Malhação: 16ª Temporada


Novas histórias e uma estilo para se aproximar mais do público jovem. Enfim, mais tentativas para alavancar a audiência. A abertura, dentre as mais bem feitas do seriado, foi produzida pela Videographics, da própria Rede Globo, trazendo elementos de mangá, história em quadrinho e toy art. A música continuava sendo do grupo NX Zero, porém agora era "Bem ou Mal". Confira: 



Marina (Bianca Bin) é aquela típica mocinha, sempre bem humorada, e dedicada plenamente à sua família. Ela é herdeira de uma família rica no Rio de Janeiro, mas se mudou pro nordeste com a mãe depois da perda do pai em uma expedição da Amazônia. Ela tenta esconder sua verdadeira paixão pelo amigo de infância, Luciano (Micael Borges). O amor da moça é correspondido, mas nenhum dos dois conseguem se declarar, e acabam levando em frente a amizade. 

Fonte: Memória Globo

Durante um festival em Canoa Quebrada, onde eles moram, surge o músico Alex (Daniel Dalcin), que se apaixona perdidamente por Marina, para completar o triângulo amoroso. Mas sem ser correspondido, ele tenta de toda maneira impedir que ela fique com Luciano. 

Fonte: Memória Globo

Mas o rapaz ainda não é capaz de planos maquiavélicos para separar o casal, como faz Veridiana (Amanda Richter). A moça chega no balneário e já se apaixona por Luciano, sabendo que ele só tem olhos para Marina, ela planeja uma vingança para afastar a moça da parada. Ela encomenda um grande número de toalhas bordadas pela garota, fazendo com que Marina se dedique plenamente ao trabalho. Tudo porque a jovem ingênua precisa do dinheiro para ajudar sua mãe a ir atrás de seu pai na Amazônia. Mas a vilã não contava que Marina teria a ajuda de Luciano e conseguiria terminar toda a encomenda. Assim, Veridiana sabota as toalhas, sem fazer parecer que foi ela, deixando Marina arrasada por não poder ajudar sua mãe. 


Veridiana também aproveita da situação quando Alex dedica sua música à Marina, durante sua participação no festival. E com a vitória no festival, Alex descobre que Marina precisava do dinheiro e resolve lhe dar uma parte do prêmio. Como Marina é menor de idade, ela não poderá ficar cuidando dos irmãos sozinha, e terá de se mudar pro Rio, para a casa da avó, Olga (Rosaly Papadopol).


A avó da garota não gosta muito da ideia, porque sempre viu os netos com certa ojeriza, já que são frutos de um relacionamento que ela proibiu no passado. Assim como a avó das crianças, o tio Osvaldo (Pablo Padilla) não gosta muito da ideia, já que vira ficar com a parte do irmão da herança. 


Os jovens só contam com o apoio da tia Juliana (Georgiana Góes), uma mulher respeitável e que fica muito feliz com o retorno dos sobrinhos. A jovem se torna a diretora do atual Colégio Múltipla Escolha, que estava falido, mas foi comprado por Dona Olga, como um incentivo para os filhos. A rixa entre Juliana e Osvaldo é que ele quer demolir o colégio para construir no local um shopping, ao passo que ela quer manter o colégio, já que é pedagoga e se interessa pela área. Por fim, entram no acordo de manter o colégio e construir o shopping na quadra ao lado. 


Tudo muda na vida da família quando eles descobrem que Dona Olga tem uma doença terminal. Na verdade, ela tenta até o último instante esconder de todos, mas o Dr. Lemgruber decide contar para Juliana, por considerá-la  a mais sensata. E quem acaba contando para Marina sobre a doença da avó é o filho do médico, Caio (Humberto Carrão). 


A amizade entre Marina e Caio surgiu por conta de mais uma armadilha de Veridiana. Marina manda uma carta para Luciano, para ajudá-la numa fuga da casa da avó e no retorno ao nordeste. Porém, Luciano encontra primeiro Veridiana, no colégio que combina com Marina. A vilã convence o mocinho a não ajudar Marina, pois é errado tirá-la da avó. Ele concorda e diz para a moça que não vai colaborar com seu plano, causando a revolta de Marina. Nesse momento, surge Caio em seu caminho, com quem ela passa a manter um grande vínculo. Vendo a boa relação de Marina e Caio, filho de seu médico, Dona Olga começa a instigar a neta a namorar o garoto. E isso acontece, da mesma forma que Veridiana, enfim, consegue ter um relacionamento com Luciano.


Caio começa a namorar com Marina depois de um término complicado com a bailarina Paula (Lisa Favero). Ela foi traída e sabotada pelo próprio namorado, mostrando a índole do garoto. No colégio, onde a garota vai se apresentar, ela esbarra em Peralta (Jonathan Faro), um ex amor. A aproximação dos dois estremece o namoro dele com Yasmin (Mariana Rios), que acaba por achar um jeito de se vingar de Paula e Peralta.


Com a ajuda da tia Filó (Louise Cardoso), a moça resolve ligar para o pai de Peralta e dizer a verdade, que o rapaz não está mais estudando e só se encontra na cidade para se relacionar com todas as garotas que puder. O pai do Peralta resolve aparecer para tirar a prova da história, que acaba sendo verdade e gerando a raiva do garoto, que promete se vingar de Yasmin e Filó.

Fonte: Memória Globo

Quanto ao namoro de Marina e Caio, não dura muito, pois com o tempo a moça começa a ver a real identidade do garoto. Mas antes disso, ele ainda apronta muito contra ela, sem ela nem suspeitar. Depois da morte de Olga, por exemplo, Marina tem de escolher um tutor, a quem acaba nomeando Juliana. Com o intuito de pôr a mão na grana da sobrinha, Osvaldo conta com a ajuda de Caio num plano para derrubar a própria irmã. Eles planejam com Bruno (Caio Castro), dele beijar Juliana na hora em que Caio irá tirar a foto. Com tudo organizado, o plano dá certo e Juliana tem que sumir por uns tempos, deixando a função de tutor nas mãos de Osvaldo.


E não é só o namoro de Marina e Caio que vai por água abaixo; o de Veridiana e Luciano também não dura muito. Nesse vai e vem, Veridiana passa a namorar Alex, causando a revolta de sua melhor amiga, Norma Jean (Jéssika Alves), que sempre foi apaixonada pelo rapaz. Aliás, os dois têm um relacionamento antes dele trocá-la por Veridiana. Graças a uma armação dela mesma, Veridiana é descoberta e Alex acaba assumindo em público durante um festival seu amor por Norma Jean.


Dentre os novos personagens, tem Marcelo (Helder Agostini), que se apaixona por Felipa (Sophia Abrahão). Mas com medo de se declarar, ele acaba fazendo de um jeito discreto, através de uma história em quadrinho, já que o garoto domina essa arte.


Destaque também para Kátia (Antônia Fontenelle), a desvairada mãe de Norma Jean. Ela acaba se casando com o pai de Alex, deixando a filha mais instigada ainda, crendo que o destino a uniu ao Alex.


Curiosidades: Helder Agostini já havia participado do seriado como o irmão de Marcelo, protagonista da sétima temporada, e o melhor é que ele assume agora o nome do personagem que viveu seu irmão antes. Grandes nomes da música na história da Malhação passaram pelo Shopping durante a temporada, como Skank, Luxúria, Jota Quest, Papas da Língua, etc. Nesse ano, ocorreu a perda de Andréa Maltarolli, uma das idealizadoras do seriado. A autora foi responsável também por outros programas da emissora e pela novela Beleza Pura, de 2008.

Trilha Sonora: Apesar de conter músicas internacionais, apenas um disco nacional foi lançado nessa temporada, que também não teve muitos méritos, muito menos sucessos. Como representante do disco, eu escolhi o pout pourri de regravações da Paula Toller, "Saúde/Só Love":



  1. Bem ou mal - Túlio Dek & NX Zero (tema de abertura)
  2. Saúde/Só Love - Paula Toller (tema de Kátia)
  3. Tudo certo - Gabriel, o Pensador (tema geral)
  4. No veneno - Banda Strike (tema de Alex)
  5. Noites de um verão qualquer - Skank
  6. Chicletinho - Dolls (tema de Norma Jean)
  7. Desde quando você se foi - Fresno (tema de Marina e Caio) 
  8. Podia ser - Agnela (tema de Marina) 
  9. Pelo menos hoje - Udora
  10. Passos escuros - Hevo 84 (tema de Veridiana e Luciano)
  11. Incendeia - Mariana Rios (tema de Yasmin)
  12. É só você querer - Nayah (tema de Luciano)
  13. Amar em vão - Negra Li (tema de Juliana) 
  14. Dois mundos - Alto sustentavel
  15. Disco rock - Papas da Língua (tema de locação: Shopping)
  16. Sorrindo - Aliados (tema de Norma Jean e Alex) 
  17. Eus - In Natura (tema de locação: Colégio Múltipla Escolha)
  18. Meu amor - Os Thomés (tema de Luciano e Marina)