"Água Viva" refletiu a nostalgia dos telespectadores do Canal Viva.


O Canal Viva promoveu uma enquete sobre qual novela iria substituir Rainha da Sucata, transmitida de segunda a sexta, à meia-noite (horário alternativo: meio-dia). Considerada com uma das principais atrações do Canal, esse horário de novelas cativou o público, onde já foram exibidas grandes novelas como Vale Tudo e Roque Santeiro. Bom, as outras candidatas eram: O Dono do Mundo (1991), Fera Ferida (1993) e A Indomada (1997). Pode-se dizer que era meras 'meninas' perto de Água Viva, que foi exibida originalmente em 1980. A trama de Gilberto Braga com colaboração de Manoel Carlos inovou em tantas externas, mostrando o Rio de Janeiro de um jeito que, hoje já se popularizou nas tramas, mas naqueles tempos, era algo inovador. O cotidiano de Manoel Carlos e as histórias eletrizantes de Gilberto Braga, ingredientes que fizeram dessa novela, um dos maiores sucessos da década. Para quem se lembra - ou noveleiros, como eu, que se alimentam de tal atrativo -, jamais esquece quando ouve "Menino do Rio" na voz de Baby Consuelo, na época. A canção foi tema de abertura da trama, onde casava perfeitamente com a exibição da prática do windsurf. Confira: 



A trama retrata a gana por ascensão social de Lígia (Betty Faria), uma mulher ambiciosa que faz de tudo para fisgar um rico carioca. Ela se apaixona por Nelson (Reginaldo Faria), mas descobre que ele perdeu toda sua fortuna. Com isso, ela mira em seu irmão, Miguel Fragonard (Raul Cortez), um renomado cirurgião plástico viúvo. A trama principal retratava essa disputa acirrada dos irmãos pelo amor de Lígia. 

Fonte: Memória Globo

Além dessa trama principal, outra história que chamou muito a atenção do público foi da órfã Maria Helena (Isabela Garcia), que tem de deixar o orfanato ao ser adotada por Lígia. A verdade é que a mulher descobre que Maria Helena é filha de Nelson e por isso resolve adotar a garota, que só no final da novela descobre a identidade do verdadeiro pai. Quem teve muito peso nesse núcleo foi a assistente social Suely (Ângela Leal), a única amiga de Maria Helena. 

Fonte: Memória Globo

Típico de novelas de Gilberto Braga, ocorre o assassinato de Miguel, nos últimos capítulos. Eu não vou ser chato e mandar um spoiler violento, porque sei que tem muita gente que verá a novela pela primeira vez, mas enfim, causou certo furor na época. Nada tão grande quanto o assassinato de Salomão Hayalla ou Odete Roitman, mas marcou. 

Fonte: Memória Globo

Uma cena famosa da trama é quando as personagens das atrizes Tônia Carreiro, Maria Padrilha e Maria Zilda fazem topless na Praia de Ipanema. A cena causou tanto burburinho que houve protesto e pessoas querendo agredir a produção, por conta dos seios a mostra. 

Fonte: Memória Globo

A cena teve de ser transferida para a Praia de São Conrado. Foi a primeira novela de Raul Cortez na Rede Globo. A personagem de Lucélia Santos foi batizada de Janete em homenagem à autora Janete Clair, muito amiga de Gilberto. 

Fonte: Memória Globo

A novela vai ao ar a partir do dia 30 de setembro, pelo Canal Viva.