A indomável Adriana Esteves.


Como todos perceberam, esta semana voltou a ser transmitida a novela O Cravo e a Rosa, de 2000. A trama que trazia Adriana Esteves, na pele da raivosa Catarina, foi um grande sucesso e consagrou ainda mais a atriz. Mas não é de hoje que Adriana encarna personagens cheias de fibra, que não abaixam a cabeça diante de uma situação de risco, literalmente 'indomáveis'. Seja como megera, que acaba sendo domada na trama de Walcyr ou seja como A Indomada Helena na história de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares. 

Bom, nem sempre foram flores para a atriz que traz na bagagem mais de quinze novelas, além de participações especiais. Quando ela iniciou sua carreira, era apenas figurante na bem sucedida Vale Tudo, onde interpretava uma modelo. Logo depois, participou de um concurso do Domingão do Faustão, onde ganhou a chance de participar da novela Top Model, outro sucesso do final da década de 80. Mas só em 1990, que a atriz encarna seu primeiro grande e relevante papel, a vingativa Patrícia, de Meu Bem Meu Mal. A novela de Cassiano Gabus Mendes não foi uma das maiores apostas das oito, mas consagrou grandes nomes, como o da própria Adriana, que chegou a ser cotada como a 'nova namoradinha do Brasil'. Sua personagem era uma mulher de fibra, que se envolvia com o inescrupuloso Ricardo (José Mayer), com o único propósito de vingar seu pai, vítima das tramoias de Ricardo. Porém, ela acaba se apaixonando pelo rapaz e a vingança vai por água abaixo. 
Dois anos depois, Adriana já conquista o posto de protagonista de uma novela das oito, em Pedra Sobre Pedra. Enfrentou tudo e todos para viver seu amor com Leonardo (Maurício Mattar), numa verdadeira versão tupiniquim de Romeu e Julieta. Mas seu pior momento, com certeza veio em sua próxima atuação, Renascer

Atualmente no ar, pelo Canal Viva, a trama de Benedito Ruy Barbosa agradou grande parte do público. Mas Adriana Esteves não foi um dos maiores elogios da história, muito pelo contrário. Na pele da fogosa Mariana, que se relaciona com pai e filho, a moça foi considerada um fracasso de atriz pelos críticos. Foi quando Adriana entrou em um período de reclusão da TV e em depressão profunda. A atriz chegou a gravar vários capítulos de Quatro por Quatro, onde dava vida à espalhafatosa Babalú. Mas ela chegou a abandonar as gravações, deixando seu posto para Letícia Spiller, seu papel de maior destaque na carreira. 
Depois disso, Adriana chegou a mudar de emissora, sendo protagonista de Razão de Viver, novela do SBT. E em 1997, a atriz volta à Rede Globo pela porta da frente, como protagonista da novela das oito: A Indomada. Como o próprio nome sugeriu, sua personagem era realmente indomável. A moça foi obrigada a se casar com o forasteiro Teobaldo Faruk (José Mayer), por conta de dívidas da família. Ao longo da trama vive uma história de amor e ódio com o rapaz, sempre relutando para ter de vola a usina da família. Desde então, a atriz emplacou grandes sucessos na carreira. Viveu novamente uma vingativa, a Sandrinha de Torre de Babel, inclusive responsável pela explosão do Tropical Tower Shopping. 
A partir de O Cravo e a Rosa, a atriz só deu vida a protagonistas e antagonistas. Viveu a nervosa Amelinha de Coração de Estudante, vilã da trama. Depois, deu vida à doce Lola, mocinha de Kubanacan e em seguida a protagonista cheia de atitude de A Lua me Disse. Mostrou sua veia cômica em Toma Lá Dá Cá, e mesmo em um personagem de comédia, a atriz deu vida a uma Celinha determinada, que sabia muito bem o que queria. Deu vida à Dalva de Oliveira, numa das atuações mais surpreendentes da atriz na TV e encarnou a mocinha de Morde & Assopra

Foi então em 2012, que Adriana superou todas as expectativas e deu vida à vilã Carmem Lúcia, Carminha para todos. No melhor papel de sua carreira, ela teve surtos estéricos diante dos telespectadores, fez maldades e mesmo assim agradou multidões. A Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro teve uma audiência significativa, mas além disso, teve uma enorme repercussão, que não se via há tempos na TV brasileira. E quem era Carminha?! A mesma mulher determinada, que tem uma meta na vida e não sossega até concretizá-la; enfim, o mesmo estilo já vivido tantas vezes por Adriana nas novelas. Teria a atriz cara de mulher determinada? Teriam os autores, Adriana, como uma mulher de fibra, que briga por tudo que quer? Bom, respostas difíceis de se obter, mas o que ninguém pode duvidar é do talento da atriz, tão questionado anos atrás. Aliás, 20 anos foram precisos para que Adriana Esteves pudesse realmente 'se vingar' dos críticos e mostrar que ela talvez não estivesse tão 'errada' assim em Renascer, de 1992.