Malhação: 15ª Temporada


Graças à falta de audiência da temporada anterior, essa temporada entrou no ar em outubro de 2007, sendo que os planos eram para apenas janeiro do ano seguinte. Sofreu drásticas mudanças com o intuito de recuperar a audiência perdida, como a troca da abertura, desde o layout até a música que passou a ser "Paraíso Perdido", do grupo Strike



O colégio tradicional e de elite, Ernesto Ribeiro se funde com o eclético Múltipla Escolha, depois de um incêndio que destrói o local. Dentre as inovações, surge um albergue para abrigar os alunos de fora e um aumento de bolsas auxilia alunos mais pobres a frequentarem o colégio, criando um certo clima interno. Dentre os jovens mais carentes, está Angelina (Sophie Charlotte), uma boa moça e dedicada.

Durante uma festa do colégio, ela conhece Gustavo (Rafael Almeida), um talentoso jovem rico. A diferença social entre eles não parece, de cara, um grande empecilho. Mas para as pessoas ao redor do casal, as coisas não são bem vistas. 


Diante do medo de como vai ser visto por todos, Gustavo se distancia de Angelina. A moça entende e aceita, mas o destino faz com que eles se esbarrem novamente por conta da paixão em comum pela música. Então surge a maior pedra no caminho de Angelina, a mimada Débora (Nathália Dill), filha do diretor do colégio Ernesto Ribeiro. 


Além das armações de Débora para separar o casal, Gustavo ainda tem de lidar com a inveja desmedida de Andreas (Cleiton Morais). Este é amigo de infância do mocinho da história, mas sempre conviveu através de muita hipocrisia, já que ele quer tudo que Gustavo tem e não poupa esforços em competir com o amigo. 


Quem colabora com todos os planos maquiavélicos de Débora, é sua melhor amiga Yasmin Fontes (Mariana Rios). Porém, diferente do clima seco e blasé de Débora, Yasmin era irreverente e engraçada, não deixando por menos seu lado maldoso. Ela começa a se envolver com Peralta (Jonathan Faro), um playboy amigo de Andreas e Gustavo. A relação dos dois rendeu ótimos momentos pra trama, e eles saíram como um dos melhores casais da temporada. 


Baseada no sucesso de High School Musical, a emissora resolveu apostar no estilo musical nesta temporada. Com isso, houve o surgimento da The Banda, a exemplo da Vagabanda, da temporada de 2004, porém, com menor repercussão. The Banda era um grupo de rock criada por Gustavo, o vocalista da banda, juntamente com Angelina e outros componentes.


Para fazer frente à The Banda, os rivais criaram a Faniquito, uma banda de pop. A vocalista fake da banda era Débora, mas na verdade quem cantava todas as canções era a amiga Yasmin. Quando a verdade vem à tona, o grupo chega ao fim. 


A The Banda também passa por um momento de crise, quando Angelina começa a se envolver com Bruno (Caio Castro). Não apenas por isso, mas por conta da gravidez inesperada que surge na vida da moça. 


Dentre os destaques dos coadjuvantes tem Domingas (Carolinie Figueiredo), que sonha em ser jornalista e sofre com as piadinhas dos alunos do colégio por estar acima do peso. Mas ela tem bom coração e fica do lado de Angelina quando armam contra a garota. 


Em compensação, sua irmã é seu oposto, Felipa (Sophia Abrahão) é magra, loira e confiante da beleza que tem. E ela vive correndo atrás de Débora e Yasmin buscando seu lugar ao sol. 


Apesar da baixa auto estima em alguns momentos, Domingas vive um romance engraçado e bonitinho com Fernandinho (Johnny Massaro), o nerd do colégio. Fazendo a linha do casal atípico, eles conquistaram muitos telespectadores. 


E por falar em casal atípico, depois de muito tramar sem resultado, Débora passa a ter uma quedinha por Pedro (Maxwell Nascimento). O garoto é da periferia e conseguiu entrar no colégio por conta da bolsa. Ele é um dos integrantes da The Banda


Curiosidades: Foi uma das temporadas mais longas, com um total de 324 capítulos. Porém, foi uma das mais fracas no quesito gerar novos talentos. Dentre os nomes da temporada, as que conquistaram uma carreira mais bem sucedida foram as atrizes Nathália Dill, Sophie Charlotte e Mariana Rios. Apesar da audiência ser considerada baixa, com números beirando inclusive os míseros 13 pontos, as temporadas que a sucederam não obtiveram médias maiores. Caio Castro entrou na novela teen graças a um concurso do Caldeirão do Huck. Após nove anos à frente do seriado, o diretor Ricardo Waddington abandona o posto, deixando-o para Marcos Paulo. No capítulo do dia 04 de agosto de 2008, a abertura teve uma troca de música. A canção escolhida pra substituir foi "Daqui pra frente" do grupo NX Zero (confira logo abaixo na trilha nacional). 

Fontes: Teledramaturgia e Memória Globo. 

Trilha Sonora: Foram lançados três discos da temporada. Diferentemente do que se estava acostumado, os dois discos internacionais foram lançados antes do nacional. Do primeiro internacional, o destaque é para as canções "Hold on" de KT Tunstall e "Nothing but a song" de Tiago Iorc, que inclusive foi tema dos protagonistas Angelina e Gustavo:



  1. In The Colors - Ben Harper & The Innocent Criminals
  2. Take a Chance - The Magic Numbers
  3. Hold On - KT Tunstall (tema de Débora)
  4. Nothing But a Song - Tiago Iorc (tema de Angelina e Gustavo)
  5. Waiting On The World To Change - John Mayer
  6. Class A - Pete Murray
  7. Ordinary Day - Dolores O'riordan
  8. Without You - Silicon Fly
  9. These Arms - Donovan Frankenreiter
  10. Talk About It - Eman
Do segundo disco internacional, grandes canções marcaram a trilha, como "Who Knew" da Pink e a que eu escolho pra vocês ouvirem, "Closer" de Travis:

  1. Who Knew - Pink
  2. Beautiful Place - Good Charlotte
  3. Light Up The Sky - Yellowcard
  4. Little Sister - Mariano San Roman
  5. Closer - Travis
  6. Butterfly - Heath Brandon
  7. Graffiti - Inmigrantes
  8. It's Not Over - Daughtry
  9. Fans - Kings of Leon
  10. Losing - Zach Ashton
  11. Banks of The Deep End - Gov't Mule
O CD nacional foi lançado sem conter a primeira canção de abertura, porém tinha inclusa canção do grupo NX Zero, que foi um dos destaques da temporada.



  1. Daqui Pra Frente - NX Zero
  2. Uma Música - Fresno
  3. Monstro Invisível - O Rappa
  4. Quero Te Ver Bem - Udora
  5. Verdades do Mundo - Detonautas
  6. Tudo é Passageiro - Primadonna
  7. Quase sem Rumo - El Niño
  8. Medo de Amar - Claus & Vanessa
  9. Dançando com a Lua - Capital Inicial
  10. Divina Comédia - Scracho
  11. Tô Fora - Kelly Key
  12. Cartas Pra Você - NX Zero
  13. Impossível - Seu Cuca
  14. Um Tempo de Paixão - Tânia Mara
  15. Não vá embora - Jammil e Uma Noites
  16. Vaza! - Ruanitas
  17. Quando eu te conheci… - The Banda