Malhação: 13ª Temporada


A temporada mostrava o universo dos skatistas como pano de fundo de um drama familiar. Ganhou novo visual e nova música - ainda do Charlie Brown Jr. - na abertura.



A temporada tem início durante um campeonato de skate no Múltipla Escolha, onde Cauã (Bernardo Melo Barreto) conhece Manuela (Luíza Valdetaro). Com o tempo, os dois descobrem que são vizinhos e desses encontros surge um novo romance. 


Mas Eduardo (Gabriel Wainer), ex-namorado da moça passa a infernizar a vida dos dois, pois não aceita o término do namoro. E além de uma ameaça no amor, ele vê Cauã como uma ameaça nos campeonatos de skate. 


Muito além da disputa pelos campeonatos e pelo amor de Manu, Cauã vive em busca de seu verdadeiro pai. Ele nem imagina que está mais perto do que imagina. Seu pai é o empresário Marco Aurélio (Juan Alba), o mesmo de seu rival, Eduardo. 


No passado, a esposa de Marco Aurélio, Sônia (Ângela Figueiredo) descobriu que Luana (Regina Remescius) estava grávida de seu futuro marido. Sônia dá dinheiro para que Luana suma com a criança, e esta acaba aceitando e indo embora para os EUA. 


Lá, conhece Daniel (Marcello Novaes), que acaba se casando com ela e registrando Cauã como seu filho. O tempo passa e Daniel recebe uma proposta de emprego no Rio, para onde acaba se mudando. Lá, Luana descobre que o campeonato do qual o filho vai participar é patrocinado pelo seu verdadeiro pai. Ela tenta contar a verdade, mas acaba sendo atropelada no caminho para casa, e morre. 


Daniel então acaba se envolvendo com Raquel (Cláudia Ohana), madrasta de Manu. Formam então uma família quase perfeito, com o namoro de Manu e Cauã, e de Raquel com Daniel. 


Mas claro que Eduardo não se dá por satisfeito e acaba encontrando uma companheira para infernizar o casal principal da trama. Priscila (Monique Alfradique) é uma garota mimada que se interessa por Cauã e quer vê-lo longe de Manu. 


Depois de tantas artimanhas dos dois vilões, Eduardo vem a descobrir que tem leucemia. E para surpresa do garoto, o único doador compatível é Cauã, já que é seu irmão. Mas a verdade sobre a paternidade de Cauã só aparece mais no final da temporada, quando Marco Aurélio encontra uma antiga carta de Luana, interceptada por Sônia. Ele acaba se reaproximando do filho e Eduardo fica finalmente curado. 


Nas tramas paralelas, ocorre a entrada de Siri (Marcos Pitombo), o melhor amigo de Cauã. Ele tem um filho de um ano e vive da renda que adquire com as coisas que entrega em sua bicicleta. 


Tem também a doce e romântica Marina (Juliana Boller), a melhor amiga de Manu. Aliás, é com ela que a moça pode contar diante das armações de Eduardo e Priscila. 


Bom, se mocinho tem grandes amigos, vilão também tem. O melhor amigo de Eduardo era Fred (Dudu Pelizzari), irmão de Priscila. Ele acaba se apaixonando por Jaque (Joana Balaguer) - da temporada anterior -, mas arruma confusão com Urubu (Marco Antônio Gimenez), atual namorado da moça. 


O atual diretor do colégio é o professor de física, Adriano (Daniel Boaventura).


E depois de muitas tentativas, o professor Afrânio (Charles Paraventi) se torna responsável pela república do seriado. Com um estilo sempre alternativo, ele consegue manter as rédeas do pessoal. 


Falando em república, para mexer com os sentimentos de Rafa (Ícaro Silva), surge Tuca (Karen Junqueira), uma garota extrovertida e vaidosa. 


Além de Tuca, tem também Bodão (Bernardo Mendes), que apesar de implicar com Rafa em tudo, é gente boa, e sempre desligado. O Gigabyte continuava na temporada, sobre o comando da Dona Vilma. 


Curiosidades: A Globo.com criou um novo site com foco na interação do telespectador, onde tinham cenas de bastidores e muita coisa sobre o universo dos skates. Foi uma das temporadas em que os atores principais não tiveram uma carreira bem sucedida. Luíza Valdetaro foi a única que conseguiu papéis de mais destaques em novelas, mas nada muito considerável. 


Trilha Sonora: Foram lançadas três trilhas da temporada. No primeiro disco, nacional, teve nomes já comum do seriado, como Detonautas, O Rappa e Lulu Santos. Apesar de nem tanto destaque, o tema do casal principal fez sucesso e você confere aqui:



  1. Lutar pelo o que é meu - Charlie Brown Jr. (tema de abertura)
  2. Ódio - Luxúria (tema de Priscila) 
  3. Matriz - Ramirez (tema de Eduardo)
  4. O vento - Los Hermanos 
  5. Quero só você - Afroreggae (tema de Manu e Eduardo)
  6. Pescador de ilusões - O Rappa (tema do Gigabyte) 
  7. Dia comum - Detonautas (tema de Cauã)
  8. O que tiver que ser - Marjorie Estiano (tema de Adriano)
  9. Quem sabe um dia - Charlotte Church (tema de Manu e Cauã) 
  10. Eu não sou uma flor - Camila Maia
  11. Beijos, blues e poesia - K-SIS
  12. A idade do céu - Paulinho Moska
  13. Vale de lágrimas - Lulu Santos
  14. 2-A - Os Paralamas do Sucesso
  15. O que eu não disse - Z.D.S.
  16. Real gold - Black Alien
  17. Cê sabe - Gustavo Nunes
Do disco internacional, saíram alguns destaques como "Breakaway" de Kelly Clarkson, "Untitled" do Simple Plan e a eletrônica "Movin' on" de Ian Van Dahl, que você ouve aqui:



  1. Movin' on - Ian Van Dahl
  2. Your body - Tom Novy
  3. S.O.S. - Rihanna (tema de Priscila)
  4. Come clean (Remix) - Hilary Duff
  5. Stupid girls - Pink
  6. Youth - Matisyahu
  7. No tomorrow - Orson
  8. The only difference between martyrdom and suicide is press coverage - Panic! At The Disco
  9. Lights and sounds - Yellowcard
  10. Dirty little secret - The All-American Rejects
  11. Breakaway - Kelly Clarkson
  12. Untitled - Simple Plan
  13. Waiting For You - Ben Harper
  14. Tow truck co-pilot - The Rewinders
  15. Sweet mamma - Babootz and Da Big Boy Daddy
  16. Not scared - Ásfora
E como trilha sonora complementar, foi lançado o disco Malhação Riffs, apenas com músicas instrumentais, todas criadas por Victor Pozas. 


  1. Retrospectiva
  2. Skate Rock
  3. Sem Pressão
  4. Bad Trip
  5. Cauã e Manuela
  6. Onda Boa
  7. Vovô Tarado
  8. Quando te encontrei
  9. Amor Proibido
  10. Carteirada
  11. Isso Me Lembra
  12. Old Romance
  13. Decepção
  14. Triste Amor
  15. Recomeçar
  16. Freestyle
  17. 360°
  18. Deprê
  19. Pai e Filho
  20. Cúmplices