Malhação: 12ª Temporada


Uma temporada bem questionável, talvez pelo estrondoso sucesso das anteriores. Os atores Thiago Rodrigues e Fernanda Vasconcellos, que deram vida ao casal protagonista, conseguiram engrenar uma carreira com sucessos, apesar de tudo. E a empatia entre eles foi tamanha que fizeram par romântico em mais duas novelas, depois do seriado. A abertura seguia o mesmo ritmo das temporadas anteriores. 



Bernardo (Thiago Rodrigues) é um bom rapaz, sonhador e sempre prezando pelo bem dos amigos e familiares - típico mocinho. Betina (Fernanda Vasconcellos) também faz a linha boa moça, e depois de muitas rixas entre os dois, eles acabam se envolvendo e se apaixonando. Porém, a moça recebe uma proposta para viajar para a Amazônia, para filmar um documentário, antigo sonho seu. 


Antes da partida, Bernardo ouve um recado de Léo (Daniel Erthal), amigo de Betina na secretária eletrônica e fica enfurecido. Sem a oportunidade de se justificar, Betina embarca brigada com Bernardo. 


Com muita raiva, ele sai de moto e acaba atropelando Jaqueline (Joana Balaguer), a melhor amiga de Betina. Depois desse encontro desastroso, os dois passam a se conhecer melhor, culminando num envolvimento entre eles. Sofrendo ainda por Betina, ele se entrega pra Jaque, que para sua infelicidade, acaba engravidando dele. Jaque só tem o apoio da mãe, Rita (Cristiana Oliveira), durante sua gestação. Outra pessoa que apoia a moça em todos os momentos é a amiga Betina, que depois da raiva passada, ela acaba perdoando a amiga. 


Em contrapartida, a moça tem de enfrentar as agressões do pai, o machista Júlio César (Oscar Magrini), que fica transtornado ao saber da gravidez da filha. E ele tem total apoio de João (Java Mayan), o irmão de Jaque, que é o modelo criado pelo pai. O rapaz é encrenqueiro, vive se metendo em rolos. E nem Natasha (Marjoria Estiano), com quem começa a se relacionar, aguenta as rebeldias dele. 


Enquanto isso, Bernardo tem o total apoio do pai, o fisioterapeuta Miguel (Paulo Betti). A relação dos dois sempre foi muito boa, e eles dividem o lar com Horácio (John Herbert), avô de Bernardo. 


Mas mesmo assim, Bernardo tem de assumir a responsabilidade do bebê de Jaque e acaba tendo que se casar com ela, já que o pai da moça é muito rigoroso com isso. Nesse momento, surge Urubu (Marco Antônio Gimenez) para consolar Betina. Os dois começam a namorar e a moça nem suspeita que ele é responsável por várias artimanhas com o objetivo de separá-la de Bernardo. 


Jaque se revolta também quando ela acaba perdendo o bebê. Sem tal "empecilho", Bernardo não vê mais justificativa para ficar com a moça, já que ele é apaixonado por Betina. É nesse momento que Urubu e Jaque assumem a identidade de vilões da trama e infernizam a vida do casal principal. Betina conta com o apoio da avó, Naná (Rosamaria Murtinho). Esta acaba por se envolver com Horácio, e os dois têm a ideia de unir as famílias, gerando uma união de Bernardo e Betina, consequentemente. 
Destaque da temporada para os pitboys, grupo liderado por João, e que conta com a companhia de Kiko (Alexandre Slaviero) e Marcão (José Loretto). Kiko se rebelou, diferente das temporadas anteriores, Marcão surge junto com João na trama e eles criam e épico bordão: Clack Boom! 


Marcão só passa a ter atitudes melhores quando se apaixona por Kitty (Fany Georguleas), uma menina inteligente e estudiosa que vai morar na república da temporada, agora comandada por Naná, vó de Betina. 


Trilha Sonora: A temporada teve três discos, porém o primeiro lançado foi em homenagem aos 10 anos do seriado. O disco incluía sucessos das temporadas anteriores, como "Assim caminha a humanidade", de Lulu Santos, tema da abertura da primeira temporada.  


  1. Te Levar Daqui - Charlie Brown Jr.
  2. Teto De Vidro - Pitty
  3. Dias Atrás - CPM 22
  4. Quando O Sol Se For - Detonautas
  5. Só Hoje - Jota Quest
  6. Você Sempre Será - Marjorie Estiano
  7. Tô Nem Aí - Luka
  8. Musa Do Verão - Felipe Dylon
  9. Heloísa, Mexe a Cadeira - Vinny
  10. Vapor Barato - O Rappa
  11. Pegadas Na Lua - Skank
  12. Amanhã Não Se Sabe - LS Jack
  13. Mais - Capital Inicial
  14. Assim Caminha A Humanidade - Lulu Santos
O primeiro disco nacional da temporada, não teve muito êxito, quanto os das temporadas anteriores. Dentre os poucos destaques da trama estão as canções "Já que você não me quer mais" de Seu Cuca, "So Easy" de Marjorie Estiano, que inclusive foi tema dos protagonistas, e "Te procuro" do grupo Leela, que você confere aqui:



  1. Já Que Você Não Me Quer Mais - Seu Cuca
  2. Tudo Vai Mudar - US.4
  3. História De Amor - Léo Jaime
  4. Só Porque Não É Bom - Banda Brava
  5. O Amanhã - Detonautas
  6. Foi Difícil - Dibob
  7. Tarde Demais - Liah
  8. Régia - Cidade Negra
  9. Só Mais Uma Vez - B5
  10. Mundo Escuro - K-Sis
  11. Te Procuro - Leela
  12. Deixa Rolar - Gabriel, O Pensador & Negra Li
  13. So Easy - Marjorie Estiano (Tema de Betina e Bernardo)
  14. Papo De Surdo-Mudo - O Rappa
O disco internacional já trouxe mais sucessos pra temporada, como a eletrônica "The Killer's Song" de Carolina Máquez, "Somebody told me" de The Killers, "Welcome to my life" do Simple Plan (que era meu toque de celular na época, rs) e - a minha preferida - "She will be loved" do Maroon 5. Essas duas você confere aqui, clicando no play - e sendo feliz:


  1. The Killer's Song - Carolina Márquez
  2. Get Right - Jennifer Lopez
  3. Welcome To My Life - Simple Plan
  4. Let Me Go - 3 Doors Down
  5. Since U Been Gone - Kelly Clarkson
  6. She Will Be Loved - Maroon 5
  7. Hey Now - Tobymac (tema de Léo)
  8. Balla Baby - Chingy
  9. Lose Control - Missy Elliott, Fat Man Scoop e Ciara
  10. Y-Not - Y-Not
  11. Bad Day - Daniel Powter
  12. Change Of Seasons - Marisa Niparts
  13. We're Not Gonna Take It - Daytona
  14. Somebody Told Me - The Killers
  15. U Got The Luv - Soulfunkers
  16. Funkest Funker - Hitz