também com a ajuda do mecânico Beto (Jonas Torres).


Além do universo do automobilismo, a temporada mostrou o cotidiano em uma produtora de vídeos. Pois é, o local onde Bruno começa a trama trabalhando é comandado pelo ambicioso Milton Ranieri (Francisco Milani). 

Fonte: Memória Globo

Até que Bruno resolve abandonar a produtora e abrir a sua, por conta própria. Ele conta com o apoio de Alice, antes mesmo do envolvimento nas corridas automobilísticas, que é repórter esportiva. Ela tem que fazer frente à mimada Flávia (Daniele Valente), filha de Milton Ranieri e namorada de Rui.


Outro tema forte da temporada é a gravidez precoce de Cacau (Juliana Baroni). A moça engravida inesperadamente de Barrão (Bruno Gradim), e apesar de muito novos, eles têm de amadurecer rapidamente por conta de tal fato. 


E também foi abordada a questão de erro médico, através do personagem Pururuca (Caio Junqueira). Gênio em informática, o rapaz acaba ficando paraplégico após ter sido vítima de um erro durante uma cirurgia. 


Fonte: Memória Globo

A temporada chegou ao fim, propriamente dito. Rui vende a academia e foge com toda a grana, se dando bem. Sem muitos recursos, a academia vai sofrer demolição, por conta de um prédio que será erguido no lugar. Eis que no exato capítulo 809 da novela, a academia vai ao chão, onde as cenas da demolição são intercaladas com a dos profissionais desmontando o cenário. A cena final daquele episódio foi ao ar ao vivo, apresentada pela personagem Mocotó (André Marques), que falava diretamente com o telespectador e dava início à chamada Malhação.com.

Trilha Sonora: Nesta temporada foram lançados dois discos. Destaques para as regravações de "Proibida pra mim" do Charlie Brown Jr. e "Vapor Barato" na voz do grupo Rappa.


  1. Garota Dourada - Jheremmias Não Bate Corner (tema de Alice)
  2. Vapor Barato - O Rappa (tema de Escova)
  3. All Kinds Of People - Big Mountain
  4. Cuidado Com Pessoas Como Eu - Cris Braun (tema de Rui)
  5. Vai Ser Você - Mr. Jam (tema de Bruno)
  6. The Diary - Neil Sedaka (tema de Cacau e Barrão)
  7. Namoro - Ricardo Chaves
  8. Lua - Márcia Freire (tema de Dulce)
  9. Mascate - Nepal
  10. California Dreaming - High Jinx
  11. Quit Playing Games - Two 4 U
  12. Vai, Vai, Vai - Maskavi Roots
  13. A Vida Tem Dessas Coisas - Mr. Soul
  14. Surfer Girls - The Beach Boys

  1. Pega Leve - Muamba
  2. A Noite - Lobão
  3. Come Anytime - Hoodoo Gurus
  4. A Minha Menina - Tequila Baby
  5. Heloísa, Mexe a Cadeira - Vinny
  6. Pink - Ultra Red
  7. How It's Going To Be - Third Eye Blind
  8. Proibida Pra Mim (Grazon)- Charlie Brown Jr. (tema de Escova)
  9. Garotas do Brasil - Papas da Língua
  10. All For You - Master Clock
  11. Antes Que Seja Tarde - Pato Fu (tema de Alice)
  12. Hip Hop Rio - Planet Hemp
  13. Vamo Falá! - PMC & DJ Deco Murphoy
  14. My Bonnie (Ao Vivo) - Ultraje À Rigor