Malhação: 1ª Temporada


Como todos estão cansados de saber, perdi meu blog com tudo que continha, inclusive o remember das temporadas de Malhação. Então, hoje resolvi começar a relembrar esse clássico da TV, que marcou gerações, inclusive a minha. Só que desta vez, serão vinte e um posts, onde cada um falará de uma temporada inteira - o antigo eram retratadas três temporadas por post. Pegue a pipoca e o guaraná e venha reviver as emoções da primeira temporada de Malhação



Héricles Barreto (Danton Mello) é um ingênuo, gente boa, que sai do interior para o Rio de Janeiro com o propósito de fazer História. Para manter sua vida na cidade grande, ele consegue emprego de auxiliar administrativo na academia de ginástica Malhação. Para melhorar suas finanças, Héricles passa a morar na academia e começa a manter contato com os jovens de classe média que frequentam o lugar. E o principal ponto dessa história é justo a questão do menino forasteiro se esforçando para saber conviver com jovens tão diferentes dele. 

Fonte: Memória Globo
O garoto é virgem e pretende continuar assim, na expectativa de encontrar com uma moça que ele se comunica, que vive na Grécia. Mas ele não esperava que ia acabar se encantando por Isabella (Juliana Martins), aluna de natação da academia na qual o moço trabalha. 

Fonte: Memória Globo

Porém, mesmo sendo recíproco o amor de Héricles, a moça não consegue se separar do namorado Romão (Luigi Baricelli). Ele é um rapaz arrogante que adora esbanjar sua pose de campeão de jiu-jitsu. Mas apesar de todas os problemas do rapaz, ele sempre foi fiel à Bella. 

Fonte: Memória Globo

Além do triângulo amoroso da novela, um personagem de destaque na história foi Paula Prata (Sílvia Pfeifer), a dona da academia. Sempre tem de enfrentar os empecilhos do marido, Fábio Gonzales (Nuno Leal Maia). O mau caráter vive se intrometendo nos romances da ex-mulher.


Paula vive com sua mãe, Olga (Nair Belo). Uma mulher bem humorada, que foi bailarina no passado, hoje viúva é a adoração dos netos. 


O pirralho menino Fabinho (Bruno de Luca) vive se metendo em confusões, geralmente com o amigo Bróduei (Fabiano Miranda), ajudante da cantina da academia de sua mãe. 

Fonte: Memória Globo

A garota é a jovem Luísa (Fernanda Rodrigues), recém saída da adolescência, vive se questionando a respeito de 'se tornar uma mulher'. 


Ela é praticante de jiu jitsu na academia da mãe e acaba se apaixonado pelo mestre, o jovem Dado (Cláudio Heinrich). Mas ele a vê como uma menina e nem dá bola pra garota. 


Dado vive em um apartamento com a irmã mais nova, Juli (Carolina Dieckmann). O pai dos dois vivem em viagem e ele se torna responsável pela garota - como ocorrido na vigésima temporada com Ju (Ágatha Moreira) e Bruno (Rodrigo Simas) -, só que ele não imagina que ela é inescrupulosa, mentirosa e dissimulada. Pois é, vive fazendo intrigas com o único intuito de ver as pessoas em apuros. A garota também acredita que seus pais amam mais o Dado, e sem saber lidar com isso, ela se torna ressentida. 

Fonte: Memória Globo

A única para fazer frente à Juli, é Nininha (Maria Flora), a irmã ambiciosa de Romão. Ela é namorada de Gabriel (Duda Nagle), um rapaz gente boa que, apesar de ser muito namorador, a ama muito. Ele é grande amigo de Héricles. Irmão de Tainá (Ana Paula Tabalipa), uma moça cujo maior desejo e se casar e ter filhos. Ela não sabe lidar com a mãe doida e o pai homossexual. 

Fonte: Memória Globo

E pra finalizar, tem o eterno Mocotó (André Marques). Ele é sempre bem humorado e machão, só frequenta a academia com o propósito de se dar bem com as mulheres. Foi um dos personagens mais duradouros do seriado, saindo apenas em 1999. 

Fonte: Memória Globo

Curiosidades: Malhação foi criada com um único propósito, de aumentar a audiência de Irmãos Coragem. O remake de um grande sucesso, exibido às 18 horas, tinha se tornado um fracasso e a queda estava sendo brusca. Conseguiu, inclusive duplicando a audiência, que de 15 passou para 31 pontos, no primeiro capítulo. Sempre teve a meta de seguir os padrões das soap operas americanas, sem data para terminar - como bem percebemos. Nos começo, o programa seguia um formato de divisão semanal, onde uma trama começava na segunda e terminava na sexta, apresentando um gancho para a trama da outra semana. No segundo ano da novela, ela já ganhou o formato com histórias mais longas. Esta temporada foi ao ar de abril de 1995 a janeiro de 1996. 


Trilha sonora: Apesar de hoje em dia não ser tão usual o lançamento das trilhas sonoras de Malhação, antes era comum lançarem dois discos, como nas novelas comuns. As canções se mesclavam entre internacionais e nacionais nos dois CDs. 


  1. "Everybody" - DJ Bobo
  2. "O Paraíso" - Conexão Japeri
  3. "Move Your Body" - Odissey
  4. "Assim Caminha a Humanidade" - Lulu Santos
  5. "Lover On The Line" - The Free
  6. "Is This Life" - Linda Carriere
  7. "Sax Disco (instrumental)" - Paulo Henrique
  8. "Espelhos D'Água" - Patrícia Marx (tema de Héricles e Bella) 
  9. "Malandragem" - Cássia Eller (tema de Luisa)
  10. "Pecado" - Caetano Veloso
  11. "Joguei Com Seu Coração" - Abdula (tema de Juli)
  12. "Noves Fora" - Nico Rezende (tema de Dado)
  13. "Sensual (Instrumental)" - Paulo Henrique
  14. "Sonho Bom" - Josye


  1. "Ritmo da Chuva (Rhythm of the Rain)" - Sr. Banana & Heartbreakers
  2. "Generation of Love" - Masterboy
  3. "Chega Disso" - Skank
  4. "Break Out" - Gottsha
  5. "Coleção" - Ezequias (tema de Héricles) 
  6. "Essa Menina" - João Marcelo Bôscoli & Simoninha (tema de Juli)
  7. "Babilônia Rock" - Fernanda Abreu & Cláudio Zoli (tema de locação: Rio de Janeiro)
  8. "Fullgás" - Lulu Santos (tema de Tainá)
  9. "Catch a Fire" - Haddaway
  10. "Escotilha" - Maskavo Roots (tema de Dado)
  11. "Fly (Throught The Starry Night)" - 2 Brothers On The 4th Floor (tema de locação: academia)
  12. "Dias e Noites" - Veneza (tema de Paula)
  13. "Te Amo" - Roberta Little (tema de Luisa)
  14. "Mocotomóvel (Instrumental)" - Paulo Henrique (tema de Mocotó)